Tex e os seus 65 anos, por Bira Dantas

Há 5 anos atrás recebi de meu amigo Marko Ajdaric uma mensagem do português José Carlos Francisco – vulgo Zeca. Ele era um dos responsáveis pelo Blogue especializado na personagem TEX, revista publicada no Brasil desde 1971.

Nessa época, eu havia feito uma caricatura do Ranger do Texas mais popular do mundo, para comemorar os seus 60 anos de publicação na Itália. Eu tinha pensado em enviá-la para a editora Mythos (que, para nossa alegria, publica o TEX no Brasil), pintei apenas o fundo e deixei o resto em branco, já que as revistas eram em preto & branco. Enviei para o amigo Franco de Rosa, apreciador de Western de longa data e conhecedor de todo o mundo no meio. Ele disse-me que aquele meu desenho talvez desencadeasse uma série de homenagens ao texano.

Marko passou-me o contacto do Zeca, como é conhecido o fã nº 1 da editora Bonelli. Ele queria publicar o meu desenho, mas junto a uma entrevista, que tive o maior prazer de responder.

Esta caricatura foi o estopim de outro convite do Zeca: que eu caricaturasse os autores de TEX, entrevistados pelo Blogue.

TEX ENCURTA DISTÂNCIAS

O famoso Ranger completa 65 anos de publicação ininterrupta na Itália. Nesses 5 anos pude homenagear com os meus traços argumentistas e desenhadores de uma editora que passei a respeitar: a italiana Bonelli. Tive o prazer de conhecer o Júlio Schneider (tradutor de TEX no Brasil), Nilson Farinha e Berardi no FIQ-BH e ainda publicar um cartum no livro do G. G. Carsan.

Além de homenagear os seus criadores Galleppini e Giovanni Luigi Bonelli, pude desenhar o filho de Bonelli: Sergio, além de assumir a liderança da editora, quando o seu pai se foi, também foi argumentista do Ranger do Texas. Assim, fui retratando grandes nomes dos Quadradinhos Mundiais: Ernesto Garcia Seijas, Gianfranco Manfredi, Moreno Burattini, Mauro Boselli, Rafaelle Della Monica, Pasquale Frisenda, Michelle Medda, Marco Torricelli, Mario Milano, Corrado Mastantuono, Alessandro Bocci, Fabio Civitelli, Alfonso Font, Giancarlo Malagutti, Giovanni Bruzzo, Leomacs, Pasquale Ruju, Roberto De Angelis, Guglielmo Letteri, Raul e Gianluca Cestaro, Alessandro Baggi, Victor De La Fuente, Erio Nicolò, Claudio Nizzi, Luigi Siniscalchi, Roberto Diso, Gianluca Acciarino, Alfredo Castelli, Roberto Zaghi, Graziano Romani, Alessandro Baggi, Andrea Venturi, entre tantos outros. Recebi elogios de muitos deles, incluindo do simpaticíssimo Sergio Bonelli, muitos publicaram as minhas caricaturas em entrevistas que deram para a imprensa especializada em BD.

Conhecer Civitelli, Diso e Burattini, além do Liberatore e Dorival (Mythos) na Gibicon de Curitiba foi o ápice disso, como se pode ver no vídeo que pode ser visualizado clicando AQUI! O Ranxerox que o Dorival me presenteou com o autógrafo do Liberatore está no alto da minha estante. Sinto-me muito honrado e feliz (agora só falta conhecer o Zeca)!

VALEU!

Por isso, resolvi repintar esse cartum do TEX. Por isso, resolvi escrever este texto, 5 anos depois.
Foi assim que começou esta aventura TEXiana, a me aproximar da Bonelli e de seus artistas das letras e traços.
Obrigado, Zeca.
Obrigado Marko!

Tex e os seus 65 anos, por Bira Dantas

(Para aproveitar a extensão completa do desenho, clique no mesmo)

7 Comentários

  1. Bira, gente finíssima que tive o prazer de conhecer na EXPOTEX 500 em SP, e cujo trabalho achei fantástico na Gibicon nº 0, na exposição que teve por lá e foi muito bom!!

    Que venham outros encontros, e pard Bira, poderia pensar numa obra que reunisse todas estas caricaturas e depoimentos dos autores bonellianos, creio que nós público gostaríamos de ter algo assim, pense a respeito.

    Abraços e vida longa ao TEX!

  2. A caricatura ficou ótima, assim como outras suas que eu já vi, e gostei da sua ideia do Zeca reunir as principais entrevistas do Blog e publicar um livro… agora é com o Zeca 🙂

  3. Wilson, obrigado pelo comentário e elogio. Já havia dado a ideia ao Zeca dele reunir as principais entrevistas aqui do Blog e publicar em formato livro com as caricaturas… Seria um ótimo item pra quem curte a editora Bonelli! Vamos pensar sim…. Abração

  4. Sempre em alta os cartuns do pard Bira Dantas.
    Fico muito feliz em ver que muitos pards estão curtindo o grande personagem Tex.
    Com certeza, esse desenho é de grande ajuda, Bira, pois corre o mundo texiano e agita a galera.
    Forte abraço,

  5. Grande Mestre Bira, eu é que lhe agradeço (em meu nome e em nome do blogue do Tex) por nos brindar assiduamente com a sua fantástica arte caricatural em todas as nossas grandes entrevistas (e não só).

    É um privilégio tão grande, que por vezes quando convido algum autor da editora Bonelli para ser entrevistado, logo alguns autores me perguntam se a entrevista terá direito a uma caricatura sua e isso mostra bem o quanto a sua arte é considerada por muitos dos grandes mestres dos fumetti.

    Quanto à publicação de um livro recolhendo todas estas grandes entrevistas ilustradas com as caricaturas do Bira e desenhos exclusivos dos autores é algo que temos em mente e que acredito que um dia verá a luz do dia, até porque a maioria das entrevistas continuam bem actuais… por isso vamos crer que um dia esse tão ansiado livro será uma realidade, até porque mesmo na Itália há quem volta e meia sugira o mesmo… 🙂

    E claro que chegará o dia em que nos conheceremos pessoalmente, será um dia bem festivo pois há muito que também anseio conhecê-lo e agradecê-lo pessoalmente, Mestre Bira!

  6. Cheiro de guisado… Será que um dos meus pards caçou um alce ? Hoje tem festa na aldeia central da reserva Navajo. É o meu aniversário de 65 anos de vida editorial.
    Fiu! Fiu! Dinamite! Vamos embora, amigo!
    Parabéns a Bira Dantas pelo bonito desenho de Águia da Noite! E parabéns ao sessentão Tex Willer!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *