HERNÂNI PORTOVEDO, o TEXIANO português que VENCEU A TAÇA DA LIGA ao F. C. Porto

HERNÂNI PORTOVEDO, o TEXIANO português
.
que VENCEU A TAÇA DA LIGA ao F. C. Porto

Por José Carlos Francisco

Hernâni Portovedo, um dos maiores fãs e coleccionadores de Tex a nível mundial

Hernâni Castanhas Rodrigues Portovedo, director-geral da empresa Bragaparques, é um dos maiores fãs e coleccionadores de Tex, não somente de Portugal, mas de todo o mundo, pois é o proprietário de uma das maiores e mais valiosas colecções do Ranger, mas o que muitos pards não sabem é que o Hernâni Portovedo é também administrador financeiro do Sporting Clube de Braga, histórico clube português que neste sábado, dia 13 de Abril, cometeu a grande façanha de conquistar pela primeira vez no seu longo historial, a edição de 2012/13, a sexta, da TAÇA DA LIGA. Os arsenalistas derrotaram o F.C. Porto por 1-0, escrevendo mais uma página vitoriosa na sua história, depois das conquistas da Taça de Portugal na temporada 65/66, e da Taça Intertoto em 2008 e como podemos ver na fotografia que se segue, também o nosso prezado pard Hernâni venceu o troféu, tendo inclusive o privilégio de acariciar este belo troféu que já foi ganho por quatro vezes, consecutivamente nos últimos quatro anos, pelo mítico Sport Lisboa e Benfica e pelo Vitória de Setúbal aquando da sua primeira edição:

Hernâni Portovedo, o texiano administrador financeiro do Sporting Clube de Braga acaricia a Taça da Liga conquistada pelo seu clube

Um arsenal de valentes guerreiros conseguiu derrubar o poderoso dragão. Nada de fisgas, ou outros artefactos. O conjunto de Hernâni Portovedo colocou-se em bicos dos pés e enfrentou o oponente de olhos nos olhos. Primeiro deixou que o conjunto azul e branco infligisse um golpe fatal a si mesmo, e depois soube gerir e esperar que o gigante caísse derrotado.

Alan entrega Taça da Liga ao presidente António Salvador com Hernâni Portovedo a aplaudir

A expulsão de Abdoulaye mesmo a terminar o primeiro tempo, dando ainda a oportunidade do Sp. Braga se adiantar no marcador, através da marcação de uma grande penalidade,foi um golpe demasiado profundo na ambição portista.

Penalty convertido por Alan dá Taça da Liga a Hernâni Portovedo

Rezava a lenda que em duelos finais nunca os guerreiros do Minho tinham conseguido abater o voo do dragão. Em quatro confrontos em finais, haviam saído sempre chamuscados e vergados ao poder azul e branco – em 76/77 e em 97/98 na Taça de Portugal; em 98/99 na Supertaça (disputada a duas mãos), e, mais recentemente, na época 2010/2011, na Liga Europa.

Os jogadores que venceram brilhantemente a 6ª edição da Taça da Liga

Mas estes guerreiros não queriam ser derrotados pela história. Essa já é passado. Está escrita, e acabada. E o presente é que é para ser vivido, acrescentando novos capítulos à história. Este é um episódio dourado na biografia dos corajosos guerreiros onde se inclui o “nosso” Hernâni Portovedo. E será sempre recordado não só pelas gentes bracarenses mas também pelos texianos.

O festejo de Alan pelo penalty convertido

É a confirmação efectiva (com um título, leia-se) de que este Sp. Braga é um grande em crescimento. Depois de uma Taça de Portugal ganha na longínqua época de 65/66 os bracarenses voltam aos títulos em Portugal e desta vez na presença de um especial e importante fã e coleccionador de Tex Willer!

A Taça da Liga com sabor texiano

Esta conquista não será suficiente para saciar os esfomeados adeptos minhotos. Mas não deixa de ser uma conquista que os enche de orgulho, como fizeram questão de o mostrar ainda no estádio. Merecido.

Braga saiu à rua para festejar esta conquista

Milhares de adeptos saudaram a equipa

Todos juntos na Câmara Municipal de Braga com a tão desejada Taça da Liga

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

13 Comentários

  1. Embora já o tenha feito via telefone logo após o término do jogo, mais uma vez parabenizo o Hernâni pela conquista deste troféu, que foi inteiramente merecida.

  2. Epa, tenham cuidado com os texianos portistas, nada de separar os pards por causa de bola.
    A bola dá cabo da vida de muitos portugueses para proveito de alguns e um povo sem cultura só pensa em bola e carros…
    Se dependesse de mim estavam todos a jogar nas pradarias do Alentejo.
    Bem na próxima o Hernâni vai de t-shirt do Tex como os verdadeiros homens e deixa a gravata para os atrasados.

  3. Bem, sem gravata já estava o Hernâni como se pode ver nas fotos, só faltou a t-shirt do Tex, Carlos 😉

    Parabéns, Hernâni, e que novas vitórias surjam no futuro próximo, pois tu mereces tamanha é a tua dedicação ao Sporting de Braga, mas também ao nosso Tex!

  4. Parabéns ao querido amigo Hernâni por essa conquista do seu Braga, cujas lindas dependências eu tive o prazer de conhecer em 2011, levado por suas mãos. Você é um vencedor em tudo o que toca e o S. C. Braga está a se engrandecer merecidamente, firmando-se, já há anos, como a terceira força futebolística de Portugal, desbancando o Sporting de Lisboa. Você merece essa alegria, Hernâni, por ser tão gentil e amigo de todos que o cercam, como eu pude testemunhar desde que tive o prazer de conhecê-lo. Agora, que ninguém se engane, essa euforia toda do Zeca não é porque o Braga ganhou, mas sim porque o Porto perdeu. Ahahahah!

  5. Sem dúvida alguma que o Hernâni merece todo o sucesso que ele “arrasta” por onde passa. É o meu maior AMIGO e desde os tempos de escola que sempre foi (e continua sendo) um Amigo com A maiúsculo, sempre humilde apesar do grande sucesso na sua vida profissional e sempre disposto a ajudar em tudo que for possível e no que diz respeito a Tex, é sem sombra de dúvidas algumas, também um dos maiores fãs, coleccionadores e divulgadores do Ranger.

    Quanto à minha euforia, o editor Dorival está coberto de razão, pois eu fico (quase) tão feliz com as derrotas do Porto como com as vitórias do Benfica, mas este post é dedicado especialmente e verdadeiramente ao Hernâni e mesmo que a vitória fosse contra o Benfica eu daria o mesmo destaque porque a amizade pelo Hernâni está sensivelmente ao mesmo nível do amor pelo Benfica :-)!

  6. Olá caro amigo Hernâni!!! Parabéns pela vitória do teu time!!! Você lembra do amigo TEO na ceia? Ele enviou para mim um SMS dizendo de entregar os seus parabéns também!!!
    Um grande abraço!!!

  7. Pois, parabéns ao pard Hernâni. Só foi pena não ter sido o meu Belenenses a vencer esse troféu. Mas também este fim de semana nos sagrámos campeões da 2ª Liga.

  8. Já era tempo do meu time português de coração, o Braga, levantar a taça. 😀
    Parabéns ao Hernâni e a todos os bracarenses! Uma linda festa encarnada e branca – ainda mais em cima do Porto. 🙂 🙂 🙂
    Desde a Amazônia, saudações alvi-rubras.
    Afrânio Braga

  9. Bem, fico contente pela conquista do Braga pelo seu troféu, já alguns anos anda atrás, só por pouco não ganhou o campeonato porque os tão famosos Gloriosos não deixaram, e também há muitos túneis por lá (risos…), como Portista tenho que confessar que mereceram, esse ano o meu tão querido e poderoso Dragão não chegou lá, não se pode partir para as provas em disputa só com 1 ponta-lança, no Braga temos pelo menos 2, no Benfica 3. Mas o Dragão vai atacar e lançar as suas chamas pelo continente todo e ganhar num só ano 3 ou 4 títulos, como está habituado, pois eu já estou habituado a ver o Invicto a ganhar provar internacionais. Viva o F.C.Porto, sempre poderoso, sempre invicto, sempre o maior, sempre o melhor, e ainda o melhor está por vir… acreditem pois sei o que digo… se bem que sempre gostei da cidade de Braga, provavelmente a cidade que mais gostei de visitar, por isso fico contente por ter ganho uma prova importante derrotando os 2 maiores clubes portugueses, deixando de parte o futebol, fico muito contente por mais uma vez um PARD ter vencido uma prova de futebol, nós leitores das revistas Bonelli, estamos em todos os lados… parabéns ao Sr. Hernâni pelo título e pela sua coleção muito bonita do Tex. Bem tenho que ficar por aqui, muitas felicidades Sr. Hernâni, muita saúde, muitos títulos nos anos que venham logo que o Benfica fica atrás do Porto (…risos…), mas sério tudo de bom e do melhor.
    Um grande abraço para si Sr. Hernâni, muitas felicidades e saúde, títulos e, claro muitos títulos.
    P.S: Tenho que mandar umas revistas do Tex para a equipa do Porto ler, pois tenho a certeza, vai ajudar muito.
    Força e muita fé!!!

  10. Parabéns ao Hernâni! Estava a ver em direto na televisão a conquista deste troféu pelo Braga, e quando apareceram imagens da bancada eu disse logo bem alto e orgulhoso, apontando para a televisão, “É o Hernâni! É Texiano!

  11. Marco Avelar,
    salvo engano, antes de ganhar a final contra o Porto, o Braga eliminou, nas semifinais, o Benfica. Então, foi dose dupla sobre os arquirrivais. 😀

  12. Amigo Afranio, foi sim senhor, uma grande conquista do Braga, já há muito tempo que o Braga merecia um titulo, até pode ser um começo para o Braga em títulos, já que ficaram com o gosto a vitórias.
    Abraço amigo,
    Marco Avelar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *