O blogue do Tex na 8ª edição do evento Godeva Fumetti, na província de Treviso, com Giacomo Danubio

Por Francesco Micoli[*]

8ª edição Godega Fumetti: convidados Giorgio Montorio e Giacomo Danubio

Godega Sant’Urbano, província de Treviso; 25 e 26 de Abril de 2015

8ª edição do evento Godeva Fumetti, na província de Treviso

Também este ano, na pequena aldeia de Godega Sant’Urbano na província de Treviso, realizou-se a oitava edição do evento Godega Fumetti, feira mercado da banda desenhada usada e de colecção, com encontros e conferências com autores convidados. Este ano estiveram presentes Giorgio Montorio consagrado desenhador de Diabolik, personagem que festeja os seus cinquenta anos de existência e o nosso mestre texiano  Giacomo Danubio.

Francesco Micoli e Giacomo Danubio em Godega 2015

O evento mais uma vez foi muito bem organizado graças ao empenho de um grupo de fãs que arregaçam as mangas e trabalham todo o ano para poder realizar o evento que se está a tornar um verdadeiro caso de sucesso na região. O prestigiado desenhador de Tex Giacomo Danubio esteve presente, nos dois dias e sem descansar as mãos de modo a contentar os seus inúmeros fãs que lhe pediam um desenho ou uma dedicatória num álbum desenhado por si, no stand dos amigos do Tex Willer Magazine, revista semestral do fórum italiano de Tex que acabou de publicar o décimo número e onde estava presente Massimo Musella.

Giacomo Danubio, Francesco Micoli e Musella Massimo da revista Tex Willer Magazine

Giacomo Danubio nasceu na Sicília, em Caltagirone, a 23 de Abril de 1967, mas desde pequeno que vive e trabalha em Milão, onde inclusive frequentou a Scuola del Fumetto, depois de um longo período de aprendizagem e numerosos trabalhos para as editoras Edifumetto e Ediperiodici; em 1993 para a Xenia Edizioni publica o nº 0 de Demon Hunter. Sucessivamente trabalha para diversas agências publicitárias e em 2007 começa a apresentar desenhos de prova para Tex. Até à data, Giacomo Danubio tem no activo duas histórias de Tex publicadas ambas na série Almanacco del West (2011 e 2012). A primeira “A cidade do mal” escrita por Mauro Boselli, a segunda “O charlatão” escrita por Tito Faraci. Através das suas palavras confirmou-me que está pronta uma outra sua história de Tex, não tendo ainda sido decidida em que série será publicada, mas eventualmente será em Color Tex, enquanto está a desenhar a sua quarta aventura do Ranger.

Danubio e Musella Massimo

O desenho de Giacomo é muito realista, limpo e expressivo. O seu Tex é belo, másculo e reconhecidíssimo. Um traço compacto, rico de contornos e matizes, de luzes e sombras e na minha opinião muito bom em preto e branco. Mas Giacomo Danubio é sobretudo uma excelente pessoa, um daqueles seres que mal o conheces torna-se logo um amigo. Eu conheci-o precisamente neste evento e a certo ponto pareceu que já nos conhecíamos há uma vida, como velhos amigos, lutando para ver quem é que devia pagar o café e no fim foi ele que me ofereceu o café. Conversamos um pouco de tudo que dizia respeito ao mundo da banda desenhada, ele que tantas vezes pensou em desistir e mudar de profissão, mas a paixão era tão forte e enraizada nele que Giacomo resistiu e acabou por triunfar.

Desenho de Giacomo Danubio para o evento

Com Giacomo penso que Tex ganhou um outro grande desenhador a quem auguro que tenha uma longa carreira nas fileiras do nosso comum herói. Tex e o seu mundo têm necessidade de nutrir-se também da sua arte! Das conversas que trocamos compreendi que é verdadeiramente também um Texiano, que tem prazer em desenhar o nosso Ranger. Aproveito para agradecer o Tex que me dedicou, é o primeiro que possuo desenhado por ele e também esta ilustração a conservarei entre os meus objectos mais belos! Mas sobretudo, da próxima vez, serei eu e a minha companheira Laura a pagarmos o café ao Giacomo Danubio.

Desenho de Danubio para oferecer aos visitantes

Uma saudação especial a Godega e aos seus organizadores (BandaStragulp), aos seus convidados, mas sobretudo à simpatia de Mimmo! E uma saudação também ao Tex Willer Fórum!

Desenho, ainda a lápis, de Danubio para Francesco

Desenho de Danubio para Francesco

[*] Francesco Micoli é um dos maiores fãs e coleccionadores italianos de Tex e sócio nº 69 do Clube Tex Portugal.

(Para aproveitar a extensão completa das fotografias acima, clique nas mesmas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.