Visita ao estúdio de Claudio Villa para ver a criação da capa de Tex #677

Claudio Villa desenhando no seu estúdio (em primeiro plano, realce para a edição brasileira de Tex 500)

Hoje no blogue do Tex vamos dar conhecimento de algumas fotos de sonho que nos permitem conhecer um dos locais mais sagrados para os fãs e coleccionadores de Tex Willer… o local onde, por exemplo, nascem as actuais capas de Tex, pelo que nos apressamos a dar a conhecer aos nossos leitores o nascimento da capa de Tex # 677, capa essa intitulada Duello a Madison Creek e que interpreta uma cena da história escrita por Tito Faraci e desenhada por Gianluca Acciarino e que estará disponível nos quiosques italianos a partir do dia 7 de Março.


Se antes do falecimento de Sergio Bonelli o nascimento das capas de Tex ocorria na sede da editora italiana, onde o próprio Sergio Bonelli depois de examinar pessoalmente a história em questão, procurava uma cena “de capa” entre as vinhetas desenhadas, elaborava um esboço veloz que era enviado por fax, a Claudio Villa,  junto às cópias das páginas correspondentes (em geral, duas ou três) e somente a partir daí é que Claudio Villa começava a trabalhar, preparando a cena “de capa”, já que ao contrário do que muitos pensavam, o desenhador não tinha liberdade para fazer a capa que bem entendia para a história, até porque na grande maioria das vezes, Claudio Villa não tinha acesso à história completa, hoje em dia é o próprio Claudio Villa que escolhe a cena a partir da qual faz a capa, embora com supervisão de Mauro Boselli, tendo este o poder de aprovar ou vetar a “capa” escolhida por Claudio Villa, devido a ser na actualidade o responsável máximo por Tex.


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Depois do próprio Villa seleccionar a imagem começa então a trabalhar na preparação da cena “de capa”. Em síntese, ele precisa cuidar do enquadramento, da luz e do movimento das personagens já que segundo o próprio Claudio Villa A capa deve contar sem revelar, deve ser legível e imediata, deve interessar e ser suficientemente dinâmica. Às vezes, falta uma cena significativa e então ela é “construída” com os elementos extraídos da história. Algumas vezes, para conseguir o melhor, chego a seis, sete esboços. É incrível de quantas maneiras se pode contar, em igualdade de situação, uma cena. E cada vez descobrir uma “temperatura” diferente, só deslocando o ponto de vista, a luz ou a disposição das personagens.“.

Capa de Tex #677 com as cores originais de Claudio Villa

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

4 Comentários

  1. Fantástico, Claudio Villa deve sentir um frio na barriga. Tamanha responsabilidade ser responsável pelas capas do grande Tex.

  2. Seria uma satisfação tremenda para mim, algo ao qual Claudio Villa já está acostumado, poder ilustrar uma capa de TEX, um dia. Valeu demais esta postagem.

  3. Seria fantástico também nas edições brasileiras de Tex, ser mencionado SEMPRE além do texto e desenho, o capista!?
    A capa é o ”cartão-de-visita” da publicação.
    Muito importante, para os leitores/colecionadores!

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