PONY EXPRESS

THE PONY EXPRESSO Pony Express foi fundado em 3 de Abril de 1860, para o transporte diário de correio entre St, Joseph no Missouri, e Sacramento na Califórnia e ganhar fama para a rota escolhida, de forma ao Governo Americano atribuir o contrato de correio, no valor de 1 milhão de dólares à Central Overland California and Pikes Peak Express Company.
 
Realizado sem interrupção, através de uma estafeta realizada por cavaleiros que revezando-se, cobriam por etapas distância entre as referidas localidades. Era um serviço extremamente perigoso pelo que como dizia o anúncio para o serviço: “Preferem-se para este serviço Órfãos”. Os cavaleiros ao serviço deveriam ser jovens, tendo o mais jovem seleccionado 11 anos e o mais velho 43. Tinham de ser leves e magros também, pesando o mais corpulento dos escolhidos apenas 39,3 quilos.
 
PONY EXPRESSO pagamento era elevado para a época, 100 dólares por mês.
Cada cavaleiro percorria entre 75 a 100 milhas (120 a 160 quilómetros) no seu percurso e trocavam de montada a cada 10 a 15 milhas (16 a 24 quilómetros). Os cavalos corriam a uma velocidade média de 16 Km/hora.
 
Foram comprados 400 cavalos e criadas 165 estações de muda. O total do percurso somava 3200 quilómetros entre St. Joseph, Missouri a Sacramento, Califórnia. Através dos Estados actuais do Kansas, Nebraska, canto nordeste do Colorado, Wyoming, Utah, Nevada, e Califórnia.
 
PONY   EXPRESSNo início do serviço havia partidas uma vez por semana, tendo a partir de meio de Junho de 1861 passado a haver duas partidas por semana. As mesmas eram feitas em ambos sentidos. O transporte mais rápido levou 7 dias e 17 horas entre as respectivas estações telegráficas, transportando o discurso de investidura do Presidente Lincoln.
 
A cavalgada mais longa, 370 milhas (595 Km), foi feita por Bob Haslam, entre as estações de muda de Friday Station e Smith Creek, no actual estado do Nevada.
 
CavalgandoO percurso total demorava normalmente 10 dias no Verão e 12 a 16 dias no Inverno. Outras Rotas: Por água de Nova York a São Francisco (através do Panamá em mulas). Rota do Sul ou de Butterfield de St.Louis e Memphis a El Paso até Los Angeles e San Francisco.
O dia 24 de Outubro marcou o fim oficial do Pony Express com a conclusão da ligação telegráfica que o tornava obsoleto.
 
Financeiramente, foi um falhanço, uma vez que os proprietários gastaram 700.000 dólares e tiveram um prejuízo de 200.000. A companhia perdeu o contrato governamental por pressões políticas e pelo rebentamento da Guerra Civil Americana.
 
Seus pontos positivos foram: melhorar as comunicações entre o Este e o Oeste, provando que a Rota Central era transitável durante todo o Inverno.
 
TEX PONY EXPRESS Serviu de percursora ao estabelecimento do trem transcontinental nessa rota. Manteve abertas as comunicações com a Califórnia no início da Guerra Civil. Forneceu a mais rápida linha de comunicações entre o Este e o Oeste até ao surgimento do telégrafo.
 
Captou a imaginação das pessoas de todo o mundo, até a de Bonelli como podemos ver na história “Pony Express”, onde Kit Willer, ao ficar sem vintém na sequência de um assalto à diligência onde viajava, se vê obrigado a empregar-se temporariamente no Pony Express, vivendo seu quinhão de aventuras trabalhando nesse histórico serviço.
 
Texto de Manuel Nascimento

Um comentário

  1. Muito interessante este post.
    Mas, fazem-me alguma espécie alguns dos números divulgados… 39kg o cavaleiro mais pesado??? Apenas uma média de 16km, com mudança de cavalo em tão curta distância???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *