Vídeo: O último adeus a Giuliano Gemma na Piazza del Popolo, em Roma

Funeral de Giuliano Gemma

Despediu-se esta segunda-feira, em Roma, após o seu falecimento no passado dia 1 deste mês, Giuliano Gemma inesquecível intérprete dos ”western-spaghetti’, no papel de ‘Ringo’, e Tex Willer.

O funeral realizou-se na Igreja de Santa Maria dos Milagres, na Piazza del Popolo, em Roma na presença de centenas de pessoas que se quiseram despedir do seu ídolo. Entre as presenças mais conhecidas, destaque para entre outras, da segunda esposa Baba Richerme, das filhas Giuliana e Vera, dos amigos Nino Davoli a Franco Nero passando por Bud Spencer e Fabrizio Frizzi, para além do ex-pugilista Nino Benvenuti e da famosa Ursula Andress. Presentes, também, os antigos presidentes municipais de Roma, Francesco Rutelli e Walter Veltroni, além da actual vereadora da Cultura da capital italiana, Flavia Barca.

Hoje recordamos um homem simples, de bem e generoso, que nunca se considerou uma estrela e que manifestou sempre grande respeito pelos outro“, disse na homilia Don Walter Insero. “O meu pai ficaria feliz de ver toda esta gente,  ele deu-nos uma lição de humildade e de coragem. Que Deus o proteja e que nos proteja a todos nós“, afirmou comovida a sua filha Vera no final da celebração. “Para mim foi um exemplo, um grande pai e agradeço-lhe para sempre“, acrescentou a sua outra filha Giuliana. Por sua vez a sua esposa Baba leu uma breve poesia escrita pelo próprio Gemma.

A carregar o féretro para fora da igreja, ao som das notas musicais do filme ‘Una pistola per Ringo‘ (“Uma Pistola para Ringo”), estiveram quatro bombeiros para recordar que o actor cumpriu o serviço militar no corpo de bombeiros.

Após um longo e caloroso aplauso da parte de todos os presentes (muitos tiveram que seguir o rito fúnebre fora da igreja, através de dois alto-falantes gigantes porque era impossível entrar mais gente no templo) tomou a palavra o antigo presidente municipal Rutelli que pronunciou: “O sucesso muitas vezes torna arrogantes mas ele, Giuliano, mostrou-nos uma grande firmeza mental.

Foi um ícone do cinema italiano que trabalhou com directores do calibre de Visconti, Comencini e Monicelli. Nele sobressaía a sua humildade  e tudo o que fazia queria fazê-lo bem porque era uma pessoa de bem“. “Tinha uma grande capacidade de ser irónico, uma discrição, uma elegância e um senso comum verdadeiramente exemplares“, afirmou por sua vez Veltroni sublinhando que “é justo que a família peça que sejam apuradas as circunstâncias em que Giuliano foi morto“.

Na foto do melhor cinema italiano e das melhores pessoas deste país a partir de agora falta um retrato: Giuliano“, concluiu Veltroni. Após uma recordação afectuosa da parte de Nino Benvenuti, que cumpriu o serviço militar com Gemma no coro de bombeiros, o caixão foi transportado de carro acompanhado por um último longo e intenso aplauso.


(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Para finalizar, disponibiliza-se várias vídeo-reportagens do funeral do eterno Giuliano Gemma:

24 Comentários

  1. Um enterro digno de um ator talentoso que proporcionou – e continua proporcionando – entretenimento a várias gerações de aficionados de filmes western.
    Giuliano Gemma está a cavalgar, nas pradarias celestiais, ao lado de quem fez cinema e daqueles que fizeram Banda Desenhada, duas artes que se complementam.
    Addio, “Ringo”!

  2. Giuliano Gemma continua vivo nos nossos corações para sempre, um senhor com muito talento e respeito, que muitas pessoas assistiram num funeral com reconhecimento da população.
    Addio Cowboy que continues a cavalgar!!!
    Deus tenha a sua alma em paz!!!

  3. O seu funeral demonstra bem o homem que Giuliano Gemma foi: um grande homem do cinema que partiu e que todos o admiravam e respeitavam. Não era preciso ser polémico para ver o seu trabalho e a sua vida serem reconhecidos. Gemma era o maior!!

  4. É uma tristeza profunda que toma conta de todos nós, a morte desse artista talentoso e querido em todo mundo.

    Adios, “Cara de Anjo”!

    Hebert Jeunon
    08 de outubro,2013 10:55

  5. Causa tristeza o desaparecimento daqueles que nos são queridos; mas, revolta a forma como alguns partem. Giuliano Gemma teve um acidente de viação em Cerveteri, entre Civitavecchia e Roma. Após o acidente reclamava apenas de dores numa perna, mas quando já se dirigia para o hospital em Civitavecchia teve um ataque cardíaco. O facto de esperar muito pela ambulância poderá ter contribuído para este desfecho. Os dezassete filmes de “Cowboyes” e tantos outros servirão para apaziguar a tristeza pelo seu desaparecimento. Adeus, Giuliano Gemma. Que DEUS o tenha.

  6. Giuliano Gemma tinha muitos fãs no Brasil. Vivi uma época (anos 60 e 70) em que os cinemas do interior lotavam quando havia um filme de Giuliano Gemma em cartaz. Foi um grande artista. Simplesmente inesquecível.

  7. Giuliano Gemma meu ídolo de infância que passou a ídolo da minha juventude e continuou sendo o meu ídolo da vida adulta, eterno Ringo, eterno Tex Willer. Que Deus o proteja grande astro, uma pena não ter conhecido você pessoalmente, mas tenho certeza que um dia ainda vamos nos ver na outra vida, faço questão disso.
    Inesquecível Giuliano Gemma!

  8. Já sinto muita saudade daquele que é o meu ator favorito. Sou fã de faroeste, tenho 164 filmes e 8 são com Giuliano Gemma.
    Que pena…

  9. Ele não Morreu, está nas Pradarias Celestiais ao lado de Grandes outros nomes do Western, John Wayne, Chuck Connors, Lee Van Cleef entre outros.

  10. Saudade de um grande astro.
    Tenho o prazer de ter todos teus filmes western e épicos.
    Adeu Giuliano!

  11. Giuliano Gemma é o actor que me marcou na adolescência e que se tornou o meu ídolo incontestável. Não existe a possibilidade de eu poder gostar tanto de outro actor, mesmo reconhecendo grandes valores do cinema ao longo dos tempos. Ele era especial, com estilo e charme únicos.
    Em Angola, meu país de origem, os seus filmes atraíam multidões.
    Adios Gringo, I love you so much!

  12. Um artista da magnitude deste Grande homem será lembrado como o bom mocinho das telas, que o bom DEUS tenha você ao seu lado.
    Você foi meu herói de todos os tempos como artista.

  13. Foi e será sempre o meu ídolo como actor de cinema. Ainda hoje continuo a ver os seus filmes em minha casa.

  14. Obrigado, Giuliano

    Falar de Giuliano Gemma para mim é muito especial, pois me remete aos anos 60, 70 no meu tempo de infância e adolescência, quando o conheci, ao assistir um de seus filmes e a partir deste dia ele se tornou o meu ídolo, o dia seguinte da última exibição de seus filmes até a chegada de um novo cartaz anunciando mais um era aguardado com grande expectativa, tanto que lotavam a matinê e as duas sessões da noite até o último dia de exibição no cinema Brasil da cidadezinha de Leopoldina – MG onde eu morava, voltando aos dias de hoje a notícia de sua morte caiu como uma bomba, custei acreditar, a ponto de não consegui postar sequer uma linha de agradecimento e adeus, passados alguns meses, quero deixar o minha homenagem a este grande ator que serviu de modelo para muitos jovens do meu tempo, e agradecer a grande oportunidade de tê-lo conhecido, mesmo que tenha sido somente através da grande tela e das notícias, adios Ringo.

  15. Que noticia ruim sô. Logo eu que me tornei fã deste insuperável ator, ele aposenta.
    Quando descobri que foi ele que fez “Tex e Senhor dos abismos” fiquei mais fã ainda, pois sempre fui apaixonado pelo faroeste em quadrinhos, especificamente “Tex”.
    Há uns dois anos atrás, até tentei fazer contato com ele via e-mail, mas não recebi resposta.
    Fiquei triste porque o vi em foto na Internet com os cabelos brancos, mais ainda vivo e com saúde. Agora me entristeço, quase cinco meses depois de sua morte, é que eu fiquei sabendo do ocorrido. Não vi noticiário nenhum (Rede Globo, SBT e outras) rádio, jornal escrito e outros meios.
    Estava procurando noticias do Franco Nero, que graças a Deus ainda goza de saúde, quando vi um link do Giuliano Gemma, dando esta notícia.
    Que Deus o tenha!

  16. Que Deus te ilumine pelo o exemplo de pessoa que você era, e que fique de exemplo para os atores atuais de sua simplicidade e humildade.

    George-Fortaleza-Ceará-Brasil.

  17. Morreu uma parte do cinema em que todos de minha época iam às telas pra assistir filmes bons de faroeste! É uma grande perda, mas como ninguem é eterno nada se pode fazer, mas ele aos 75 estava muito bem e acho que despediu-se da vida de um jeito digno de um ator de seu porte! Adios gringo!

  18. Giuliano Gemma com tristeza soube de sua partida, ídolo inesquecível que marcou nossa infância com seus belos filmes mostrando a distinção do bem e o mal, um galã que era amado por seus fãs nos deixou belas recordações. Que descanse em paz nos braços de Deus. Um ser que veio para iluminar.

  19. Meu ídolo preferido do cinema mundial. Sentimos muito sua partida e vejo suas imagens e ouço as músicas das trilhas sonoras inesquecíveis de quando era criança e não perdia sequer um filme em Itumbiara, em Goiás, na década de 60.
    Orações ao grande Ringo Giuliano Gemma.

  20. Ouvindo as músicas que eram a trilha sonora dos filmes parece que Giuliano ainda está vivo. Para quem não teve a oportunidade de ir dar o ultimo adeus parece que ele não morreu. Eu como fã gostaria muito de tê-lo conhecido pessoalmente, mas nem tudo é como a gente quer.
    Adeus Giuliano Gemma!

  21. “Dias da Ira”, foi o primeiro filme que assisti com Giuliano Gemma. Depois, nunca mais perdi um “west” com esse ator. Sentimos sua partida.

  22. Giuliano Gemma, recebeu o nome de Montgomery Wood, para ser apresentado em outros países, como por exemplo: EUA e outros mais e que na realidade ficou conhecido pelo seu nome verdadeiro: Giuliano Gemma. Assisti a quase todos os seus filmes, épicos e western spaghetti, como eram conhecidos os bang bang italianos. Tem outros filmes que também assisti ou seja assisti a quase todos os seus filmes, também atuou em fotonovelas italianas, foi um ator famoso, que trabalhou ao lado de vários atores muito conhecidos, suas interpretações foram excelentes, foi um ator completo e um excelente ser humano, partiu no tempo de Deus, que o mesmo o tenha em um bom lugar, queria ter tido o prazer de conhecê-lo pessoalmente, mais isso não foi possível, até porque isso não foi permitido por Deus, mais tive o prazer de assistir a maioria dos filmes que ele participou, graças a Deus, foi muito conhecido como o cara de anjo, esse atlético ator italiano, Giuliano Gemma… foi muito querido por pessoas que ele nem chegou a conhecer pessoalmente, dos quais eu sou um deles, embora eu sei que disso ele sabia… partiu no tempo de Deus e isso assim vai ser até enquanto Deus quiser e permitir, sabemos que existe um só Deus que vive para sempre e eternamente… O Grande Deus, que é para sempre e eternamente, o ” EU SOU “…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *