Jogo do Tex Willer

Por José Carlos Francisco

O “Jogo da Glória”, também conhecido como “Jogo do Ganso”, é um jogo de tabuleiro, com um circuito em forma de espiral, contendo 63 (ou 90) casas que são percorridas mediante o lançamento de de dois dados. Em algumas casas, existem prémios, em outras castigos. E obviamente, vence quem chegar primeiro ao fim do percurso.

Segundo consta, o “Jogo da Glória” terá sido criado na Alemanha durante a Idade Média (possivelmente no séc. XV), mas acabou por se popularizar, por volta do século XVI, em França.

O jogo passou a ter uma maior divulgação a partir do momento em que Francesco de Médici, que governou Florença de 1574 a 1587, ofereceu um tabuleiro deste jogo a Filipe II, Rei de Espanha. Felipe terá ficado encantado com as reviravoltas do jogo.

Ao que parece, o tabuleiro mais antigo que se conhece data de 1640, e terá sido produzido em Veneza. Aos poucos, o tabuleiro foi-se modificando no que toca aos temas “abordados” nas diversas edições, a ponto de também Tex Willer, e o seu mundo, também ter sido um dos temas para este jogo (que não tem um tabuleiro “oficial”, mas, que em síntese é sempre o mesmo jogo) conforme podemos ver de seguida:

Trata-se de uma produção espanhola que inclui um tabuleiro de 38 x 38 cm com imagens sobretudo de Tex Willer e dos seus pards mas também de muitas outras personagens do seu mundo realizadas por diversos desenhadores e com um preço de venda ao público de 84,00€.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *