As Leituras do Pedro: J. Kendall – Aventuras de uma Criminóloga #95 – Dias ardentes

As Leituras do Pedro*

J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga #95Dias ardentes
Giancarlo Berardi e Lorenzo Calza
(argumento)
Claudio Piccoli
(desenho)
Mythos Editora
(Brasil, Outubro de 2012)
135 x 178 mm, 132 p., pb, brochado, mensal
R$ 8,90 / 4,00 €

Eis mais uma edição de J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga, publicação mensal acerca da qual em breve poderá haver boas notícias.

No enredo, um singular assaltante de bancos, um ataque químico à rede de água da cidade cujo desenvolvimento faz supor uma ameaça terrorista, a luta tenaz por uma possível herança. E, como nota distintiva – embora distintas sejam toadas as tramas que Berardi tem imaginado para esta sua criação que recorrentemente tenho trazido a As Leituras do Pedro – o clima opressivo, sufocante, incómodo e agressivo que o calor do Verão trouxe para assolar Garden City, que exacerba e traz à superfície da pele a violência latente e o que geralmente há de pior no ser humano: insensibilidade, desespero, falta de auto-confiança, ódio fácil, desprezo pelos outros e pelas suas vidas.

Como nota contrastante, surge o inesperado relacionamento próximo entre a criminóloga e o novo detective especialista na luta anti-terrorismo, perante o comportamento enciumado – não há outra forma de o descrever – do tenente Webb.

Nota romântica e de humor desnecessária, dirão alguns, adeptos do policial mais duro e violento. Terão alguma razão, não nego. A mim, soou-me como mais uma peça do multifacetado puzzle que a sociedade é e que cada ser humano ajuda a compor, no retrato do (nosso) mundo real que, mês após mês, Berardi e os seus colaboradores vão traçando de forma realista, por isso também cruel, mas não isenta de ternura.
.
*Pedro Cleto, Porto, Portugal, 1964; engenheiro químico de formação, leitor, crítico, divulgador (também no Jornal de Notícias), coleccionador (de figuras) de BD por vocação e também autor do blogue As Leituras do Pedro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *