Um presente para Fabio Civitelli: um livro para inspirar e apreciar

Por José Carlos Francisco (texto e fotos) e Orlando Santos Silva (fotos e vídeo)


Se por norma um dos itens que os fãs e coleccionadores de Tex mais ambicionam é um autógrafo de um dos seus  desenhadores favoritos, ainda mais se ele se chamar Fabio Civitelli, um dos mais consagrados e melhores de todo o staff de Tex, em Viseu os papeis inverteram-se e foi a vez do prestigiado desenhador italiano receber seis autógrafos de alguns dos seus fãs e admiradores.

Autógrafos para Fabio Civitelli

.
Tal ocorreu durante o almoço realizado no domingo, dia 11 de Setembro e deveu-se a uma ideia tida uns dias antes e logo posta em prática por Orlando Santos Silva, um dos mais fieis fãs portugueses de Tex e de Fabio Civitelli, inclusive o Orlando foi sempre uma presença constante em todos os 4 eventos que trouxeram Civitelli a Portugal: Moura 2007, Amadora 2008, Beja 2010 e agora, Viseu 2011.


A ideia foi oferecer em nome dos texianos portugueses um presente especial que fosse algo que pudesse ser apreciado por Civitelli, mas ao mesmo tempo algo que também lhe fosse útil no seu dia a dia na execução da sua profissão. Depois de definidos os pressupostos a escolha recaiu em Equus, um livro de fotografias de Tim Flach totalmente dedicado aos cavalos.


Tim Flach nasceu em Londres em 1958 e estudou Belas Artes no Central St. Martin’s College of Art and Design. Depois de se focar na Fotografia, viu o seu trabalho receber inúmeros prémios e ser exibido e discutido em todo o  mundo. Tim é mais conhecido pela originalidade na forma como capta o comportamento e características do animal. Neste livro oferecido a Fabio Civitelli, ele explora a relação próxima entre o cavalo e os humanos, e em particular como a humanidade impõe e revela os seus ideais quando tenta compreender e trabalhar com animais.

Este fabuloso livro que entusiasmou o desenhador italiano que inclusive confidenciou a todos que lhe seria muito útil, foi editado (internacionalmente) pela Abrams em Outubro de 2008 e é o resultado de 5 anos de trabalho, onde as imagens transportam-nos para um universo reservado, espectacular e único, que nos leva à descoberta da dinâmica física e do espírito dos cavalos. A procura de Flach em documentar os equídeos resultou num olhar curioso, distinto e particularmente original de um animal cuja história está intensamente ligada à nossa, desde o nascimento do Homem.

Com um acesso sem paralelo a exemplares únicos, as fotografias de Tim Flach variam de raros puro-sangue Árabe nas quadras reais dos Emiratos Árabes Unidos, a cavalos Islandeses no seu habitat glaciar passando por exemplo pelos mustangs no Utah; de um olho isolado por uma linha de pestanas que expressa a alma, ao desenvolvimento do cavalo desde o seu estado embrionário, ou seja, a exploração da espécie.

Neste livro nós vemos o mundo de EQUUS como um assunto solitário e em grupo, de vista aérea e subaquática, domado e selvagem, e no nascimento, vida e morte. Traduz-se numa viagem visual que é, simultaneamente deslumbrante, e provocadora nas questões que nos coloca e que seguramente inspirará Fabio Civitelli no decurso dos seus próximos trabalhos texianos, tal como o próprio nos disse ao mesmo tempo que nos agradecia a todos pelo belo presente que contou então com os autógrafos de Fernanda Martins, Orlando Santos Silva, Carlos Moreira, José Eduardo Monteiro, António Lança Guerreiro e José Carlos Francisco conforme se comprova nas diversas fotos e no belo vídeo (que mais uma vez contou com a ajuda de Rodrigo Bratz na montagem) que ilustram este texto.

Carlos Moreira, José Eduardo Monteiro, José Carlos Francisco, Fernanda Martins, Fabio Civitelli, Orlando Santos Silva, António Lança Guerreiro e o livro Equus

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Que belo e sensacional presente. Que imagens fantásticas tem esse livro. O mestre Civitelli, que também é fã de fotografia, na certa vai se esbaldar com as lindas imagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *