As primeiras imagens da Gibicon nº 1, ocorrida em Curitiba, Brasil, de 25 a 28 de Outubro

Por José Carlos Francisco (texto), Moreno Burattini (fotos), Felipe Frohlich (fotos), Maria Neto (fotos) e organização da Gibicon (fotos)

Decorreu em Curitiba de 25 a 28 de Outubro a Gibicon nº 1. Além de capital paranaense, a cidade foi sobretudo a capital internacional da banda desenhada devido à presença de uma grande gama de autores, mostras e debates que tomaram conta dos variados pontos culturais do município brasileiro.

Entre os convidados internacionais, destaque no que às personagens Bonellianas diz respeito, para nova presença de Fabio Civitelli, o consagrado desenhador de Tex que também foi um dos convidados da edição nº 0 realizada o ano passado, Roberto Diso, o histórico desenhador de Mister No e Moreno Burattini, argumentista de Zagor. Os três autores italianos integraram uma série de actividades em homenagem a Sergio Bonelli, com exposições, convidados, debate, e a exibição de um documentário inédito dedicado ao editor italiano. A exposição nasceu logo após a morte de Sergio Bonelli, em 2011. Diversos artistas ainda comovidos pela fatalidade dedicaram uma arte ao grande editor da banda desenhada italiana. Também foram expostas fotos de Sergio Bonelli nos anos 70 visitando a Amazónia, lugar que o inspirou para a criação de Mister No, havendo ainda a participação do tradutor dos títulos Bonelli no Brasil, Júlio Schneider e o editor chefe da Mauricio de Sousa Produções, Sidney Gusman em diversas palestras ocorridas relacionadas com os fumetti (banda desenhada italiana). A mostra dedicada a Sergio Bonelli estará no Solar do Barão até ao dia 25 de Novembro de 2012.


A ilustrar este pequeno texto mostramos algumas fotografias (da autoria de Moreno Burattini, Felipe Frohlich, Maria Neto e da própria organização) que tentam dar a conhecer num primeiro momento algumas das emoções vividas em Curitiba nesta edição nº 1 da Gibicon.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

10 Comentários

  1. Ah se a vida nos proporcionasse tudo que mais gostamos e no momento em que queremos… seria melhor do que já é! Mas como não se pode ter tudo, é preciso se contentar com o possível, mas vendo essas imagens dos astros bonellianos em Curitiba, dá uma vontade enorme de ter estado lá.

    Cerveja, berrante, palestras, conversas, amigos, risadas gostosas, belas mulheres e Roberto No na área.

    Que belos momentos e belas homenagens ao nosso Sergio Bonelli; que belo ambiente para se trabalhar enquanto se diverte.

    Assim é o mundo fascinante de Tex, Zagor e cia. Curta você também.

    G.G.Carsan

  2. Concordo contigo G.G.Carsan, mas o dever frente nossos próximos 4 anos em Sampa, fora a grana curta de final de mês, impediu-me de estar na Gibicon, com uma grande festa em Homenagem ao Bonelli, como tanto enchi as paciências de tanta gente!!
    Pena, que não foi no começo do mês como era previsto inicialmente, quando iria sem pestanejar!!
    Que tenhamos outros encontros Bonellianos em 2013, como ocorreu este ano!

  3. Buenas…
    Realmente um grande ENCONTRO DE AMIGOS. Neste ano optei por outras tarefas, das quais não me arrependo. Penso que devemos priorizar as vezes. E desta feita não fui aos Eventos do TEX e Cia, onde encontraria essas PESSOAS MARAVILHOSAS. Mas nem tudo é perfeito.
    A minha curiosidade é se o Civitelli conseguiu tirar algum som do Berrante. Será que não foi só “pose”? eheheheh
    Grande abraço a todos.

  4. Caros amigos,
    parabéns pela postagem.
    Ficamos sabendo que esses caras, pelo jeito e pelas fotos, se divertiram muito. Fico contente, pois pelo que vi em São Paulo, são figuras especiais.
    Grande abraço e felicidades a todos.

    André Maschietto

  5. Graças a Deus eu tive a chance de conhecer essas 3 feras do mundo Bonelliano pessoalmente, todos muito acessíveis, principalmente Fabio Civitelli que me deu a honra de admirar as pranchas inéditas de sua nova história para a série Color Tex, além dos vários autógrafos e da conversa um pouco enrolada mas perfeitamente compreensível entre nós dois. A minha última pergunta a ele e a Burattini era se estariam em Curitiba no próximo ano, eles me disseram que talvez não, mas espero do fundo do coração que estejam errados!!!

  6. Nossas estrelas bonellianas (Diso, Burattini e Civitelli) parecem estar mais descontraídas nesse evento curitibano, o que só me faz lamentar não ter ido aí também… Mas sucesso a esse e a todos os demais encontros de autores e fãs Bonelli!

    • Belo relato, Vander e muito bem ilustrado, não somente com fotos mas também pelo belo vídeo.
      Devido à importância do seu post, irei publicá-lo em breve aqui mesmo no blogue do Tex para dar o merecido destaque e de modo a que seja visto por um maior número de texianos, creditando-o obviamente a si e ao seu blogue 😉

  7. Tudo gente feliz e bem disposta, como é norma nos eventos texianos. Burattini, Diso e Civitelli parecem divertidíssimos… mas o meu destaque vai para Roberto Diso, que mostra uma forma invejável, apesar dos seus 80 anos. E continua a trabalhar, o que também é digno de destaque e de parabéns.
    Além disso o homem desdobrou-se em carinhos com as garotas e até com bebés (como se vê nas fotos)… e ensaiou uma cena à Tex com Júlio Schneider, vestido a rigor, com revólveres, chapéu Stetson e atitude bravia, como manda a lei! Um exemplo para muitos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *