Erio Nicolò por Bira Dantas

Por Bira Dantas

Adoro o desenho do Nicolò!

Em 1983, eu fazia cartoons editoriais para o Sindiluta, boletim diário do Sindicato dos Químicos de São Paulo.
Apesar de ter lido na juventude: Gunsmoke, Lone Ranger, Flecha Ligeira entre outros, faroestes não eram meu “forte”.
Depois da fase de Comics clássicos (Raymond, Falk, Moore, Hogarth, Foster, Frazetta, Wood, Manning, Salinas, Cortez, Maroto, Redondo, Delphin, Shimamoto, Colin) e de Super-heróis (Kirby, Steranko, Buscema, Romita, Colan, Ditko), nessa época,  interessavam-me mais os cartunistas brasileiros e autores de BD franco-belgas.
Neste ano de 1983, Erio Nicolò morria.
E eu nem o conhecia ainda.

TEX fez-me conhecer seu traço anatomicamente perfeito, luz e sombra bem estudados, hachuras fantásticas e rostos cinematográficos.
Apesar de desenhar BDs desde 1939 (Aventuroso, Selva, Agente Secreto X-9 – Alex Raymond -, Tim Tyler’s luck – Lyman Young- , Força, John, Chiomadoro, Superbone e Laramies do Vale) eu só conheci o seu desenho clássico nas páginas editadas pela Bonelli.

Suas personagens têm as mesmas caras, a mesma proporção, tal qual actores de carne e osso que interpretam sob a direcção de atento cineasta.
E são caras reais, nada de narizes inventados ou modismos na hora de desenhar olhos e orelhas.
Real. Sua visão das personagens é realista.
Ele teve óptimos mestres e o maior deles, sem dúvida – de quem foi assistente – foi Galep.

Em 1983 ele faleceu em Florença, onde também nasceu.
Florença, terra dos Médicis, de Leonardo, de Michelangelo Buonarroti, Raphael Sanzio,  Andrea de Verrocchio e tantos outros.
Nicoló voltou a habitar o panteão de grandes artistas, que não morrem nunca.

(Para aproveitar a extensão completa da ilustração, clique na mesma)

8 Comentários

  1. Para mim, singelamente, também, um dos maiorais de TEX, seus traços tão bem descritos na matéria acima sempre me encantaram, ao contrário de algumas opiniões, nada “granítico” e sério de demais, mas sim, realista, proporcional e muitas vezes risonho. Deixou saudades.

  2. Nicolò é para mim o melhor desenhista que Tex já teve, fazendo belíssimos cenários, índios maravilhosos e personagens marcantes! Foi o único que realmente desenhou um Pat Mac Ryan convincente!

  3. Gostos e cores não se discutem, lá diz o velho ditado! Concordo absolutamente que Nicolò não foi o melhor desenhador de Tex, mas está muito longe de ter sido o pior, antes pelo contrário. Aliás, Tex esteve sempre em boas mãos… e continua a estar! Nenhum dos seus desenhadores merece ser relegado para um estatuto de inferioridade.
    Vi os primeiros trabalhos de Nicolò nos anos 60, quando lia O Falcão, saudosa revista de pequeno formato que publicava exclusivamente, nessa fase, material inglês. Nicolò era um dos muitos artistas italianos que trabalhavam para o mercado britânico, desenhando histórias e personagens de todos os géneros… mas os mais populares eram John Steel, um agente secreto, e o célebre Major Alvega. Foi nas páginas d’O Falcão que descobri o traço firme e harmonioso, com um nítido pendor clássico, de Nicolò, que imediatamente me agradou, sem, na altura, saber o seu nome.
    Confesso que ainda hoje há desenhadores que não me motivam a comprar certas edições texianas, mas nunca perdi uma aventura assinada por Erio Nicolò.
    Por isso, estou inteiramente de acordo com a opinião do Bira Dantas e partilho com ele esta homenagem a um dos melhores profissionais que já passaram pelos quadros da Bonelli Editora, mesmo que não tenha atingido a projecção de um Galep ou de outros que se lhe seguiram.
    E parabéns ao Dantas, mais uma vez, pelas suas excelentes caricaturas.

  4. Sou fâ de carteirinha desse desenhista, pra mim sua obra ficará imortalizada na memória de todo amante de quadrinhos.

  5. Erio Nicolò, com seus traços suaves, mas que conferiam uma expressão fisionômica ímpar aos personagens que desenhava, conseguiu fazer o Tex mais sério que ainda se pode ver nos quadrinhos! O Tex de Nicolò é simplesmente estóico! Um dos meus desenhistas de Tex preferidos, sem dúvida!
    Os desenhos de Nicolò são baseados nos do grande mestre Galep, mas são mais detalhistas, dão uma expressão diferente a cada ambiente que retrata, e são ao mesmo tempo mais espontâneos, descontraídos que os de Galep, mas sem nunca perder a enorme qualidade de retratação de personagens e paisagens! Nicolò era simplesmente demais!
    Nos desenhos de Nicolò, Tex fica com um semblante muito sério, e de um sujeito realmente abusado e perigoso! Tanto a face como o olhar de Tex ficam muito semelhantes aos de Clint Eastwood, de quem já disseram que é um ator que nos filmes tem um olhar de cobra coral, do qual ninguém consegue desviar! Assim como Clint Eastwood nos filmes, o Tex de Erio Nicolò impõe respeito onde quer que chegue! E quem tiver dúvidas sobre isso, logo leva uma surra daquelas (seja de Tex, seja de Clint) e logo é posto em seu devido lugar!
    Pra finalizar, é de notar que Nicolò é o desenhista de Tex que mais primou pela beleza das mulheres! As mulheres da saga texiana retratadas por Nicolò são todas umas tigresas, lindas, sensuais em tudo!
    Grande Nicolò! Que Deus o tenha muito bem sempre, onde quer que se encontre agora esse grande desenhista inesquecível por todos os que conhecem o Tex das antigas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *