Visita guiada (por Fabio Civitelli) à exposição “As Cidades do Tex” no 17º Salão Internacional de BD de Viseu

Por José Carlos Francisco (texto e fotos) e José Machado (fotos)

Visita guiada (por Fabio Civitelli) à exposição dedicada às Cidades do Tex

Após a entrega do Troféu Anim’arte 2010 a Fabio Civitelli no decurso da inauguração do 17º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, no dia 10 de Setembro, Civitelli disponibilizou-se de pronto para na companhia dos muitos interessados, fazer uma visita guiada à sua exposição dedicada às Cidades do Tex.


.

Fabio Civitelli, um autor completo porque, além de desenhar extraordinariamente bem (é de um cuidado extremo na recolha de elementos para as suas histórias conforme explicou na sua palestra ocorrida alguns minutos antes desta visita guiada), já desenvolveu argumentos (para a série Tex) é de uma empatia inacreditável para com o público e isso foi mais uma vez bem visível.


.

Durante a visita guiada à exposição, Civitelli sempre rodeado por muita gente interessada em o acompanhar, não se cansava de explicar a maneira como desenhou determinada vinheta, a técnica utilizada (tudo a pincel, mesmo os traços mais finos), os cenários autênticos onde a acção se desenrola (captados através de fotografias, de filmes ou documentários), a maneira como Tex deve ser desenhado… além disso, através da visão e apreciação ao pormenor das pranchas no seu tamanho original, apercebe-se que entre a prancha desenhada pelo autor e a página que será impressa, por vezes há algumas mudanças, umas mais subtis, outras menos.


.

Foi, realmente, (mais) um momento extraordinário (como as várias fotografias que ilustram este texto, provam) deste 17º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, que certamente todos guardarão na sua memória…


.


.

O entusiasmo de Fabio Civitelli ao falar na visita guiada à exposição dedicada às Cidades do Tex

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

5 Comentários

  1. Foi uma visita guiada formidável. E como uma das fotos diz “visita guiada sendo filmada” não me posso escapar e vou ter que fazer alguma coisa por isso, não é Zé Carlos?…LOL

    • Claro que é, Orlando… aguardo que coloques as tuas filmagens da passagem de Civitelli por Viseu, no Youtube, para depois poder divulgá-las aqui no blogue do Tex 😉

    • Obrigado, Orlando. Excelentes filmagens que em breve estarão públicas no blogue do Tex para todos poderem ver 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.