Jornal Região Bairradina, de 27/08/2014
Texto da secção Bairrada
Anadia
Inês Maia de Almeida
“Clube Tex Portugal organizou mostra em Anadia e já planeia exposição para 2015“

Jornal Região Bairradina de 27 de Agosto de 2014 noticia a 1ª Mostra do Clube Tex Portugal realizada no Museu do Vinho Bairrada
O Museu do Vinho Bairrada foi palco da 1ª mostra organizada pelo Clube Tex Portugal. Este clube é constituído por aficcionados da personagem Tex, herói western de banda desenhada. Por ocasião da exposição realizada, o Região Bairradina esteve à conversa com o presidente do Clube Tex Portugal, José Carlos Francisco, que falou da exposição deixando sempre transparecer a sua paixão por este herói dos “quadradinhos”.
Região Bairradina (RB) – Porque optaram por realizar a primeira mostra em Anadia?
José Carlos (JC) – Tendo em conta o facto de eu ser o Presidente em exercício do Clube Tex Portugal e residindo eu no concelho de Anadia, para além do próprio Clube ter a sua sede em Anadia e depois de eu já ter ajudado a organizar, embora sem a existência oficial do Clube, exposições associadas à personagem Tex em Viseu (2005, 2011 e 2013), Moura (2007), Amadora (2008), Beja (2010 e 2011) e Porto (2012), achei que estava na hora de realizar um evento na “minha” cidade, ainda mais porque essa “promessa” já tinha ficada expressa numa resposta dada a uma entrevista realizada pelo jornal Região Bairradina em 4 de Outubro de 2006 onde à pergunta “Gostaria de um dia expor os seus livros em Anadia?” eu respondi “Seria com muito maior prazer que exporia na nossa cidade, desde que estivessem reunidas as condições de segurança apropriadas para o efeito. No meu entender o mundo texiano é um mundo maravilhoso, que não olha a fronteiras e que decerto seria apreciado pelas gentes do nosso concelho de Anadia.”. Passou-se quase uma década, mas a “promessa” não estava esquecida e assim sendo apresentei, em meu nome e em nome do Clube Tex Portugal, a ideia ao Executivo Camarário e pouco tempo depois, veio, na pessoa do Exmº Sr. Vice-Presidente Jorge Sampaio, a tão ansiada resposta positiva que permitiu inclusive que a mostra decorresse num dos mais nobres espaços da nossa cidade, o Museu do Vinho Bairrada.
RB – Como surgiu este clube dedicado ao herói de BD?
JC – Embora não oficialmente, este “Clube” já existia há vários anos e era constituído pelos fãs e coleccionadores que sempre compareciam aos eventos associados à personagem, ajudando inclusive na realização de algumas das exposições realizadas nas diversas cidades portuguesas por onde Tex foi passando ao longo dos últimos anos, mas a ideia de tornar o Clube oficial já existia há cerca de 3 anos e aquando da presença do desenhador italiano Andrea Venturi no 18º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, mais precisamente durante a Tertúlia Texiana realizada ao final do dia 10 de Agosto de 2013, a ideia foi posta em prática e o Clube Tex Portugal tornou-se o único Clube no nosso país dedicado exclusivamente a um herói da BD, e o primeiro Clube Oficial de Tex no mundo, já que tivemos de imediato a oficialização reconhecida por parte da Sergio Bonelli Editore, editora italiana que publica Tex e detentora dos direitos da personagem.
RB – Com o que contou a exposição?
JC – O grande destaque da exposição foram as duas dezenas de pranchas inéditas da história que Pasquale Del Vecchio está a desenhar e que será publicada, na Itália, em 2015, fazendo com que tivéssemos nesta 1ª Mostra do Clube Tex Portugal a antestreia mundial de uma história de Tex, um feito verdadeiramente notável para este neófito Clube. Destacou-se igualmente a presença de Pasquale Del Vecchio, consagrado desenhador de Tex ,que esteve também presente neste evento, participando em colóquios, workshops, tertúlias e sessões de autógrafos, durante três dias consecutivos.
Mas tivemos também em exposição verdadeiros itens de coleccionador, tais como páginas originais de guiões de histórias de Tex, livros temáticos, revistas de diversos países onde Tex é publicado, estatuetas, selos, puzzles, filmes, desenhos animados, postais, pins, azulejos, porta-chaves e tantos outros itens, como por exemplo um maço de cigarros “pirata” de Tex ou a caneta de nanquim com a qual Marcos Maldonado legendou, durante décadas, muitas edições brasileiras de Tex, para dar mais brilho e cor a esta 1ª Mostra do Clube Tex Portugal.
RB – Qual o significado da presença de um dos mais consagrados desenhadores do staff actual de Tex na 1ª mostra do clube?
JC – A presença de Pasquale Del Vecchio veio enriquecer sobremaneira o evento bairradino, já que todos os presentes no evento tiveram a fantástica oportunidade de conviver durante 3 dias e conversar com um dos mais emblemáticos autores da banda desenhada italiana, para além de terem podido enriquecer a sua colecção com um desenho exclusivo feito na hora, realizado em sessões de desenho ao vivo no programa desta mostra.
Para o Clube a presença de Pasquale Del Vecchio será sempre um ponto alto no historial do Clube Tex Portugal, dado que para além de nunca antes este autor ter estado presente em qualquer festival em Portugal, ficará na História como tendo sido o primeiro autor a expor num evento organizado pelo Clube.
RB – Esta mostra poderá repetir-se noutro local do país?
JC – Esta 1ª mostra do Clube Tex Portugal com a participação de Pasquale Del Vecchio foi exclusiva de Anadia. A intenção da Direcção do Clube Tex Portugal é a cada novo ano organizar uma nova mostra, num local diferente, e com a ambição de podermos ter sempre uma antestreia mundial de uma história de Tex que esteja a ser desenhada, inclusive para 2015 já estamos a trabalhar para podermos ter no nosso país a antestreia mundial da histórica história de Tex que está a ser desenhada por Laura Zuccheri, a primeira mulher a desenhar Tex em mais de 65 anos de vida editorial desta mítica personagem que ainda hoje continua a ser uma das mais vendidas no mundo.
Copyright: © 2014 Jornal Região Bairradina & Inês Maia de Almeida
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)