* Texto de José Carlos Francisco e fotos de Marco Andrea Corbetta!
Foi recentemente publicada na Itália a edição nº132 da Collezione Storica a Colori, de Tex, intitulada “Artigli“, cuja capa realizada por Claudio Villa podemos visualizar aqui ao lado.
Mas até a capa chegar a este resultado final, como já mostramos diversas vezes aqui no blogue do Tex, há um longo processo que nasce na editora e que começa com Sergio Bonelli procurando uma cena “de capa” ao examinar pessoalmente a história em questão.
Depois de eleita a cena, o editor milanês elabora um esboço veloz que é enviado a Claudio Villa por fax, junto com as cópias das páginas ou vinhetas correspondentes e é a partir então desse rascunho, que Claudio Villa começa por sua vez a trabalhar na capa em questão, realizando entretanto o seu próprio esboço a lápis e são precisamente os dois esquemas que apresentamos de seguida para que se possa comparar os anteprojectos do editor e do desenhador:
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Depois de definido o desenho, o desenhador parte para a arte-finalização da ilustração, de modo a concluir o seu trabalho e o resultado final, mostramos de seguida, comparando depois o desfecho com os dois esboços realizados na fase inicial, na editora e no estúdio de Claudio Villa:
(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)
Claudio Villa comete um erro lamentável na arte da capa da edição 132 da Collezione Storica a Colori: Artigli. Um erro consciente na anatomia do falcão prestes a cravar suas garras no braço de Tex. A asa direita da ave está como que quebrada, como se inutilizada por um balaço do ranger… o que a impediria de um ataque tão veloz e rasante… como se pode ver no esboço apresentado pelo desenhista, este corretamente desenhado. O capista oficial de Tex foi vítima de um problema sério que ameaça os pássaros nos dias de hoje, a falta de espaço. E nem vou comentar sobre a cauda do falcão, que também está correta no estudo aprovado por Sergio Bonelli.
Muito bem observado, prezado João Guilherme e gostei de ver o seu trocadilho referente à falta de espaço 😉
Mas o Villa poderia muito bem ter desenhado o falcão com as duas asas abertas, mesmo que a asa direita ficasse com uma parte cortada. Ficaria bem melhor que com ela dobrada como está.