O primeiro evento oficial da Confraria Bonelli, foi um sucesso que contou inclusive com as presenças de Kit Carson, Kit Willer, Yama, Zagor e… Capitão América!


Por José Carlos Francisco (texto) e Confraria Bonelli (fotos)

Decorreu no último fim de semana, dias 14 e 15 de Outubro, em Santa Maria, município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, com cerca de 300.000 habitantes, a primeira reunião oficial da Confraria Bonelli,  capitaneada por Joana Rosa Russo, Miguel Zinelli e Edemar Schnornberger. Trata-se de um grupo organizado de leitores totalmente apaixonados pelas publicações da Sergio Bonelli Editore que são hoje mantidas no Brasil graças aos esforços da Mythos Editora e, da recém criada, Editora Lorentz.


A organização deste primeiro encontro oficial esteve a cargo de Nadir Dutra e foi um evento bastante concorrido e com bastante qualidade como facilmente nos apercebemos pelos ecos que nos chegaram durante a semana e o sucesso foi tanto que contou inclusive com as presenças de Kit Willer (Ulisses Miranda) e Kit Carson (Edemar Schnornberger) em representação dos pards, de Yama (Edemar Schnornberger) que veio representar os inimigos de Tex, de Zagor (Pedro Bianchi) representando as demais personagens da Sergio Bonelli Editore e até do Capitão América (Junior Wentz) em representação dos comics, tudo altas personalidades da Nona Arte que engrandeceram ainda mais este primeiro, de seguramente muitos que irão ocorrer no futuro, convívio da Confraria Bonelli que registou então a adesão de dezenas de confrades, alguns inclusive que fizeram centenas de quilómetros “apenas” para prestigiarem esta primeira organização da Confraria Bonelli!


Como o espaço é tirano e porque a memória às vezes já me atraiçoa certamente não vou conseguir publicar o nome de todos os confrades presentes no passado fim de semana em Santa Maria, por isso deixo já aqui o meu pedido de desculpas antecipado, por alguma eventual omissão de algum ou alguma confrade que não mencionarei apenas por esquecimento: os já citados Nadir Dutra, Joana Rosa Santos, Miguel Zinelli, Edemar Schnornberger, Ulisses Miranda, Junior Wentz e ainda Everton Pelisson, Pedro Bianchi e família, Luciano Aflen, Adão Ávila e o seu prestigiado grupo Moto Tex, Ary Otávio, Neimar Nunes e família, Brenda Schnornberger, Valter Mauricio Lachman, Adriano RL, Valderí Neitzke e Dary Pereira…

.
A cerimónia de abertura deste evento da Confraria Bonelli (cujo objectivo principal é reunir, tanto virtual quanto presencialmente, as pessoas que coleccionam séries bonellianas, ajudando a divulgação das personagens no Brasil, bem como, fomentar a aquisição das novas séries ou publicações em banca, tudo para que as editoras brasileiras sintam confiança no seu público) teve como acto solene, a entoação, por parte dos presentes, do hino nacional do Brasil, mostrando o grande fervor e até nacionalismo dos Confrades Bonellianos, mas deixemos as palavras para dar lugar às diversas fotografias (e uma vídeo-montagem com ainda mais fotografias) que ilustram este texto para mostrar um pouco do que foi este primeiro convívio da Confraria Bonelli a quem auguramos um futuro muito risonho tamanha é a paixão e fervor dos seus inscritos!


Em nome do blogue português do Tex, um enorme bem hajam todos por amarem de forma única e pura as prestigiadas personagens Bonelli que nos continuarão a deliciar por décadas e mais décadas devido a leitores e coleccionadores como todos vós que engrandecem cada vez mais o Universo Bonelliano!


.

.

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

11 Comentários

  1. Zeca, obrigada!!! Mil vezes obrigada! Sua matéria ficou sensacional! Seu apoio é fundamental para nós! Obrigada, meu amigo!

  2. José Carlos Francisco fiquei extremamente emocionado vendo sua publicação referente ao primeiro encontro da Confraria Bonelli, realizado em Santa Maria/RS, nos dias 14 e 15/10/2017.
    É com grande prazer e satisfação que, através deste encontro, comprovamos que nossos objetivos de divulgar os personagens da Bonelli também são de todos os nossos confrades: tanto dos que conseguiram marcar presença quanto daqueles que nos acompanharam “a distância”.
    Enquanto nossos sonhos forem os mesmos temos uma certeza: nosso(s) herói(is) será(ão) eterno(s).
    Muito obrigado pelo seu incansável apoio ao que acontece no mundo… no mundo de Tex!

  3. Que maravilha! Muito grato pard ZECA, digo como um dos integrantes da Confraria!
    Parabéns aos pards que estiveram presentes e realizaram esse encontro fantástico!

  4. Brasil e Portugal unidos por um único objetivo e sem fronteiras. Agradecemos por sua dedicação na divulgação dos eventos no Brasil dos personagens Bonelli. Parabéns e obrigado e que muitos eventos ainda virão.

  5. Fantástico momento… eu achei o Yama sensacional… sobretudo o ritual macabro que o mesmo representou no evento.

  6. Mas que matéria maravilhosa e merecidíssima pelos esforços de todos os confrades que divulgaram, apoiaram e participaram desse encontro. Uma grande e honrosa conquista para nossa Confraria. Obrigada José Carlos Francisco.

  7. Amig@s, participei do Encontro da Confraria Bonelli, em Sta Maria e me diverti muito. Eu estava à disposição do Nadir Dutra, para o apoio que ele achasse necessário desde o surgimento da ideia. A participação de Confrades de longas distancias me deixou faceiro que nem lambari de sanga. O Everton Pelisson do Paraná, Pedro Bianchi e família de Sta Catarina, Luciano Aflen, Adão Avila da Região Metropolitana de Porto Alegre e seu grupo, Miguel J Zinelli e família do Alegrete, Neimar Nunes e família de Cacequi, Edemar Schnornberger e Brenda Schnornberger de Carazinho, Valter Mauricio Lachman de Sta Catarina, Adão e Anderson de Porto Alegre, Joana Rosa Russo de São Paulo e muitos outros Colecionadores de São Borja valorizaram de forma espetacular o Evento. De Santa Maria o Adriano RL e o Dary Pereira prestigiaram o Encontro de forma brilhante e efetiva. Tinha uma família lá com vários itens Bonellianos, mas não sei seus nomes, infelizmente. Até o Capitão América, de Não me Toque estava lá. Esqueci pessoas??? Com certeza. Mas fui para me divertir com D. Encrenca, assim como leio e coleciono para diversão. Não é negócio. Não é comércio. É gosto pelos Personagens. Fui para contribuir, no que fosse preciso. E estou em São Pedro do Sul à disposição dos Amig@s. Parabéns aos que dirigem nesse período a Confraria e ao anfitrião Nadir Dutra, que não mediu esforços para nos receber com tudo o que tinha para oferecer. Simplicidade, humildade e hospitalidade. Os laços de Amizades cresceram. Que bom. Que ótimo. Que venham mais momentos assim.
    Por fim, digo que estranhei algumas ausências. Mas é da Vida. Obrigado aos Confrades. Abraço Graúdo a tod@s, em especial ao Amigo, Confrade e Pard Zeca em Portugal, que divulga em seu Blog para o mundo, nosso Evento.

  8. Que satisfação enorme por participar deste encontro e conhecer esse pessoal bacana, fãs de Tex (e vários outros personagens). E para completar a alegria vejo esse destaque todo aqui no blog que é uma referência mundial em se tratando de Tex. Obrigado Zeca e demais amigos.

  9. A Força-de-Vontade de cada integrante/participante da Confraria Bonelli = I Encontro!
    A UNIcidade é possivel. Juntos SÃO UNO!
    Parabéns Joana RR (Nuvem-Branca) & D+s.
    Ivo Carson

  10. Muito orgulhoso dos amigos e confrades reunidos em Santa Maria, sei que foi um grande encontro de colecionadores, e o Blogue do Tex, sempre na divulgação! Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *