O Xerife Tex, por Celso Zamarchi Cenci

Por Celso Zamarchi Cenci

Bem, hoje deixo de lado a política e parto para a parte literária. Como já notado em várias colunas minhas, devido às imagens, sou leitor das histórias do famigerado herói dos quadradinho Tex Willer. Hoje venho apresentar um comentário sobre uma das histórias que, em minha opinião, é uma das melhores e mais clássicas da saga desta personagem, tanto nos roteiros quando nos desenhos. História essa que tem o mesmo título da coluna de hoje.

Originalmente publicada nas edições 180/183 da série principal italiana, a história conta com roteiros do criador de Tex, Gianluigi Bonelli, e com desenhos de Virgilio Muzzi. Essa foi a última escrita antes da estreia de Guido Nolitta, pseudónimo do filho de Gianluigi, Sergio.

O começo é uma cena já tradicional na saga. Encontrando-se com um chefão da companhia ferroviária em um vagão de luxo, Tex e o seu principal companheiro na resolução de casos, Kit Carson, recebem a missão de limpar uma cidadezinha chamada, com muita razão, de Canyon Diablo. Além disso, precisam também demolir alguns imóveis que ficam no caminho que a ferrovia deveria seguir, pois a empresa faliu com a estrada inacabada, e a actual não consegue continuar devido a essas construções no meio do caminho.

Até ali teria tudo para ser uma aventura qualquer, mas o desenrolar dos factos torna o causo mais interessante. Ainda no vagão pode-se ver o que ocorreu com os quatro xerifes que já passaram pela cidade. Para se ter uma noção, o primeiro assumiu às três da tarde e foi encontrado morto nos trilhos às oito da noite. Os outros três não tiveram melhor sorte.

E é nesse contexto que os heróis entram em acção. Os dois conseguem chegar anónimos em Canyon Diablo e, com o auxílio de alguns dos cidadãos honestos do lugar, eles conseguem chegar facilmente ao bando que domina a pequena cidade. Em meio a atentados contra as suas vidas e chantagens contra um madeireiro de lá, chegam mais dois para ajudar a dupla. Um é o filho de Tex, Kit, e o outro é um índio de sua tribo.

Ali a história começa a ficar melhor. Entre reviravoltas no causo, a situação da cidade fica insustentável. Justamente essas reviravoltas que fazem a trama ser interessante. Não vou contar em detalhes devido ao pouco espaço e para não estragar a surpresa para quem eventualmente for lê-la. No fim das contas, o final é o mais inesperado e um dos mais rememoráveis. Além do roteiro excelente, os desenhos do Muzzi contribuíram para abrilhantar ainda mais a história. Inclusive ela ainda é referência para quem já lê há tempo quanto para quem recém começou.

Enfim, recomendo a leitura das histórias de Tex de um modo geral, principalmente desta. As duas últimas publicações foram no Especial de Férias 11, editada em Julho de 2012, e no Edição Histórica 91, de Dezembro de 2014. Aqui vai a ilustração original da capa usada nessa última, da autoria de Claudio Villa. Quem gosta de faroeste pode muito bem começar por esta. Para mais recomendações de histórias é só falar comigo.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *