A PRIMEIRA página de TESTE de Sergio Tisselli para TEX

Por José Carlos Francisco

Tex por Sergio Tisselli

Ilustrador e banda desenhista bolonhês, Sergio Tisselli começou a colaborar em1980 com editora Rizzoli escrevendo histórias breves de banda desenhada e desenhando sob argumentos de outros. Do encontro com o grande mestre Magnus nasceram Le avventure di Giuseppe Pignata (Grifo, 2009). Também a sua tese de doutoramento em História Moderna, ganhou a forma de uma banda desenhada sob a peste em Bolonha: La costellazione del cane (Angelini, 2010). Entre as numerosas obras da sua carreira, podemos citar as ilustrações para La locanda dei misteri (textos de Maurizio Ascari, Savena Setta Sambro, 2000), Kim (textos de Valerio Rontini, Hazard Edizioni, 2003), Occhi di Lupo e Foreste di morte (textos de Giovanni Brizzi, Savena Setta Sambro, 2004 e 2006). Em 2015 foi publicada a sua primeira história de Tex, completamente a cores,no Tex Color nº 8.

O Tex de Sergio Tisselli

História essa intitulada Sfida alla vecchia missione, com argumento de Pasquale Ruju e arte magistral de Sergio Tisselli, onde uma mulher branca raptada por um chefe Comanche teve que decidir para quem ia o seu amor e a sua lealdade. Tisselli desenhou o Ranger com grande respeito. O seu Tex sorri mas não ri, tem um olhar intenso e os traços viris remetem-nos para o Tex de Ticci. A magia e as luzes são aquelas de Tisselli, que estamos certos, vai ganhar um espaço respeitável no Olimpo dos artistas texianos.

Sfida alla vecchia missione, com argumento de Pasquale Ruju e arte magistral de Sergio Tisselli

Mas antes da realização da história, Sergio Tisselli fez um teste com o Ranger e hoje o blogue português do Tex tem o privilégio de divulgar a todos os nossos inúmeros leitores, a primeira página proposta à editora Bonelli pelo maestro bolonhês, página essa que podemos ver de seguida:

A primeira página proposta à editora Bonelli por Sergio Tisselli

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

3 Comentários

  1. Este desenhista já ganhou meu respeito e admiração, pois o Tex dele lembra o grande Ticci, o meu desenhista preferido depois de Galep.

  2. Caro José Francisco,

    Na verdade a cor e sobretudo a aguarela beneficiam a ilustração dos espaços americanos e as extensas planícies entrecortadas pelas formações rochosas características de toda a zona envolvente ao “Grande Canyon”.

    Videira

  3. Bela página de teste! Tisselli merece, sem dúvida, um lugar de destaque entre os novos autores texianos. Mas o seu trabalho parece mais orientado para a cor do que para o preto e branco. Notável também a expressão que deu ao rosto de Tex nesta página, fazendo lembrar o grande mestre Ticci, como refere José Carlos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *