Patrizia Mandanici, a mais recente DESENHADORA de Tex

Por José Carlos Francisco

Após Laura Zuccheri ter entrado para a História de Tex como tendo sido a PRIMEIRA MULHER A DESENHAR TEX a nível oficial, desenhando a capa do Color Tex número #4 e que actualmente está a desenhar um Tex Gigante, o blogue português do Tex pode confirmar que neste momento temos uma segunda AUTORA a desenhar Tex: Patrizia Mandanici de seu nome!

Patrizia Mandanici

Embora a nível oficial se trate da sua primeira participação na saga do Ranger, a verdade é que Patrizia Mandanici no passado já interveio em Tex realizando as correcções dos desenhos de Carlo Raffaele Marcello em “La grande invasione” (A grande invasão“), história escrita por Mauro Boselli e publicada em 2002 quando o autor já padecia de graves problemas de visão, problemas esses que inclusive fizeram com que Marcello encerrasse a sua carreira de desenhador precisamente com essa aventura, apesar de ainda ter desenhado mais uma história de Tex, mas as 220 páginas não foram consideradas pela redacção da Sergio Bonelli Editore, como estando à altura para serem publicadas.

Tex desenhado por Patrizia Mandanici em 2014 quando desenhar Tex oficialmente era ainda um sonho

Mas voltando a Patrizia Mandanici, muitos leitores devem estar a perguntar de quem se trata. Pois bem Mandanici é uma desenhadora italiana, nascida em Messina a 22 de Março de 1965 e que para a Sergio Bonelli Editore estreou-se no staff de Legs Weaver, personagem para a qual realizou os desnehos para diversos álbuns a partir do número 11, Un’avventura per May. Ainda para a Bonelli realiza os desenhos de algumas histórias de Gregory Hunter, Nathan Never e do seu spin off Universo Alfa (para este último realiza a trilogia de La Squadra Fantasma, que prossegue a narração das aventuras de Legs Weaver.

Argumentista Antonio Serra (na foto ao lado de José Carlos Francisco) também vai estrear-se na saga de Tex

Recentemente Patrizia Mandanici foi convidada para desenhar Tex, mais precisamente uma aventura curta de 32 páginas a ser publicada num dos próximos Color Tex cujos textos também são realizados por um estreante em Tex: Antonio Serra, convite esse que a desenhadora aceitou de imediato. Mas sobre esta dupla estreia na saga do Ranger, damos a palavra à própria Patrizia Mandanici: Juntamente com Antonio Serra, estou a dedicar-me com particular emoção e também empenho (no sentido de que não é fácil, mas isso é um dado adquirido) à nossa primeira história de Tex, mais precisamente uma aventura curta que será publicada a cores num futuro Color Tex, mas da qual não posso ainda revelar nada. Mas como forma de demonstrar a minha felicidade por este momento que estou a viver deixo-vos com a minha interpretação actual do Ranger.“.

O Tex actual de Patrizia Mandanici

Para conhecer melhor esta fantástica desenhadora e a sua obra, não deixe de visitar o blogue gerido pela própria Patrizia Mandanicihttp://patriziamandanici.blogspot.it/

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Caramba, pelo menos na Itália Tex tem muito chão pela frente, claro que espero o melhor também para a publicação Brasileira desse grande herói de papel… esses novos talentos em Tex tem me agradado muito como leitor, o Recchioni que escreveu o atualmente nas bancas Brasileiras Tex colorido 7 me impressionou com “La strada per Serenity/Raptores de Crianças“. Se este Serra for o mesmo que já fez Nathan Never, só temos a ganhar, quanto às desenhadoras estou curioso para ler a Hq da Laura, e da Patrizia por ser mais curta talvez saia primeiro.

  2. Nada mau, como demonstram estes esboços, para uma estreante em Tex… sobretudo porque são raras, raríssimas, as autoras de BD que já passaram pelo western.
    Lembro-me apenas de uma, em tempos mais recuados: a ilustre desenhadora inglesa Hilda Boswell, que encantou muitos leitores d’O Mosquito com as aventuras de um herói canino: Strongheart.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *