O Tex de Hermann Huppen

Tex de Hermann

Hermann e o Tex Civitelliano envergado por Luiz Beira

.

Por José Carlos Francisco

Hermann Hupen, conhecido no mundo da banda desenhada, simplesmente, como Hermann, é um artista belga, autor de séries bastante populares como Bernard Prince, Comanche, Jeremiah ou As Torres de Bois-Maury e é o autor de BD franco-belga mais publicado em Portugal.Os primeiros esboços do Tex do Hermann

Hermann, sem dúvida um dos maiores desenhadores da actualidade, foi um dos convidados do VI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja e foi-me apresentado por Fabio Civitelli, que aquando do almoço realizado no Restaurante Alcoforado (o nome homenageia a famosa freira de Beja, Mariana Alcoforado), convidou-me simultaneamente para sentar-me à mesa onde já estavam estes dois Mestres Europeus da 9ª Arte, acompanhados de Luíz Beira, pseudónimo artístico de Armando Corrêa, o nome pelo qual o próprio prefere ser conhecido este actor, escritor, jornalista e crítico de BD.

Desenhando à vista com Luiz Beira a auxiliarDepois de um fausto almoço e enquanto esperávamos pela sobremesa, aproveitando a simpatia e boa disposição de Hermann ganhei coragem e esperando não ser abusador, pedi-lhe para desenhar um Tex Willer numa folha de papel arduamente conseguida por Jorge Machado-Dias a quem eu tinha recorrido desesperadamente já que não podia desperdiçar a oportunidade de conseguir uma preciosidade daquele que tanto desejo ver um dia a desenhar uma história de Tex.

O “convite” foi de pronto aceite por Hermann, que depois de alguns minutos me brindou então com um dos Tex’s mais valiosos da minha galeria de desenhos originais e exclusivos do Ranger: O Tex de Hermann!

O Tex do Hermann vai ganhando vida...O Tex do Hermann

Tex esse que teve como modelo, o Tex de Fabio Civitelli que estava estampado numa t-shirt envergada por Luiz Beira, conforme se pode ver na sucessão de fotos que publico e que mostram como foi nascendo este Tex do consagradíssimo desenhador belga!

José Carlos Francisco, o Mestre Hermann e o seu Tex

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

4 Comentários

  1. Caro Zeca,
    Digamos que você tem “o dedo tão pronto no gatilho” como o próprio Tex e nunca erra um “tiro”, nem desperdiça uma oportunidade…
    Que coroa de glória para a sua colecção possuir um original de Tex desenhado por um dos maiores mestres da Banda Desenhada moderna! E, ainda por cima, um desenho duplamente ORIGINAL, pois foi a primeira vez que Tex surgiu sob o traço de Hermann! O encontro de dois gigantes… de dois titãs do Oeste!
    Quanta inveja vão sentir os fãs texianos do Brasil, de Itália, de Portugal e de todo o mundo! E até na Bonelli deve haver quem sonhasse possuir um original assim… um autêntico tesouro!
    Mas você merece, amigo Zeca!
    Um abraço do
    Jorge Magalhães

  2. Caramba. És um predestinado pela boa sorte, Zeca. Mais uma bela peça para sua maravilhosa coleção. Já estou ansioso para ver o trabalho deste mestre que a tempos admiro.

  3. NOSSO AMIGO ZECA – SEMPRE PIONEIRO EM CONSEGUIR RARIDADES… GRANDE ABRAÇO – VOCÊ MERECE ISTO TUDO E MUITO MAIS, PELA PAIXÃO QUE DEDICA AO NOSSO HERÓI! VIDA LONGA PARA TEX WILLER!!!

  4. Formidável Zé Carlos, uma jóia para a tua colecção de desenhos originais (e com as fotos e a história de como nasceu o desenho), vai guardando tudo para o Museu! Um abraço. Orlando Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *