Exposição “25 anos de Fabio CIVITELLI com Tex”, um dos pontos altos da 6ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, em Portugal

Entre os dias 29 de Maio e 13 de Junho de 2010 o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja volta a fazer da cidade a capital da banda desenhada no nosso país, juntando autores consagrados e talentos emergentes e integrada na 6ª edição do Festival ocorrerá uma Exposição sobre um dos mais consagrados desenhadores da emblemática personagem da BD italiana de aventuras, Tex Willer, da Editora Bonelli, mais precisamente uma Exposição dedicada aos 25 anos de Fabio Civitelli com Tex Willer, (a sua primeira história “I due killers“, com argumento de Claudio Nizzi, foi publicada na Itália em Março de 1985) exposição que contará com três dezenas de pranchas ORIGINAIS que foram seleccionadas pelo próprio desenhador e que são representativas do seu trabalho e da sua evolução com o Ranger neste quarto de século em que ambos convivem em comum para gáudio dos fãs de Tex Willer.

Fabio Civitelli, José Carlos Francisco e Sergio BonelliÉ a quarta vez (a primeira foi no Salão de Viseu 2005, a segunda no MOURABD2007 e a terceira no FIBDA 2008) no curto de espaço de 6 anos, que TEX WILLER tem uma grande exposição em Portugal (e a terceira vez que Fabio Civitelli – que podemos ver na foto ao lado acompanhado de Sergio Bonelli e José Carlos Francisco – está presente num evento português), facto de grande realce, inclusive porque Portugal é um país onde Tex não é publicado, embora receba as edições brasileiras desde 1971 e que mostra bem o interesse, empenho e carinho dos Texianos portugueses pelo mítico Ranger e mostra sobretudo a importância que a Sergio Bonelli Editore concede a Portugal, ao colaborar numa Exposição de tão alta importância, como são os “25 Anos de Fabio Civitelli com Tex“ que contará com a presença do artista italiano e onde mais uma vez estarão expostas páginas ORIGINAIS de Tex, algo que somente Portugal e obviamente a Itália se podem orgulhar.

Em breve daremos mais informações a respeito de mais esta Exposição de Tex, que decerto ficará gravada a letras de ouro no historial do Festival de Banda Desenhada de Beja, assim como na própria história de Tex Willer no nosso país!

Passemos agora a falar do próprio Festival em si:

VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DE BEJA de 29 de Maio a 13 de Junho de 2010

Cartaz do Festival de Beja 2010 - A
Cartaz do Festival de Beja 2010 - BCartaz do Festival de Beja 2010 - CCartaz do Festival de Beja 2010 - DCartaz do Festival de Beja 2010 - ECartaz do Festival de Beja 2010 - FEntre os dias 29 de Maio e 13 de Junho o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja volta a fazer da cidade a capital da banda desenhada no nosso país, juntando autores consagrados e talentos emergentes.

Para além das exposições haverá ainda lugar para a apresentação de projectos, conferências, espectáculos, lançamento de livros, sessões de autógrafos, sessões de cinema, workshops, etc.

Um Festival eclético, virado para todos os públicos, que mostra muitas das orientações que se fazem sentir no campo da banda desenhada contemporânea…

21 EXPOSIÇÕES
Individuais: Dame Darcy; Fabio Civitelli; Hippolyte; Igor Hofbauer; JCoelho; João Fazenda; João Vaz de Carvalho (ilustração); Jorge Miguel; Miguel Rocha; Niko Henrichon; Regina Pessoa; e Rufus Dayglo.

Colectivas: Aldeia das Amoreiras; Avenida Marginal; Fábio Moon & Gabriel Bá; Greetings from Cartoonia; Kingpin Books; NCreatures; The Lisbon Studio; Toupeira; e Zona.

14 PAÍSES REPRESENTADOS
Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, Eslovénia, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido e Roménia.

MAIS DE 70 AUTORES EM EXPOSIÇÃO

15 DIAS DE PROGRAMAÇÃO PARALELA DIÁRIA

6 NÚCLEOS EXPOSITIVOS
Casa da Cultura (o núcleo principal), Galeria do Desassossego, Galeria dos Escudeiros, Instituto Politécnico de Beja, Museu Jorge Vieira – Casa das Artes e Museu Regional de Beja.

3 NÚCLEOS PARA A PROGRAMAÇÃO PARALELA DIÁRIA
Bedeteca de Beja (Casa da Cultura), Galeria do Desassossego e Pax Julia – Teatro Municipal.

56 EDITORES REPRESENTADOS NO MERCADO DO LIVRO

5 Comentários

  1. Nossa, o Civitelli é genial. Vocês são privilegiados por poderem ver uma exposição com os originais dele.
    Isso é muito bacana.
    Abraços,
    Daniel

  2. Eu vou! É sempre um prazer poder rever os amigos e depois como disse o pard Daniel o Civitelli é genial! Além disso, é uma simpatia e irradia boa disposição!

    A não perder!

  3. Já estou anotando na agenda. A não perder!!!!
    Um abraço aos texianos do planeta e…¡Hasta la vista!

  4. Eu também vou. Gostaria de saber, assim que for possível, o dia em que estará presente Civitelli. Um abraço. Orlando Santos Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *