Crítica: “Terras Malditas” – Tex nº 476 – Mythos Editora, Junho 2009

Por André Azevedo [1]

Tex nº 476
Argumento: Mauro Boselli
Desenho: Alfonso Font
114 páginas, p/b, formato 13,5 x 17,5 cm
Junho de 2009, Mythos Editora
Publicada originalmente em Tex 573, Julho 2008, Sergio Bonelli Editore, Itália

Este número de Tex é um bom exemplo do porquê das aventuras do Ranger se publicarem continuamente há mais de 60 anos e ter tantos seguidores na Itália, seu país de origem, no Brasil e em Portugal, incluindo eu.

A começar desde já pela capa de Claudio Villa, um dos melhores desenhadores de Tex, que ilustra na perfeição o titulo desta aventura. Nas 110 páginas de “Terras Malditas”, que se lêem a correr, Boselli consegue inovar conceitos já muito utilizados nos westerns: um advogado, Lyman, é perseguido por foras-da-lei nas desoladas Indian Plains em Oklahoma, e no percurso, inocentes são envolvidos na trama. Tex aparece aqui como um anjo da guarda implacável, sempre alerta e que raramente comete erros.

Os diversos intervenientes, incluindo o vento quase sempre presente, vão sendo introduzidos de forma enigmática e é ao longo da história que vamos percebendo o seu papel no desenrolar dos acontecimentos, e mesmo que por vezes sejam personagens algo estereotipadas, este facto é usado com inteligência por Boselli.

Na arte Alfonso Font, autor espanhol bem conhecido dos leitores portugueses, brilha no desenho das paisagens, ora num pôr-do-sol antecipando um tiroteio, ora nas cenas nocturnas. O seu Tex é seguro, quase inexpressivo, num desenho que não se poupa nos pormenores, mas onde o tamanho em que infelizmente são publicados não faz jus à sua qualidade.

Nas últimas dezoito páginas a acção sucede-se num ritmo vertiginoso e no fim, no meio de mais um tiroteio, a chegada de um tornado ameaça levar tudo e todos pelo ar. E agora Tex?

Como se pode constatar as minhas leituras de Tex estão atrasadas, pois entretanto já apareceram os números 477, 478, 479 e 480.

Com a suspensão da distribuição das revistas da Sergio Bonelli em Julho devido à mudança de distribuidora para Portugal, agora será a VASP – Distribuidora de Publicações Lda, a Mythos Editora tinha anunciado que a partir de finais de Setembro, inícios de Outubro as revistas de Tex voltariam às bancas nacionais.

Eis os números anunciados: Tex nº 481, Tex Coleção nº 273, Tex Ouro nº 51, Tex Edição Histórica nº 81 e Tex Férias nº 10.

Espero que tudo se resolva rapidamente!

[1] (Texto publicado originalmente no Blogue “BD no Sótão“, em 30 de Setembro de 2012)

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *