Tex Willer (na arte de Rossano Rossi) no Castelo de Beja, à espera dos seus admiradores

Por José Carlos Francisco

Cartaz do 14º Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, da autoria de Susa Monteiro

Comemoram-se em 2018 os 70 anos de vida editorial de Tex Willer, a lendária personagem, dos fumetti, criada por G. L. Bonelli (texto) e Aurelio Galleppini (desenho) no distante ano de 1948 e o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja que entra este ano na sua 14ª edição e realizar-se-á entre os dias 25 de Maio e 10 de Junho, não poderia ficar indiferente a estas 7 décadas de vida de uma das personagens de banda desenhada mais amadas em Portugal e que leva sempre atrás de si uma enorme legião de fãs e coleccionadores.

Rossano Rossi vem a Beja desenhar para os seus fãs

O primeiro fim-de-semana (25, 26 e 27 – sexta, sábado e domingo) como é tradicional, será o mais preenchido. A inauguração ocorrerá dia 25 de Maio, sexta-feira, às 21h00, na Casa da Cultura. E este ano a abrilhantar o evento alentejano teremos a presença de Rossano Rossi, o consagrado desenhador natural de Arezzo, terra que o viu nascer em 1964, que assim vem comemorar a efeméride (70 anos de Tex) a Portugal para deleite dos seus fãs e admiradores.

Rossano Rossi, desenhador de Tex convidado para o 14º Festival Internacional de BD de Beja

Como forma de agradecimento pelo convite efectuado por Paulo Monteiro, o director do Festival de Beja, Rossano Rossi desenhou Tex em Portugal, mais precisamente em Beja. O desenhador aretino elegeu a Torre de Menagem do Castelo de Beja, obra que se deve ao Rei D. Dinis, que a mandou edificar em 1310 e que é considerada como sendo um dos melhores exemplos de arquitectura medieval, tendo aproximadamente, 40 metros de altura e uma escadaria de acesso que possui 198 degraus e que para além de ser considerada a mais alta da Península Ibérica, tem ainda a particularidade de ter sido toda construída em mármore, como pano de fundo para esta nova presença de Tex na cidade de Beja, já que em 2010 Fabio Civitelli também trouxe o Ranger até à capital do Baixo Alentejo.

Tex Willer (na arte de Rossano Rossi) no Castelo de Beja

Desenho este que  o blogue português do Tex divulga para o mundo, mas sobretudo para os apaixonados Texianos portugueses em mais um inédito e exclusivo mundial. Mostramos também para efeito de eventual comparação, uma fotografia da Torre de Menagem do Castelo de Beja…

Torre de Menagem do Castelo de Beja

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *