Pranchas do (ainda inédito) Color Tex da autoria de Pasquale DEL VECCHIO, expostas na 1ª Mostra do Clube Tex Portugal

Por José Carlos Francisco (texto) e Marco Guerra (fotos)

Esteve patente no Museu do Vinho Bairrada em Anadia, integrada na 1ª Mostra do Clube Tex Portugal, uma exposição com 20 pranchas INÉDITAS de Tex Willer da autoria de Pasquale Del Vecchio, pranchas essas do Color Tex nº 7 que será publicado em Itália no mês de Agosto do próximo ano e que tem como título provisório “Ore di piombo” (“Horas de chumbo“). História da autoria de Roberto Recchioni e onde os quatro pards estarão envolvidos numa história de vingança e justiça, forçados a lutar contra o tempo para salvar uma família na mira de bandidos sem escrúpulos.


Ler uma história de Tex, é uma aventura maravilhosa,  mas poder apreciar as pranchas no seu formato original, é uma aventura muito maior. É uma daquelas coisas que nos ficará na retina durante muito tempo. Quem foi a Anadia para ver as pranchas expostas no evento, pôde constatar isso mesmo. Até porque hoje a BD tem o estatuto de Arte – a 9ª. Além disso, através da visão e apreciação ao pormenor das pranchas no formato original, apercebe-se que entre a prancha desenhada pelo autor e a página que será impressa na revista, por vezes há algumas mudanças, umas mais subtis, outras menos.


Para aguçar ainda mais a curiosidade de quem não pôde se deslocar a Anadia, sobretudo os pards italianos e brasileiros (mas não só porque o blogue português do Tex é seguido mundialmente), mas também portugueses que por um ou outro motivo não puderam vir à capital bairradina desfrutar desta antestreia MUNDIAL, deixamo-vos com algumas fotografias da exposição dedicada então ao Color Tex de Pasquale Del Vecchio, até porque todos aqueles que visitaram este evento nos dias 15, 16 e 17 de Agosto não lhe ficaram indiferente.


(Para aproveitar a extensão completa das fotos, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Por o pouco que li de Tex já ficom com água na boa à espera deste livro 🙂

    Para mim é uma honra saber que as minhas fotos, que tirei para mais tarde recordar, vão a partir de hoje dar a volta ao mundo. Obrigado Zé Carlos por este destaque aqui no blog. Venham muitas mais exposições e pranchas inéditas de encher o olho e jamais esquecer.

  2. Acho que a Mythos perdeu uma grande oportunidade de lançar essa coleção aqui no Brasil no formato A3 – por ser anual, daria resultado com certeza!! Mas eu acho que ainda está em tempo de se pensar no assunto. Ou seja, um novo lançamento em formato de prancha!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *