O editorial da revista nº 8 do Clube Tex Portugal

O editorial da revista nº 8 do Clube Tex Portugal

No ano em que se festejam os 70 anos de Tex Willer poderíamos iniciar este editorial de muitas formas, mas nunca sem aludir a este feito, apenas ao alcance de um reduzidíssimo número de personagens da banda desenhada, o facto do nosso cowboy preferido estar presente ininterruptamente nas bancas italianas e, posteriormente, um pouco por todo o mundo, desde o longínquo dia 30 de Setembro de 1948.

Nascido um pouco por acaso e, eventualmente, destinado a uma efémera existência, como o Sandro Palmas nos explica logo a abrir este número, até se transformar de “patinho feio” em fenómeno editorial, cultural e social, como se descreve no artigo de Mário Marques, Tex Willer tem vindo, ao longo de décadas, a fazer parte do imaginário de milhões de leitores, tornando-se num ícone do fumetto italiano e numa referência do western. Protagonista de inúmeras aventuras, com o Jesus Nabor Ferreira a focar-se em algumas obras-primas escritas com poucas dezenas de páginas, Tex enfrentou muitos inimigos, alguns com poderes sobrenaturais, como os casos de Yama e Mefisto, que o Rui Cunha aqui nos traz, outros em inesquecíveis duelos, que serviram de mote ao curioso e cativante artigo assinado pelo Júlio Schneider. Aventuras assinadas por um conjunto de grandes autores, que souberam dar continuidade à veia artística de Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini os seus criadores. Autores como Claudio Nizzi, que o Moreno Burattini, como grande conhecedor de Tex, não esquece, exaltando a sua obra ao serviço do Ranger num artigo muito interessante. Mercê de um conjunto de circunstâncias, mistura de variadas condições que se ligam à própria personagem, mas também à editora e à sua capacidade em renovar e acrescentar sempre algo mais, a série foi entrando no coração dos leitores, em Itália, mas também no exterior, como se comprovou uma vez mais na habitual Mostra anual de Anadia, um evento já enraizado no panorama da banda desenhada em Portugal e que o José Carlos Francisco testemunha neste número através da sua reportagem. Mas Tex também soube cativar os mais renitentes, porque se inicialmente era olhado de soslaio e até alvo de críticas por parte de cabeças bem pensantes e de intelectuais, que consideravam a série um produto popular que apenas servia para distrair, gradualmente foi-se tornando protagonista de estudos, teses, artigos, tornando-se num herói verdadeiramente popular, porque capaz de chegar a todos os extratos e camadas da sociedade. Até atingir o próprio Jorge Machado-Dias que, habituado a paginar esta nossa revista, não teve outro remédio senão render-se ao charme de Águia da Noite.

Este número constitui, assim, uma humilde expressão da nossa homenagem ao mito, por isso solicitámos a alguns dos seus muitos fãs desenhadores que nos transmitissem um pouco da sua paixão, a qual se encontra patente num conjunto de desenhos do Ranger que pode ser apreciado nas páginas seguintes. Um número a que se associaram Pasquale Del Vecchio com dois magníficos desenhos para as capas, Laura Zuccheri, Sandro Scascitelli, Fabio Civitelli e a Sergio Bonelli Editore com o seu apoio.

Um número feito à esquerda, sem qualquer conotação política, apesar de muitos terem tentado, nestas sete décadas, identificar e conotar Tex com ideologias políticas. Feito à esquerda porque o nosso querido Machado-Dias, na impossibilidade física de trabalhar com a sua mão direita, mesmo assim não deixou de dar o seu contributo com a mão esquerda. Afinal de contas, tal como acontece com Tex Willer, quando se acredita em algo há que ir em frente, doa o que doer e a quem doer.

As DUAS capas de PASQUALE DEL VECCHIO para a revista nº 8 do Clube Tex Portugal

Nota do Clube Tex Portugal a todos os sócios:

Como habitualmente, os sócios do Clube Tex Portugal (com excepção dos sócios menores) COM AS QUOTAS DO MÊS DE JUNHO PAGAS, terão direito a receber gratuitamente um exemplar da revista. Dado que este 8º número será publicado com duas versões da capa, o exemplar gratuito será o da versão com desenho de Tex e Dinamite.

Adicionalmente, sem qualquer limite, os sócios podem adquirir mais exemplares da revista, quer da versão oficial quer da versão alternativa, sendo o preço unitário de 10 euros.

Deste modo, todos os sócios que desejem adquirir exemplares extras da revista, devem informar desde já (e impreterivelmente até ao dia 27 de Julho) o Clube Tex Portugal, na forma de comentário a este post ou escrevendo para José Carlos Francisco (josebenfica@hotmail.com), indicando o nº de exemplares pretendido para cada versão da capa e procedendo ao respectivo pagamento na conta do Clube Tex Portugal ou através de paypal, enviando o comprovativo desse mesmo pagamento.

  • Pagamentos internacionais por transferência bancária  devem ser feitos com todas as despesas a serem suportadas pelo ordenador, sem qualquer dedução no valor a receber pelo Clube, devendo ser creditada a conta PT50003600009910590434664 em nome do Clube Tex Portugal na Caixa Económica Montepio Geral – código swift: MPIOPTPL;
  • Pagamentos nacionais por transferência bancária  devem ser feitos para o IBAN PT50003600009910590434664
  • Pagamentos por Paypal devem ser efectuados para o e-mail cacem.moreira@gmail.com com todas as despesas a serem suportadas pelo ordenador, sem qualquer dedução no valor a receber pelo Clube.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *