Discurso de inauguração da 4ª Mostra do Clube Tex Portugal, Anadia, 29 de Abril de 2017

maio 1, 2017

Discurso de inauguração da

4ª Mostra do Clube Tex Portugal,

Anadia, 29 de Abril de 2017

Anadia, 29 de Abril de 2017

Exma. Senhora Presidente da Câmara Municipal de Anadia; Exmo. Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia; Exmo. Senhor Director do Museu do Vinho Bairrada, Senhores Vereadores, Caríssimos Mestres Andrea Venturi e Leomacs, Senhores Convidados, Excelentíssima Assistência e Órgãos da Comunicação Social Presentes.

Muito boa tarde a todos! Antes de mais nada, sejam bem-vindos a esta bonita e hospitaleira terra, que é Anadia, capital da Bairrada, região de cultura vitivinícola, gastronómica e de inúmeras outras qualidades!

Depois dos grandes sucessos ocorridos com as três primeiras Mostras do Clube Tex Portugal, realizadas anualmente, precisamente aqui, no magnífico Museu do Vinho Bairrada, que contaram com as ilustres presenças dos prestigiados desenhadores Pasquale Del Vecchio, Pasquale Frisenda, Stefano Biglia, Massimo Rotundo e Maurizio Dotti, hoje reunimo-nos pelo quarto ano consecutivo, e, constitui para este, que é o único Clube no nosso país dedicado exclusivamente a um herói da BD e o primeiro Clube oficial de Tex no mundo, um novo marco importantíssimo da sua ainda curta, mas já consolidada história. Por isso, é com grande prazer e emoção, que inauguramos esta 4ª Mostra que proporciona a presença dos consagrados e sublimes desenhadores italianos, Andrea Venturi e Leomacs.

Queria aqui deixar claro, em nome do Clube Tex Portugal, o quanto foi, e é, também, importante para nós registar a sensibilização e carinho com que fomos apoiados desde o primeiro momento pelo Executivo Camarário, em especial pela Senhora Presidente da Câmara, Engenheira Maria Teresa Belém Correia Cardoso, aqui presente, agradecendo a sua ilustre e fundamental presença na inauguração desta 4ª Mostra.
Agradecemos também a distinta presença do Senhor Vice-Presidente da Câmara, Engenheiro Jorge Sampaio, que inclusive este ano foi determinante para que a Câmara Municipal de Anadia adoptasse o estatuto de Capital Portuguesa do Tex, acto este, que reconheceu toda a nossa importância e que certamente viabilizará outros grandes feitos dele decorrente.
Agradecemos igualmente toda a colaboração e disponibilidade do Sr. Dr. Pedro Dias, Director do Museu do Vinho Bairrada, no apoio a esta iniciativa cultural, possibilitando que a mesma se realize neste nobre e singular espaço.

Consideramos que, sem o apoio destes nomes, certamente seria inviável a promoção do nosso evento. Ressaltamos que é de extrema importância a participação do Poder Público, que, combinado com a parceria desta casa, possibilitam a propagação da cultura e do lazer na sua melhor qualidade, marcas desta terra tão singular.

Gostaríamos também de agradecer as ilustres presenças de Andrea Venturi e Leomacs, sobretudo porque acreditaram nesta iniciativa portuguesa e um muito obrigado a ambos, por terem realizado expressa e exclusivamente para este nosso evento, duas belíssimas ilustrações do Tex no nosso Município. É uma honra sermos presenteados com tal carinho e reconhecimento. Segue ainda um agradecimento muito especial ao editor brasileiro Dorival Vitor Lopes e ao tradutor Júlio Schneider, da Mythos Editora, que vieram propositadamente do Brasil para nos prestigiar, abrilhantando a nossa estimada Mostra.

Em meu nome pessoal aproveito ainda, para agradecer a todos os Sócios do Clube Tex Portugal, estejam ou não aqui presentes, porque este evento também só é possível devido à colaboração e disponibilidade individual, que somam e traduzem, no seu conjunto, o verdadeiro espírito texiano!

Para concluir, informo que no final desta sessão, será servido um espumante de honra, no espaço de Restauração e Cafetaria do Museu, para o qual ficam desde já convidados.

Obrigado a todos, pela Vossa presença, hoje, em Anadia, e desde já, desfrutem do nosso evento!

José Carlos Pereira Francisco,
Presidente do Clube Tex Portugal


(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

1

As ilustrações de Andrea Venturi e Leomacs para a 4ª Mostra do Clube Tex Portugal

abril 30, 2017

As ilustrações de Andrea Venturi e Leomacs

para a 4ª Mostra do Clube Tex Portugal

Por José Carlos Francisco

Andrea Venturi e Leomacs, os dois conceituados autores italianos que estão presentes na 4ª Mostra do Clube Tex Portugal nestes dias 29 e 30 de Abril no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, agraciarão os visitantes do evento com uma ilustração feita propositadamente por cada um deles para este evento português, ilustração essa que será devidamente autografada por cada um dos desenhadores que desse modo e com a colaboração da Direcção do Clube, homenagearão quem prestigiar o evento com a própria presença.

Andrea Venturi desenhou o Tex  e o seu pard Kit Carson em plena Praça Visconde Seabra, próximos ao monumento dedicado aos soldados do concelho de Anadia mortos no decurso da 1ª Grande Guerra Mundial, vendo-se ao fundo um dos edifícios mais emblemáticos da capital bairradina: a Câmara Municipal que em anos anteriores também já foi desenhada por Pasquale Del Vecchio e Stefano Biglia.

Ilustração de Andrea Venturi para a 4ª Mostra do Clube Tex Portugal - Anadia 2017

Por sua vez Leomacs desenhou o Tex num duelo na Main Street de Anadia, em pelo século XIX, tornando assim, nesta sua arte juntamente com a arte de Andrea Venturi, esta quarta presença do Ranger na capital da Bairrada, uma região rica e afamada pelo leitão, mas também pela produção de apreciados espumantes, muito mais especial.

Ilustração de Leomacs para a 4ª Mostra do Clube Tex Portugal - Anadia 2017

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

0

4ª Mostra do Clube Tex Portugal AMPLAMENTE noticiada

abril 29, 2017

4ª Mostra do Clube Tex Portugal

AMPLAMENTE noticiada

Por José Carlos Francisco

4ª Mostra do Clube Tex Portugal AMPLAMENTE noticiada

O Clube Tex de Portugal, criado em 10 de Agosto de 2013, por ocasião do 18º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, vai levar a efeito, como já foi amplamente divulgado aqui mesmo no blogue do Tex, nos dias 29 e 30 de Abril, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, a sua 4ª Mostra que contará com as presenças dos consagrados desenhadores italianos Andrea Venturi e Leomacs.

A 4ª mostra do clube português dedicado ao Ranger reunirá duas dúzias de pranchas dos autores, seleccionadas pelos próprios, que darão aos visitantes desta quarta Mostra do Clube Tex Portugal, uma visão geral acerca de colaborações recente de Andrea Venturi e Leomacs para com a Sergio Bonelli Editore.


Mas teremos também em Anadia a exposição de verdadeiros itens de coleccionador, tais como livros temáticos, revistas de diversos países onde Tex é e/ou foi publicado, estátuas, estatuetas, selos, pins, puzzles, filmes, desenhos animados, postais, porta-chaves e tantos outros itens, como por exemplo um maço de cigarros “pirata” de Tex ou o diário de Tex, para dar mais brilho e cor a esta 4ª Mostra do Clube Tex Portugal, mostra esta que inquestionavelmente está a fazer um grande furor, tamanho tem sido a sua divulgação nos sites, blogues e jornais portugueses e até mesmo em sites internacionais tem sido AMPLAMENTE noticiada.


E com o aproximar da inauguração do evento, que ocorrerá neste sábado, dia 29, pelas 15h e com as ilustres  presenças da Presidente da Câmara Municipal de Anadia, a Excm.ª Sr.ª Eng.ª Maria Teresa Belém Correia Cardoso, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia, o Excm.º Sr. Engenheiro Jorge Sampaio e do Director do Museu do Vinho Bairrada, o Excm.º Sr. Dr Pedro Dias, ainda mais noticiada irá ser nos sites especializados em banda desenhada e órgãos de informação nacional que somente na véspera ou no próprio dia costumam noticiar este género de eventos, pelo que mesmo antes de ser inaugurada, esta 4ª Mostra do Clube Tex Portugal, é já um estrondoso sucesso e prova disso serão também as centenas de visitantes que teremos em Anadia, nos dois dias do evento e que comprovarão que a realização desta exposição texiana, no Museu do Vinho Bairrada, foi novamente uma aposta ganha que prestigiará uma vez mais a cidade de Anadia e a nossa amada banda desenhada em geral e o Tex em particular.


As presenças de Andrea Venturi e Leomacs, dois dos mais consagrados desenhadores do staff actual de Tex, presenças essas que vêm enriquecer sobremaneira o evento bairradino, já que todos os presentes ao evento terão a fantástica oportunidade de conviver durante dois dias e conversar com dois dos mais emblemáticos autores da banda desenhada italiana, para além de poderem enriquecer a sua colecção com um desenho exclusivo feito na hora, já que teremos sessões de desenho ao vivo no programa desta Mostra.

Para o Clube Tex Portugal as presenças de Andrea Venturi e Leomacs serão sempre um novo ponto alto no historial do Clube português, dado que por nunca antes estes autores terem estado presentes numa Mostra do Clube Tex Portugal, ficarão na História como tendo sido mais dois grandiosos desenhadores a expor num evento organizado pelo Clube Português.


Para finalizar informa-se que esta 4ª Mostra do Clube Tex Portugal será exclusiva da cidade de Anadia, pelo que caro leitor, fã e coleccionador do Ranger, não deixe de visitar a capital bairradina nos dias 29 e 30 de Abril para vivenciar mais um grande evento texiano.


(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

0

Fotos da produção do livro de Tex “Ouro Negro” em gráfica

abril 28, 2017

Fotos da produção do livro de Tex

Ouro Negro” em gráfica

Apresentação
seguida de sessão de autógrafos
Sábado, 29 de Abril
Auditório do Museu do Vinho Bairrada, Anadia
Com Leomacs, Rui Brito e Mário João Marques
Moderação de João Miguel Lameiras
(16,00 € para o público em geral no lançamento e 15,00 € para sócios do Clube Tex Portugal)

Tex: Ouro Negro
Colecção Romance Gráfico Tex #4
Manfredi (argumento)
Leomacs (desenho)
Polvo
Portugal, Abril de 2017
185 x 245 mm, 228 p., pb, capa mole com badanas 125 mm
16,99 € (para encomendar directamente ao editor Rui Brito escreva para o e-mail ruibritobad@gmail.com)

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

0

CONCEITUADO jornalista, repórter, apresentador e director de televisão THIAGO GARDINALI vem a Anadia cobrir a 4ª Mostra do Clube Tex Portugal

abril 28, 2017

CONCEITUADO jornalista, repórter,

apresentador e director de televisão

THIAGO GARDINALI vem a Anadia cobrir

a 4ª Mostra do Clube Tex Portugal

Por José Carlos Francisco

Thiago Gardinali

O Clube Tex de Portugal vai levar a efeito, como já foi amplamente divulgado aqui mesmo no blogue do Tex, nos dias 29 e 30 de Abril, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, a sua 4ª Mostra que contará com as presenças dos consagrados desenhadores italianos Andrea Venturi e Leomacs.

As presenças de Andrea Venturi e Leomacs vêm enriquecer sobremaneira o evento bairradino, já que todos os presentes ao evento terão a fantástica oportunidade de conviver durante dois dias e conversar com dois dos mais emblemáticos autores da banda desenhada italiana, para além de poderem enriquecer a sua colecção com um desenho exclusivo feito na hora, já que teremos sessões de desenho ao vivo no programa desta Mostra.

Thiago Gardinali com Fabio Civitelli na Feira do Livro de Milão, Itália

E com este 4º evento, vai-se consolidando cada vez mais até a internacionalização das Mostras do Clube Tex Portugal, como provam os diversos visitantes oriundos do estrangeiro, desde o Brasil até Itália passando por Espanha, França, Holanda, Angola e até Moçambique nestes 4 anos em que tivemos a presença de Pasquale Del Vecchio, Pasquale Frisenda, Stefano Biglia, Massimo Rotundo e Maurizio Dotti, inclusive com bastante divulgação na imprensa estrangeira e este ano temos novamente uma grande comitiva vinda do Brasil, comitiva essa que integra inclusive um CONCEITUADO (vejam o quanto no vídeo que se segue, onde mostra toda a sua qualidade e fibra) jornalista, repórter, apresentador e director de televisão (para além de um grande conhecedor e crítico de banda desenhada): THIAGO GARDINALI que tem grande experiência em rádio e televisão, na frente e por trás das câmaras. Apresentação e direcção de programas, reportagens especiais e coberturas internacionais.

Thiago Gardinali apresentou programas na Rede Vida, foi repórter na RedeTV e CNT. Durante dez anos, foi âncora jornalístico na Rádio Jovem Pan, sendo premiado pela APCA por seu programa em rede nacional. Realizou diversas coberturas nacionais e internacionais, entre elas a Guerra do Iraque, os Jogos Olímpicos na China, o Campeonato do Mundo de Futebol na África do Sul, o Papa no Vaticano e uma erupção de vulcão no Chile. Nos últimos anos, apresentou o jornalístico diário Em Cima do Fato e dirigiu a programação da TV Mix. Como empresário, Gardinali comanda sua própria produtora de TV, fornecendo conteúdo para emissoras no Brasil e em outros países.

Thiago Gardinali com Fabio Civitelli no stand da Sergio Bonlli Editore

Thiago Gardinali (que também é fã de Tex) vem a Anadia cobrir a 4ª Mostra do Clube Tex Portugal para divulgar o evento português nas televisões do Brasil, mostrando assim a cada vez maior internacionalização dos eventos Texianos portugueses. Um ilustre visitante que muito nos prestigia e honra e que esperemos leve do nosso país e do nosso evento as melhores impressões possíveis até para o podermos ter por cá novamente no futuro. Obrigado Thiago Gardinali por prestigiar o Clube Tex Portugal e os fãs e coleccionadores portugueses de Tex!

Thiago Gardinali com Alfredo Castelli

Sempre que pode Thiago Gradinali dá atenção a Tex Willer nos seus programas, como se pode ver de seguida quando dá o devido destaque à magnífica arte de Maurizio Dotti:


Ou quando deu ênfase à  história “O Cavaleiro Solitário” de Joe Kubert (como podemos ver de seguida) que foi lançada a cores nos Estados Unidos da América e à POLÉMICA das páginas censuradas pela Bonelli, divulgadas em primeira mão AQUI no blogue  português do Tex!

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

0

A CAPA EXCLUSIVA (passo a passo) de Tex em “Ouro Negro”, por Leomacs, com o selo da Polvo

abril 27, 2017

A CAPA EXCLUSIVA (passo a passo) de Tex

em “Ouro Negro”, por Leomacs,

com o selo da Polvo

Por José Carlos Francisco

Pela quarta vez no espaço de dois anos, a portuguesa Polvo Editora, uma chancela editorial de Rui Brito, vai PUBLICAR um Tex genuinamente português, até porque terá uma CAPA EXCLUSIVA PARA PORTUGAL. Lançamento esse que ocorrerá já no dia 29 de Abril, em Anadia, durante a 4ª Mostra do Clube Tex Portugal: “Ouro Negro“, de Gianfranco Manfredi e Leomacs (pseudónimo de Massimiliano Leonardo) é o volume eleito e o prestigiado desenhador italiano Leomacs estará presente no evento texiano para abrilhantar o lançamento deste seu livro que contém uma das mais especiais histórias de Tex feitas nestes 69 anos de vida editorial do Ranger!

.


A apresentação do livro “Ouro Negro”, o quarto volume da colecção TEX ROMANCE GRÁFICO, ocorrerá pelas 16 horas deste sábado, 29 de Abril, no auditório do Museu do Vinho Bairrada e contará com a participação de Leomacs, Rui Brito e Mário João Marques sob moderação de João Miguel Lameiras, ao que seguir-se-á a venda do livro onde os compradores poderão conseguir um autógrafo do próprio desenhador já que está previsto no programa uma sessão de autógrafos.


O livro que teve tradução de José Carlos Francisco, legendagem de Hugo Jesus e texto introdutório de Mário João Marques, terá um formato de 18,5 x 24,5 cm e uma encadernação brochada: capa mole com badanas de 12,5 cm e será confeccionado num papel de boa qualidade estando enriquecido com ilustrações inéditas seleccionadas pelo próprio Leomacs estando ainda valorizado com uma capa realizada exclusivamente para a edição portuguesa.


Capa essa que damos aqui a conhecer num passo a passo desde a ideia inicial até capa final, passando por algumas outras fases onde se registaram pequenas alterações por parte de Leomacs e de Donizeti Amorim, o colorista profissional que pintou esta apelativa capa, como podemos ver na sequência de imagens que ilustram este post.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

1

PROGRAMA OFICIAL da 4ª Mostra do Clube Tex Portugal

abril 26, 2017

Convite para a Inauguração da 4ª. Mostra do Clube Tex Portugal

PROGRAMA OFICIAL

da 4ª Mostra do Clube Tex Portugal

Data: 29 de Abril (sábado) e 30 de Abril (Domingo)
Horário:
11h00 – 19h00 horas
Local: Museu do Vinho Bairrada – ANADIA
Entrada:
GRATUITA (com direito a entrada gratuita na Exposição Permanente, designada por Percursos do Vinho e exposta ao longo de seis salas temáticas, com peças de valor arqueológico, etnográfico e técnico, reunidas com a colaboração de diversos vitivinicultores, entidades locais e nacionais e para as Exposições Temporárias onde se revelam a pintura e o desenho de Gabriela Carrascalão – “Mana Timor” – e algumas das melhores caricaturas e arte digital de Rui Duarte – “Mr. Vin e Companhia”).

Tema: Esta quarta Mostra do Clube Tex Portugal tem como ponto alto a presença de dois dos mais consagrados desenhadores italianos de banda desenhada: Andrea Venturi e Maximiliano Leonardo (Leomacs) que vêm expor trabalhos de sua autoria relacionados a Tex:

Andrea Venturi e “Os pioneiros”Uma dúzia de pranchas do autor, seleccionadas pelo próprio, pretendem dar a conhecer, aos visitantes, no seu formato original, algumas da mais belas páginas de uma das mais elogiadas histórias da colecção Tex Gigante.

Leomacs e “Ouro negro” – Uma dúzia de pranchas do autor, seleccionadas também pelo próprio, pretendem dar a conhecer aos visitantes da 4ª Mostra do Clube Tex Portugal, no seu formato original, algumas da mais belas páginas de uma das mais recentes e inusitadas histórias de Tex e que complementam o lançamento desta obra em Portugal: Ouro negro, através do selo da Polvo.

Cartazes oficiais da 4ª Mostra do Clube Tex Portugal

Programa

Sábado, 29 de Abril
15h00 – Inauguração Oficial da 4ª Mostra do Clube Tex Portugal (Auditório);
15h30 – Visita guiada por Andrea Venturi e Leomacs às suas exposições;
15.h45 – Espumante de Honra, aberto aos convidados e público presente.
16h00  – Apresentação do livro “Ouro negro”, de Gianfranco Manfredi e Leomacs (Polvo) com a participação de Leomacs, Rui Brito e Mário João Marques sob moderação de João Miguel Lameiras (Auditório);
16h30 – Sessão de autógrafos com Andrea Venturi e Leomacs, disponível para todo o público presente, durante a qual os autores terão oportunidade de assinar os desenhos feitos por cada um especialmente para cartazes da Mostra. Para quem adquirir o livro “Ouro negro”, o desenhador Leomacs autografará em exclusivo cada exemplar;
18h00 – Desenho ao vivo com Andrea Venturi e Leomacs, EXCLUSIVO para sócios do Clube Tex Portugal (desenhos para não sócios somente depois de atendidos os pedidos dos sócios presentes);
20h30 – Jantar/Tertúlia com a participação de Andrea Venturi e Leomacs  (Restaurante “Nova Casa dos Leitões”).

Domingo, 30 de Abril
11h – Desenho ao vivo com Andrea Venturi e Leomacs, EXCLUSIVO para sócios do Clube Tex Portugal (desenhos para não sócios somente depois de atendidos os pedidos dos sócios presentes);
12h – Sessão de autógrafos com Andrea Venturi e Leomacs;
13h – Almoço/Tertúlia com a participação de Andrea Venturi e Leomacs  (Restaurante “Curiagrillbar”).

15h00 – Conferência Tex com a participação de Andrea Venturi, Leomacs, Dorival Vitor Lopes e Júlio Schneider, sob a moderação de Pedro Cleto (Auditório);
16h00 – Sessão de autógrafos com Andrea Venturi e Leomacs;
17h00 – Desenho ao vivo com Andrea Venturi e Leomacs. EXCLUSIVO para sócios do Clube Tex Portugal (desenhos para não sócios somente depois de atendidos os pedidos dos sócios presentes);
18h15 – Festa de Encerramento.

Convite para a Inauguração da 4ª. Mostra do Clube Tex Portugal

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

0