A passagem de testemunho de Claudio Villa para Maurizio Dotti no que diz respeito aos mini-pósteres de Tex

dezembro 18, 2017

A passagem de testemunho de Claudio Villa

para Maurizio Dotti no que diz respeito

aos mini-pósteres de Tex

*Depois de cerca de 430 ilustrações realizadas no espaço de mais de 20 anos (1996-2017), Claudio Villa passa o bastão de autor dos mini-pósteres de Tex publicados na colecção Tex Nuova Ristampa, a Maurizio Dotti.
.


.
A partir do próximo mês de Janeiro, os mini-pósteres de brinde publicados na série italiana de Tex Nuova Ristampa deixarão de ser desenhados por Claudio Villa para serem da autoria de Maurizio Dotti, um dos mais aclamados desenhadores do Ranger na actualidade. Trata-se de um verdadeiro acontecimento já que são mais de 20 anos e mais de 400 ilustrações realizadas pelo actual responsável pelas capas de Tex, acontecimento esse que apanhou praticamente todos os fãs e coleccionadores de Tex de surpresa já que era algo totalmente impensável e que levará certamente muitos leitores italianos de Tex a pensar se continuarão a comprar Tex Nuova Ristampa todos os meses, porque muitos coleccionadores só compravam a edição italiana devido precisamente às magníficas ilustrações de Claudio Villa, se bem que a passagem de testemunho foi bem ponderada e Maurizio Dotti é igualmente um excelente ilustrador como comprovou recentemente ao ilustrar as capas da revista nº 5 do Clube Tex Portugal e do recente Color Tex 12.


De facto Maurizio Dotti, um dos mais admirados e aclamados desenhadores do actual staff de desenhadores de Tex Willer, fez assim para a revista portuguesa a sua primeira capa de Tex, capa essa que foi muito elogiada não somente pelos leitores da revista do Clube Tex Portugal, mas também um pouco por todo o mundo após ser dada a conhecer na Internet, elogios que choveram inclusive na Sergio Bonelli Editore, sobretudo do actual responsável máximo de Tex, o editor Mauro Boselli.
Boselli
que é um confesso admirador das qualidades artísticas de Maurizio Dotti ficou tão agradado com a capa portuguesa que assim que houve uma oportunidade convidou o desenhador milanês (que foi uma das estrelas presentes na 3ª Mostra do Clube Tex Portugal, evento realizado em Abril de 2016) para fazer uma capa oficial de Tex, capa essa para uma das novas colecções dedicadas a Tex, o Color Tex nº 12 que teve lançamento no passado dia 22 de Novembro e que confirmou totalmente que era o verdadeiro substituto para Claudio Villa após o actual capista do Ranger ter solicitado a desvinculação da realização das ilustrações para o Tex Nuova Ristampa de modo a ter mais tempo livre para se dedicar ao seu Tex Gigante que já leva 15 anos de gestação.


De uma assentada tratam-se de duas excelentes notícias já que muitos leitores anseiam há anos em ler uma nova história de Claudio Villa, que deste modo será certamente finalizada mais rapidamente, mas também recentemente muitos leitores agradados com as recentes capas de Dotti se manifestaram que seria ele o natural sucessor de Claudio Villa na realização das capas de Tex. Não se trata de substituir Villa na realização das capas do Ranger, algo que nunca esteve em equação, mas substituir Claudio Villa na realização dos pósteres de Tex Nuova Ristampa é uma tarefa de fazer tremer os pulsos a qualquer um, se bem que Dotti já deu provas de estar à altura deste novo desafio!

Uma das primeiras ilustrações inéditas realizadas por Maurizio Dotti para Tex Nuova Ristampa!

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

3

Tex em 2018 pela Mythos Editora: Uma panóplia de novidades

dezembro 17, 2017

Tex em 2018 pela Mythos Editora:

Uma panóplia de novidades

Por José Carlos Francisco

Depois de ontem termos informado os nossos leitores do regresso de Dylan Dog, Martin Mystère, Nick Raider e Nathan Never ao catálogo da Mythos Editora após vários anos de ausência e da manutenção de Zagor, Júlia e Mágico Vento hoje é o momento de falarmos do que a editora brasileira está a preparar para o Tex em 2018, o ano em que o Ranger comemora sete décadas de vida editorial.

E, falando então em Tex, o herói criado em 1948 por G. L. Bonelli e Aurelio Galleppini que completará 70 anos de vida editorial, uma efeméride que a Mythos Editora não poderia deixar passar em branco, para além das tradicionais séries mensal, quinzenal e periódicas, a editora de São Paulo terá uma edição especial para registar o centenário de nascimento do mestre Galep, que para além de várias matérias alusivas ao mestre italiano trará também uma história de Tex desenhada por Galep, num total de 192 páginas.


Quanto às edições tradicionais Tex continuará sendo mensal e Tex Coleção quinzenal (passar Tex Coleção para mensal como alguns poucos leitores têm sugerido aqui no blogue do Tex seria um retrocesso, pois a Mythos passou essa série para quinzenal a pedido de um grande número de leitores, que reclamavam que iam levar 40 anos para completar a colecção se ela continuasse mensal). Tex Edição Histórica terá 4 edições (#103 a #106) sendo portanto trimestral, Tex Ouro por sua vez continuará sendo bimestral tendo por isso em 2018 as habituais seis edições (#94 a #99). Tex Especial Colorido continuará sendo semestral e assim sendo teremos em Janeiro a edição nº 10 e em Julho a nº 11, com a particularidade de agora ambos os volumes terem 160 páginas. Almanaque Tex, Tex Gigante e Tex Anual continuarão sendo séries anuais sendo publicados em Fevereiro, Outubro e Dezembro, respectivamente os números 50, 33 e 20. Por sua vez Tex Graphic Novel continuará a ser semestral e terá as suas duas edições (#5 e #6) em Junho e Dezembro.

Tex Platinum continuará a ser bimestral, mas além das histórias da série Anual, também trará as histórias das mini-séries Mercadores de Morte e O Veneno do Cobra, agora em volumes únicos.

Mas ainda haverá muito mais: o maior inimigo de Tex e o filho do bruxo voltarão em formato livro! A aventura O Sinal de Yama será reapresentada em Abril (dia 27) num elegante volume de 336 páginas em grande formato, valorizando o belo trabalho do artista Fabio Civitelli e A Volta de Mefisto, com belíssimos desenhos de Claudio Villa, vai virar um volume gigante e em cores que será publicado em Setembro (dia 3) para ser a edição oficial de 70 anos de Tex!

Mas a Mythos pretende ainda dar mais destaque aos 70 anos do Ranger e está a preparar várias outras iniciativas, algumas das quais surpreenderão bastante (positivamente, claro) os fãs e coleccionadores de Águia da Noite, mas para não agourar os detalhes contratuais que ainda não foram concluídos, paramos por aqui, mas a qualquer momento o Blogue do Tex voltará com novas informações, por isso não deixem de estar atentos e de nos seguir diariamente.


(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

7

UM ANO BOMBÁSTICO: Dylan Dog, Martin Mystère, Nick Raider, Nathan Never e Mágico Vento publicados em língua portuguesa em 2018

dezembro 16, 2017

UM ANO BOMBÁSTICO:

Dylan Dog, Martin Mystère, Nick Raider,

Nathan Never e Mágico Vento

em língua portuguesa em 2018

Por José Carlos Francisco


2018 apresta-se para ser um ano memorável no Brasil, mas também em Portugal, no que aos fumetti da Sergio Bonelli Editore diz respeito já que para além de se comemorar os 70 anos de Tex vamos ter grandes regressos de consagrados personagens da Casa Editrice Milanesa que voltarão a “falar” em língua portuguesa: Dylan Dog, Martin Mystère, Nick Raider, Nathan Never e Mágico Vento voltam no próximo ano ao catálogo da Mythos Editora para alegria de milhares e milhares de leitores órfãos destes personagens há já alguns anos, excepção feita a Mágico Vento que teve este ano (2017) a sua primeira edição luxuosa na forma de Graphic Novel Deluxe e que devido ao sucesso terá em 2018 mais duas edições totalmente a cores, contendo novamente capa dura, papel especial nas suas 204 páginas e o formato 198 x 267 mm.

Mas a grande notícia que damos hoje em rigoroso exclusivo é o regresso de Dylan Dog, Martin Mystère, Nick Raider e Nathan Never ao catálogo da Mythos Editora, num plano muito mais ousado do que os anteriores e com um investimento bastante grande, já que as negociações com a Bonelli não foram nada fáceis, como eu mesmo pude comprovar em Outubro ao participar numa primeira reunião em Milão com Davide Bonelli, Simone Airoldi, Ornella Castellini, Dorival Vitor Lopes e Júlio Schneider. Mas com certeza a Mythos Editora vai  capitalizar esse esforço em prestígio junto aos seus milhares de leitores, até porque como será anunciado em breve as novidades (e que novidades) para 2018 não se ficarão por aqui, sobretudo no que a Tex diz respeito já que há grandes novidades relacionadas com o Ranger que daremos a conhecer em breve aos nossos leitores aqui no blogue do Tex.

E só para se ter uma ideia da grandeza do plano editorial exclusivamente bonelliano para o próximo ano, podemos já informar que a editora brasileira publicará o incrível número de 16.384 páginas, uma média mensal de 1.366 páginas, que a tornam indiscutivelmente uma das maiores editoras a nível mundial, havendo ainda hipóteses desse já de si incrível número de páginas poder aumentar já que ainda há possibilidades de termos mais algumas edições especiais que estão ainda a ser negociadas para 2018.


Mas voltando às estrelas desta notícia: Dylan Dog, Martin Mystère, Nick Raider (o Tex de Nova York!) e Nathan Never em 2018 poderemos então matar a saudade destes velhos amigos, que retornarão em edições especiais de dar água na boca. E os regressos começarão em Março, mais precisamente no dia 9, com a publicação de  Dylan Dog #1, edição contendo 96 páginas. Mas ainda nesse mesmo mês de Março, no dia 23, teremos a edição de Martin Mystère #1 igualmente com 96 páginas. No mês seguinte, em Abril, teremos as edições nº 2 igualmente de Dylan Dog (dia 10) e de Martin Mystère (dia 23), ambas também com o mesmo (96) número de páginas.

Em Maio vamos ter as estreias de Nick Raider #1 (dia 10) e Nathan Never #1 (dia 23), igualmente com 96 páginas cada publicação, mas nesse mesmo mês de Maio vamos ter ainda Dylan Dog Graphic Novel #1 com 104 páginas. Em Junho teremos os segundos números de Nick Raider (dia 11) e Nathan Never (dia 20), igualmente com 96 páginas cada volume. A iniciar o segundo semestre de 2018 (Julho) teremos Dylan Dog #3 (dia 10) e Martin Mystère #3 (dia 23), também com 96 páginas cada. Em Agosto será a vez de Nick Raider #3 (dia 10) e Nathan Never #3 (dia 23), sempre com 96 páginas. Setembro trará Dylan Dog #4 (dia 10) e Martin Mystère #4 (dia 23). Por fim, em Outubro de 2018 serão publicados os volumes 4 de Nick Raider (dia 10) e Nathan Never (dia 23), mantendo-se as habituais 96 páginas por edição.

Em breve anunciaremos aqui mesmo no blogue do Tex os títulos e autores de todos estes volumes, mas diga-se já que no que se refere a outras personagens Bonelli publicadas pela Mythos Editora, que Júlia e Zagor continuarão em 2018 com as suas edições bimestrais, e o Espírito da Machadinha ainda terá quatro edições da série Zagor Especial e mais três edições coloridas, incluindo um volume para comemorar os 40 anos do herói no Brasil (é, parece que foi ontem, mas 1978 já passou faz um tempinho). Quanto a Tex, bem, as novidades são muitas, teremos inclusive uma edição oficial de 70 anos de vida editorial, uma efeméride que a Mythos não poderia deixar passar em branco, mas em breve vamos, aqui mesmo, trazer as notícias mythosianas relativas ao Ranger. Com tudo isto teremos muita leitura de primeira qualidade para 2018. Muito obrigado por tal, prezados editores Dorival Vitor Lopes e Helcio de Carvalho. Sem vocês o mundo de milhares de bonellianos de língua seria certamente menos bom!


Por fim, no início do texto escrevemos “2018 apresta-se para ser um ano memorável no Brasil, mas também em Portugal”, frase escrita intencionalmente já que em 2018 poderemos ter também edições bonellianas exclusivas para Portugal, por isso prezados leitores continuem atentos ao blogue português do Tex que mais uma vez comprova que se encontra na vanguarda da informação texiana em particular e bonelliana em geral!

2018 - Mythos & Bonelli, uma parceria de sucesso

2018 - Mythos & Bonelli, uma parceria de sucesso

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

35

Caricatura de Tex com Ary Otávio e Miguel Zinelli, os vencedores do passatempo “Descubra os 30 erros”

dezembro 15, 2017

Caricatura de Tex com Ary Otávio e Miguel

Zinelli, os vencedores do passatempo

Descubra os 30 erros

Por José Carlos Francisco

Ary Otávio e Miguel Zinelli foram os vencedores do passatempo “Descubra os 30 erros”, concurso patrocinado pelo blogue português do Tex e que consistia em acertar os 30 erros presentes numa releitura realizada por Bira Dantas do desenho de Aurelio Galleppini, uma homenagem ao dia 30 de Setembro de 1948, quando foi publicada a primeira aventura de TEX, “O Totem Misterioso”.


O passatempo teve uma enorme participação já que recebemos dezenas de e-mails dos nossos leitores de Portugal, Brasil e Itália, a grande maioria tendo acertado os 30 erros e poucos minutos após o lançamento do passatempo determinaram-se logo os vencedores. E porquê vencedores e não apenas um único vencedor? Ary Otávio foi o primeiro a achar os 30 erros que o Mestre Bira Dantas marcou, mas o pard Miguel Zinelli pouco depois achou 31, pois quando o caricaturista Bira Dantas inverteu o chapéu do Tex (que seria um único erro), apagou a sombra (o que  fez o Miguel Zinelli marcar esse erro também). Outros concorrentes marcaram isso como erro também, mas o Miguel Zinelli foi o primeiro.
Como a falha foi nossa, achamos que não seria correcto premiar um em detrimento do outro, assim, decidimos fazer a caricatura dos dois concorrentes ao lado do Tex.

Desse modo o tão almejado prémio, uma caricatura de Ary Otávio e de Miguel Zinelli ao lado de Tex já foi realizada por Bira Dantas como podemos ver de seguida:

Miguel Zinelli, Ary Otávio e TEX, numa arte de Bira Dantas

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2

A HOMENAGEM de Catherine Labey, Jorge Magalhães e… Fabio Civitelli a José Carlos Francisco pelo seu 50º aniversário

dezembro 13, 2017

A HOMENAGEM de Catherine Labey,

Jorge Magalhães e… Fabio Civitelli

a José Carlos Francisco

pelo seu 50º aniversário

(Para aproveitar a extensão completa do desenho, clique no mesmo)

8

Pelo QUARTO ano CONSECUTIVO, TEX e Mythos Editora NOMEADOS para os prestigiados TROFÉUS CENTRAL COMICS na importante categoria MELHOR EDIÇÃO PERIÓDICA em Portugal

dezembro 13, 2017

Pelo QUARTO ano CONSECUTIVO, TEX e

Mythos Editora NOMEADOS para os

prestigiados TROFÉUS CENTRAL COMICS na

importante categoria MELHOR EDIÇÃO

PERIÓDICA em Portugal

Cartaz da XV Edição dos Troféus Central Comics realizado por Jorge Coelho

Já está a decorrer a votação para os prestigiados TROFÉUS CENTRAL COMICS, evento de iniciativa privada, que tem sabido adaptar-se às mudanças ao longo dos anos e que entram na XV edição e como sempre incidem sob as melhores obras, profissionais e amadoras, e autores publicados em Portugal no ano transacto,com a particularidade deste ano não ter havido um júri e todos os nomeados são da escolha dos leitores que participaram na primeira volta de votações, mais uma vez promovidas pelo portal Central Comics.

Na categoria “Melhor Publicação Periódica” podemos constatar que pelo quarto ano consecutivo em Portugal, TEX (que conquistou um honroso segundo lugar em 2015), com o selo da Mythos Editora, é um dos CINCO nomeados para vencer o prestigioso galardão, tendo o Ranger italiano uma forte concorrência, já que disputa o respectivo Troféu com as publicações Disney Comix (Goody), Disney Especial (Goody), Espetacular Homem-Aranha (Panini) e JanKenPon (Banzai Team).

Esta categoria (“Melhor Publicação Periódica“) engloba obras com lançamentos periódicos (formato revista, jornal, prestige, álbum) editada em/para Portugal no ano transacto, em língua portuguesa (CPLP) e/ou bilíngue, por editor profissional ou amador, e distribuição nacional em bancas.

O blogue português do Tex e o Clube Tex Portugal, único Clube em Portugal dedicado exclusivamente a um herói da BD, e o primeiro Clube oficial de Tex no mundo, apelam a todos os fãs e coleccionadores portugueses do Tex que participem nesta nobre e importante iniciativa, votando no Ranger de Bonelli e Galep caso considerem ser merecedor do Troféu.

Este ano o período de votação decorre até há meia-noite de 23 de Dezembro 2017. Recomendamos SEMPRE a leitura dos regulamentos, que poderão ser consultados aqui!

Para votar vá a http://www.centralcomics.com/2017/12/06/xv-trofeus-central-comics-2017/

Pelo QUARTO ano CONSECUTIVO, TEX e Mythos Editora NOMEADOS para os prestigiados TROFÉUS CENTRAL COMICS na importante categoria MELHOR EDIÇÃO PERIÓDICA em Portugal

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

1

Póster Tex Nuova Ristampa 287

dezembro 12, 2017

Póster Tex Nuova Ristampa 287

Nesta magnífica ilustração nocturna da autoria de Claudio Villa, vemos Tex Willer a bordo de um barco que desce o rio Mississipi, a disparar contra um marinheiro (que tinha acabado de assassinar o senhor Fergusson, proprietário do barco) que para fugir ao Ranger atirou-se para o rio…

Desenho INÉDITO no Brasil e inspirado na história “Il ritorno della Tigre Nera” de Claudio Nizzi e Fabio Civitelli (Tex italiano #443 a #445).
(Para aproveitar a extensão completa do póster, clique no mesmo)

1