Apresentação ALESSANDRO NESPOLINO: Desenhador presente em Anadia nos dias 28 e 29 de Abril integrado na 5ª Mostra do Clube Tex Portugal

Por Mário João Marques

Alessandro Nespolino estará em Anadia nos dias 28 e 29 de Abril para deleite dos fãs de Tex

Leitor de banda desenhada desde pequeno (Diabolik e Dylan Dog), Alessandro Nespolino nasceu em Nápoles A 2 de Dezembro de 1971. Frequentou a Scuola Internazionale di Comics di Roma e estreia-se como desenhador na editora Fenix.
Em 1994 trabalha em Lazarus Ledd, uma série de Ade Capone das edições Star Comics e, a partir de 1996, passa a docente na Scuola Italiana di Comix em Nápoles.
A sua entrada na Sergio Bonelli Editore (SBE) ocorre em 2000, quando é integrado na equipa de Nick Raider. Depois do encerramento desta publicação, Nespolino torna-se desenhador de Brad Barron, em 2005, e de Volto Nascosto, em 2007. Em 2009 vence o célebre prémio Anafi como melhor desenhador do fumetto italiano e, no mesmo ano, trabalha para a editora francesa Soleil com o álbum Ed Gein. Na SBE, depois de ter colaborado em Mágico Vento, Nespolino trabalha ainda para Shanghai Devil e Tex e, mais tarde, em Adam Wild.

A estreia em Tex surge em 2016 com a aventura Partita Pericolosa, o que permitiu, nas próprias palavras do desenhador, “jogar na selecção nacional durante um Mundial”. Trata-se de uma aventura escrita por Tito Faraci há dez anos atrás e que foi sendo sucessivamente reelaborada, tendo sido entregue a Nespolino depois de Marco Bianchini ter desenhado em 2013 as primeiras 42 páginas, as quais acabaram por ficar na gaveta. Depois de desenhar as primeiras 70 páginas, Alessandro Nespolino foi chamado para desenhar três números de Shanghai Devil e o primeiro de Adam Wild, só regressando a esta aventura mais tarde.
Nespolino constrói um Tex irónico e sorridente, inspirado no modelo de Giovanni Ticci, de quem o autor diz ter colhido inspiração. Com um traço polido, claro, bem trabalhado e uniforme, Nespolino está já a trabalhar numa nova aventura do ranger, desta vez ambientada no deserto de Mojave.

Alessandro Nespolino estará presente na 5ª Mostra do Clube Tex Portugal onde fará alguns desenhos para gáudio do público

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *