Tex e um sonho: a cidade da banda desenhada.

Por Maurizio Nicastro (66 anos de idade e leitor de Tex desde 1948. Realizou o sonho de uma vida, pois Tex acompanhou-o por toda a vida e a luta pelo sonho foi um modo de retribuir ao Ranger tudo que este lhe deu ao longo da vida)
.

EU SONHEI QUE UM MENINO LENDO BANDA DESENHADA CULTIVAVA UM SONHO NA GAVETA: CONSTRUIR UMA CIDADE DEDICADA À BANDA DESENHADA.
CONHECI UM HOMEM QUE CONSEGUIU REALIZAR O SEU SONHO.

Via Galleppini

Via Aurelio Galleppini que se cruza ao fundo com a via Gian Luigi Bonelli. A rotunda em baixo é por sua vez a praça onde estão a ser instalados os azulejos com as personagens da banda desenhada italiana. É uma foto aérea do ano passado mas entretanto os trabalhos prosseguiram.

Esta é a belíssima dedicatória que me fez uma prezada amiga no dia do meu último aniversário!

Pois bem, sim caros pards, consegui! O bairro situado na cidade de Roma, capital da Itália, chama-se Mezzocammino (Meio Caminho). É um bairro grande, do qual realizei e estou ainda a realizar as obras públicas, quase uma cidade (os habitantes serão em torno de 15.000), e é dedicado à banda desenhada.

Há alguns anos atrás, estávamos em 2005, este projecto já estava em marcha… falei dele publicamente aquando das inaugurações das  VIA GALLEPPINI e VIA BONELLI.

A porta de Corto Maltese.
Agora, os moradores podem passear pela via Gian Luigi Bonelli, via Aurelio Galleppini, via Hugo Pratt, praça Benito Jacovitti, praça Mario Uggeri, largo Erio Niccolò, via Guglielmo Letteri, via Lina Buffolente, via Rino Albertarelli, via Andrea Lavezzolo, largo Franco Bignotti, via Rinaldo Dami, via Roberto Raviola, largo Guido Buzzelli e tantos outros. Sim, são precisamente todos os grandes nomes do fumetto (banda desenhada em italiano). E também o grande parque é dedicado à banda desenhada e denomina-se “Parco dei fumetti“.

Ingresso La Porta di Corto MalteseCada entrada do parque terá sobre o portal de acesso uma imagem feita de ferro representando, em tamanho real, uma personagem da banda desenhada e já foi inaugurada em Setembro, a primeira área de 40 hectares, com o portal CORTO MALTESE, a entrada CORTO MALTESE. Está para ser inaugurada até ao fim do ano, a segunda área que terá como entradas as “Porta de Lupo Alberto” e a “Porta do Senhor Bonaventura”, enquanto a terceira em curso de realização e tendo inauguração prevista para a próxima Primavera terá a belíssima “Porta de Zagor”. E assim por diante para os outros acessos: haverá também a “Porta de Tex”.

Tex in progressAs sete escolas existentes no bairro terão o nome de outras personagens ligadas à banda desenhada: a primeira que foi entregue chama-se “La Stefi” (personagem de Grazia Nidasio) e já é frequentada pelas crianças.

Mas o ponto forte deste projecto é a grande praça  central: trata-se de uma grande rotunda transitável, à qual se acede através de três túneis onde o cimento armado foi revestido com painéis de mosaico totalizando 4.20 por 3.60 nos quais, com um processo em fotocerâmica sobre o grés porcelânico, são representadas as personagens mais famosas da banda desenhada italiana desde Tex a Diabolik, Zagor a Cocco Bill, Dylan Dog a Capitan Miki, Corto Maltese a… sim, estão presentes todos os grandes nomes da banda desenhada italiana. Imaginai Tex do alto de 4 metros. O último azulejo tive o privilégio de o assentar. Que espectáculo. E de noite os painéis são todos iluminados.

Tex in progress 2O presidente Maurizio Nicastro assenta o último azulejo
.Tex by nigth

Anteontem, sábado, foi mais um dia deveras especial: terminamos o painél das personagens que constituem a família Bonelli: é gigantesco! Mede 7.20 metros de largura por 4.20 de altura. É maravilhoso! Espectacular!

A família Bonelli ainda em fase de contruçãoA família Bonelli praticamente concluída
.

.
Convite para a inauguração em 20 de Novembro

Para todos que estejam interessados em estar presente na inauguração, informo que ela acontecerá no dia 20 de Novembro, às 16.00 horas na praça Andrea Pazienza no novo Bairro de Mezzocammino, em Roma. Estão todos convidados, conforme podem verificar através do convite que endereço a todos vós, conforme podem constatar vendo o convite que acompanha estas minhas palavras.

.

.
Prospecto 1Prospecto 2
.
..(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

6 Comentários

  1. Mais uma prova de que todo sonho pode se tornar realidade. Que bela imagem de Tex. Estou sem palavras para definir o que os olhos veem e o coracao sente. Especial demais. Homenagem mais que justa aos fumettis italianos, que ja estava mais do que na hora de ter seu parque. Magnifico.

  2. Sem dúvida, mais uma prova que o sonho comanda a vida e que quando temos a determinação necessária, podemos realizar os nossos sonhos, por isso os meus mais sinceros parabéns ao Maurizio Nicastro por ter sonhado e tornado o sonho realidade.

    Quanto a mim, na minha próxima viagem a Itália, farei os possíveis e os impossíveis para ver ao vivo esta grandiosa homenagem feita ao Tex e aos demais personagens da banda desenhada italiana!

  3. Fui verdadeiramente surpreendido por esta reportagem! Não esperava tamanha homenagem aos nossos heróis! Parabéns pela excelência da ideia e do trabalho final!
    Orlando Santos Silva

  4. Sou a filha de Guglielmo Letteri. O meu pai desenhou Tex desde que eu me lembro de ser gente.
    Morreu aos 80 anos, no dia 2 de Fevereiro de 2006 ainda a trabalhar numa história; a mim e para o meu irmão, que ainda vive em Roma, esta iniciativa toca-nos de uma maneira muito especial e fico muito contente por ela, assim como o meu pai ficaria, se ainda cá estivesse.

  5. Beleza ! Ter a Virginia Letteri Castelbranco aqui conosco significa muito para o nosso blog.
    Beleza tambèm termos esta iniciativa maravilhosa, este museu no ar, dedicado às nuvens falantes e sobretudo aos nossos heròis da banda desenhada, seus autores e desenhadores.
    Obrigado a ti, ao Mauricio e ao Zeca.
    Um abraço circular.
    Gianni – Milano

  6. Caros pards, Tex é deveras maravilhoso! Quando pensamos que tudo já foi dito e feito, eis que os italianos se superam. Meus parabéns a esse povo que sabe valorizar o que tem de melhor: Tex Willer!
    E também encantado com a chegada da Vírginia, filha do Guglielmo Letteri – O Homem-Mistério. Com certeza ela tem muitas experiências e relatos para nós, que sempre acompanhamos o Tex através dos desenhos do seu pai.
    Forte abraço, pards e Viva Tex!
    G. G. Carsan (Geraldo Guilherme)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *