Fãs brasileiros de TEX celebram 70 anos do personagem em Festival de Quadrinhos

Por Fernando Galuppo e Fabio Galuppo

Pards brasileiros celebram 70 anos de Tex no Festival de Limeira

Foi um final de semana marcante para os aficionados brasileiros do personagem TEX que participaram da terceira edição do Festival de Quadrinhos de Limeira (interior do Estado de São Paulo), nos dias 29 e 30 de Setembro, na sede da FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira) e organizada por Renato Frigo.

Cartaz de Fabio Civitelli na entrada da ENGEP

Fabio Galuppo na entrada da FAAL

Entre tantas atracções e artistas da cultura pop, o evento teve como ponto de destaque a celebração dos 70 anos do principal personagem criado na década de 40 por Gian Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini, de fora-da-lei a cowboy justiceiro, TEX WILLER.

Cartaz de Pedro Mauro para Exposição Tex 70

Artes de Pedro Mauro e Fabio Civitelli

Os painéis de debates trouxeram excelentes diálogos sobre o herói que há mais tempo segue publicado em solo brasileiro, após a descontinuidade das criações da Disney.

Atracções do Festival na FAAL

Muito além de TEX: informações e curiosidades sobre os demais personagens da Sergio Bonelli Editore” foi a discussão que abriu os trabalhos no sábado (29). Conduzido brilhantemente pelo jornalista e coleccionador Thiago Gardinali, o painel fez uma transmissão ao vivo com a nova loja especializada nos produtos Bonelli em Milão (Bonelli Point), mostrando a quantidade de itens que eles possuem sobre os seus personagens, desde canecas, camisas a colecções completas de revistas e livros, entre outros. Um sonho para todo fã do Ranger número um do mundo.

Fabio Galuppo com Pedro Mauro e Carlos Estefan

Ainda no sábado, o painel “A razão do sucesso das publicações Bonelli no Brasil” fez uma reflexão profunda sobre o mercado e o personagem, falando de passado, presente e futuro. Dorival Vitor Lopes (editor da Mythos Editora), o tradutor Júlio Schneider, o letrista Marcos Maldonado e os coleccionadores Adriano Rainho e G.G. Carsan conduziram a conversa com muito conteúdo e paixão.

Painel com Dorival, Júlio, Rainho, Carsan e Maldonado

No fim da noite, todos se reuniram no restaurante Hard 2 para saborear um menu especial criado pelos seus proprietários para os amantes de TEX.  Bife com três dedos de altura, com batatinhas fritas crocantes, acompanhado de um canecão de cerveja bem gelada e como sobremesa uma deliciosa torta de maçã foi o rancho perfeito para matar a fome dos texianos.

Um brinde a Tex Willer

Já no domingo (30), pela manhã houve a visita à exposição “Tex 70” que trazia o acervo de Adriano Rainho, primeiro recordista brasileiro da colecção Tex Willer, Oficial Rank Brasil – o livro dos recordes brasileiros em 2013, que ficou sediada no Espaço Cultural Engep de 01 a 30 de Setembro, com uma infinidade de itens.

Novo Livro de Adriano Rainho

Entre os painéis do último dia, o evento recebeu o escritor, pesquisador  e coleccionador Gonçalo Jr., que conduziu o tema “Minha experiência como leitor de TEX”. Na sequência, Adriano Rainho debateu sobre a sua obra “Tex Willer, meu irmão mais velho” e logo em seguida foi exibido o documentário “Come TEX, nessuno mai”, que conta em língua italiana toda a história e bastidores do personagem e da família Bonelli.

Novo livro de G. G. Carsan

Houve também participação ao vivo da Itália e Portugal com Alfredo Castelli, Mauro Boselli e Moreno Burattini, via streaming, que puderam interagir com os fãs brasileiros e receber o nosso particular e típico calor humano.

G. G. Carsan e Fabio Galuppo na ENGEP

Surpreendente também foram os numerosos cosplays de Tex Willer e seus pards, Kit Carson, Lilyth, Jack Tigre e Kit Willer. Em votação popular, o fã, escritor e coleccionador G. G. Carsan foi aclamado pelo público como a mais fiel reprodução do Ranger texano. Sorteio de brindes, um bolo personalizado com a foto do cartaz do evento desenhada especialmente pelo artista Pedro Mauro e um efusivo “parabéns para você”, encerraram um momento mágico, onde dezenas de fãs se reuniram e celebraram fraternalmente mais um aniversário do insuperável TEX WILLER.

G. G. Carsan e Fernando Galuppo na ENGEP

Foi fantástico e emocionante esses dois dias em que nos encontrámos na cidade de Limeira e compartilhamos a nossa grande paixão TEX WILLER. Já fica a saudades dos amigos e momentos que tivemos reunidos, mas com a certeza que todos os pards estarão reunidos no ano que vem prontos para celebrar novamente essa paixão pelo nosso herói. VIVA TEX WILLER!”, diz Fabio Galuppo.

Dorival, Fabio, Júlio e Primaggio na FAAL

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *