HORACIO ALTUNA, prestigiado desenhador argentino que está a desenhar um Tex Gigante é uma das estrelas que abrilhantará o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora deste ano

* Horacio Altuna estará presente na Amadora no fim de semana de 31 de Outubro/1 de Novembro, para gáudio de todos os seus fãs!

.
Por José Carlos Francisco

HORACIO ALTUNA, consagrado desenhador argentino nascido em Córdoba, a 24 de Novembro de 1941 e que reside desde 1982 em Espanha, já esteve presente, em 2006, no nosso país, mais precisamente no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora por ocasião do 17º Festival e vai retornar novamente ao nosso país para uma vez mais ser uma das estrelas que abrilhantará o evento da Amadora deste ano, mais precisamente no fim de semana de 31 de Outubro/1 de Novembro.

Horacio Altuna possui um traço perfeccionista  e característico, capaz de desenhar mulheres lindíssimas e dotado de um humor refinado, que transparece na maioria das suas histórias, recheadas de um erotismo que transborda a partir de cenas do quotidiano, sendo conhecido mundialmente pelo seu trabalho. Já transitou por diversos géneros como a ficção científica, a fantasia e o erotismo.

Página inédita de Horacio Altuna para o Tex Gigante que está a desenhar

O seu gosto pelo desenho começou quando tinha 8 anos, mas optou por ingressar na área jurídica por acreditar que a carreira de desenhador não tinha futuro. Encorajado por um amigo, Altuna publicou o seu primeiro trabalho, o Súper Volador, em 1965. Juntou-se à Editorial Columbia em 1967, trabalhando nas revistas D’Artagnan, El Tony e Fantasía. Publicou diversos títulos como El Loco Chávez (em parceria com Carlos Trillo) e Las puertistas del señor López, tendo ganho o renomado prémio Yellow Kid Award em 1986, no Festival italiano de Lucca, como melhor autor internacional, com a sua obra Chances. Em 2004 vence o Grande Prémio do Festival de Banda Desenhada de Barcelona, onde foi o primeiro autor não espanhol a conseguir tão prestigiado prémio.

Página inédita de Horacio Altuna para o Tex Gigante que está a desenhar

Mas para os fãs e coleccionadores de Tex, a presença de Horacio Altuna no nosso país, tem a particularidade de actualmente o desenhador argentino estar a desenhar uma história de Tex, aventura essa que tem um argumento de Tito Faraci e que Horacio Altuna começou a desenhar no Outono de 2013 e que será publicada num futuro Tex Gigante, por isso caro leitor texiano, se puder deslocar-se nos dias 31 de Outubro e/ou 1 de Novembro ao Festival da Amadora deste ano, o 26º, e que se realiza de 23 de Outubro a 8 de Novembro, no Fórum Luís Camões, pode tentar junto do desenhador argentino que ele lhe faça um belo desenho exclusivo de Tex devidamente dedicado, quiçá até com uma bela dona a seu lado como acontece nas duas páginas do Ranger que damos a conhecer neste texto…

Cartaz do Festival de Banda Desenhada da Amadora, 2015

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *