As páginas de TESTE de ROBERTO DE ANGELIS para TEX

Por José Carlos Francisco

Roberto De Angelis, o consagrado desenhador italiano que foi o autor da fantástica arte do Tex Gigante intitulado “Sombras na Noite“ (“Ombre Nella Notte“, no original), escrito por Claudio Nizzi, depois de anteriormente ter desenhado para a Bonelli Comics, Nathan Never e Legs Weaver, chegou ao mítico Ranger criado pela famosa dupla G. L. Bonelli e Aurelio Galleppini, após ter superado com sucesso um teste “encomendado” pelo editor Sergio Bonelli, teste esse que consistiu na realização de três páginas com a presença de Tex e Kit Carson e são essas três páginas de teste que o blogue português do Tex tem o privilégio de divulgar a todos os nossos inúmeros leitores.

Na altura, Roberto De Angelis sentiu dificuldades particulares ao passar da ambientação “fria”, precisa e bem definida do futuro de Nathan Never para o poeirento e desértico Arizona do Século XIX, porque segundo o próprio autor nos confidenciou na entrevista que nos concedeu em exclusivo: “São dois mundos tão diferentes que exigem metodologias e técnicas específicas. O meu estilo, nos últimos 15-20 anos, modelou-se de forma a poder descrever com eficácia o mundo de Nathan Never e, mais em geral, as rigorosas geometrias próprias da ficção científica. Por isso, reeducar-me para o traço impressionista que Tex exige foi uma experiência não exactamente relaxante.

Roberto De Angelis também considera a sua interpretação de Tex imatura e talvez também distante daquelas que são as características peculiares desta carismática personagem, mas em sua parcial defesa diz que o aprofundamento psicológico veio depois de resolver todas as demais complicações técnicas, e em Tex ele ainda estava muito ocupado a buscar um método que lhe permitisse ilustrar de forma convincente um mundo tão diferente daquele ao qual ele estava acostumado anteriormente.

Passados cerca de 7 anos após a publicação da história, De Angelis confidenciou-nos esta semana que é estranho rever depois de tanto tempo estas suas páginas de teste para Tex, pois não lhe parecem muito convincentes e por isso hoje as desenharia de um modo diferente, o que, com um pouco de optimismo, indica que, talvez, tenha conseguido evoluir na sua caminhada…

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Roberto Angelis, sem dúvida, tem um ótimo traço e sabe tudo sobre arte. Obviamente, que ao rever as tais págs de teste feitas do ranger achou que estas poderiam ser melhores. Pois, todo trabalho evolui, com o tempo, visto que cada artista tende a se adaptar a determinado personagem, principalmente, quando este personagem é de sua autoria. Também sou editor, autor e desenhista, e conheço muitos desenhistas, que para fazerem meus personagens também tiveram que se adaptar a eles e com o tempo, ao reavaliarmos as páginas de testes, também chegávamos a este tipo de conclusão: poderia ter sido melhor. Ledo engano, pois a evolução só vem com o tempo.
    As páginas de testes, em geral, servem para avaliarmos o potencial que um artista tem e pode ser desenvolvido, com o tempo. O mestre Angelis, mostrou em suas páginas de teste, de Tex, seu profundo conhecimento de arte e por isso foi aprovado pelos Bonellis que puderam sentir todo o seu potencial e vislumbrar sua normal evolução.
    Ótima matéria, bengala friend de alem mar. Parabéns!
    O bengala Moreira (vulgo Duke/Jãoeine), me mandou um e-mail. Está em Madrid rumo ao seu país. Esse encontro histórico sem dúvida deverá ser registrado em fotos e fatos que irão, sem dúvida, enriquecer e fortalecer ainda mais nossa milenar confraria: Bengalas Boys Club International Picaretation!
    Mano amplexo, pra você, grande Zeca!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *