Thiago Gardinali em Montegrotto Terme com Giorgio Bonelli (filho de G. L. Bonelli e irmão de Sergio Bonelli) e com o Presidente da Câmara Municipal a propósito do Tex Willer World

* Interesse de Portugal e do Brasil pelo projecto Tex Willer World

Nesta última quinta-feira, dia 3 de Janeiro Riccardo Mortandello, o Presidente da Câmara Municipal de Montegrotto Terme, cidade italiana, recebeu Thiago Gardinali, jornalista e repórter (para além de ilustre sócio do Clube Tex Portugal) brasileiro da ComicsTV, devido ao interesse pelo parque temático dedicado a Tex Willer.

Riccardo Mortandello, Presidente da Câmara Municipal de Montegrotto Terme mostra projecto do parque temático Tex Willer Wordl a Thiago Gardinali na presença de Giorgio Bonelli

Depois da Itália, o Brasil é o país onde mais se lê Tex Willer e a notícia de uma possível realização de um parque temático dedicado ao heróico personagem criado, em 1948,  por G. L. Bonelli gerou um grande entusiasmo” explicou Thiago Gardinali, o jornalista brasileiro que em Dezembro último participou no Convívio Anual do Clube Tex Portugal e que é um grande fã de banda desenhada.Se o parque vier a ser uma realidade certamente que muitos brasileiros e portugueses virão a Montegrotto Terme para visitá-lo.”.

Riccardo Mortandello, Presidente da Câmara Municipal de Montegrotto Terme mostra projecto do parque temático Tex Willer Wordl a Thiago Gardinali na presença de Giorgio Bonelli

A propósito, Thiago Gardinali convidou o presidente Riccardo Mortandello, assim como Giorgio Bonelli que também esteve presente, a convidar os fãs portugueses de Tex a futuramente irem visitar Montegrotto Terme, prometendo inclusive o Presidente da Câmara Municipal que iria aprender português para receber os visitantes, enquanto Giorgio Bonelli fez o convite num português perfeito, com sotaque brasileiro como se pode ver no vídeo que se segue:

Após a entrevista, no edifício municipal, ao Presidente da Câmara, o encontro prosseguiu com uma visita aos terrenos onde irá nascer o parque temático dedicado a Tex, com a apresentação do projecto e do fantástico cenário.

Thiago Gardinali entrevistando Giorgio Bonelli no futuro espaço do Tex Willer Wordl

O interesse do Brasil e de Portugal por esta iniciativa é uma grande oportunidade para  Montegrotto Terme e para todo o turismo das termas e das colinas Euganei.” comentou o presidente Riccardo Mortandello. “Para nós é um grande motivo de satisfação que os nossos projectos tenham ressonância também no estrangeiro, sobretudo na América do Sul”.

A entrevista a Giorgio Bonelli no local onde nascerá o Tex Willer Wordl

Montegrotto Terme encontra-se numa posição estratégica que é a de estar ao centro de Veneto, a pouca distância de Veneza, Bolonha, Vicenza e Verona. Graças a este posicionamento, um vasto público de turistas europeus mas também da América do Sul poderá usufruir uma ampla gama de propostas turísticas. E assim o Tex Willer World poderá tornar-se também para o público turista de Veneza (35 milhões de visitas anuais) uma etapa interessante e única no Veneto.

Thiago Gardinali em Montegrotto Terme

Ao encontro com o jornalista brasileiro participou também, como já referimos anteriormente, Giorgio Bonelli, com o qual também foi realizada uma entrevista, precisamente na Cava Bonetti, local onde deverá nascer o parque temático. Os jornalistas brasileiros (Thiago Gardinali foi acompanhado de um colega cinegrafista) também apreciaram as escavações arqueológicas de Montegrotto Terme e mostraram-se muito interessados na temática termal, visitando e almoçando num hotel da região.

Thiago Gardinali e Giorgio Bonelli

O parque temático de Tex Willer foi uma ideia de Giorgio Bonelli, irmão de Sergio e filho do criador de Tex Gianluigi. Na pendência das autorizações necessárias, para o investimento − como reporta o quotidiano Il Sole 24 Ore − foi previsto um plano de financiamento de 20 milhões de euros, e foi iniciada a procura de sócios que desejem investir no projecto do Tex Willer Wordl que deverá ser inaugurado em 2021.

Para finalizar, dizemos que a visita do jornalista Thiago Gardinali teve um amplo destaque na imprensa transalpina, o que mostra bem a importância dada na Itália a esta que será certamente a (futura) Reserva Indígena de Tex Willer e dos seus navajos e segundo o Thiago Gardinali confidenciou, em exclusivo, ao Blogue do Tex: “Como Montegrotto é uma cidade termal, com canais fluviais de água quente sulfurosa, o Giorgio Bonelli vai construir uma lagoa artificial com essa água no parque. Será uma lagoa mágica indígena onde os visitantes poderão tomar banho! Haverá inclusive tendas navajos para quem quiser pernoitar no parque. E do estacionamento ao parque, ele fará uma diligência para levar os visitantes, pois carros não entram no Tex Willer World.

Imprensa transalpina destaca visita do jornalista Thiago Gardinali a Montegrotto Terme

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

5 Comentários

  1. Empreendimento espetacular, tomara que dê certo. Tenho uma curiosidade em saber a idade do Giorgio Bonelli.

    • Prezado pard Antonio Marcos Matias, Giorgio Bonelli nasceu em Milão a 29 de Setembro de 1953. Assim sendo tem actualmente 65 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *