ERRO na CAPA da edição IMPRESSA Maxi Tex nº 19

Por José Carlos Francisco

O volume Maxi Tex deste ano, o número 19, previsto para ser distribuído em Itália no próxima terça-feira, dia 6, acaba de chegar antecipadamente aos quiosques italianos, uma boa alegria para muitos texianos italianos que assim já podem degustar essa edição neste fim de semana, edição esta que contém DUAS histórias, a última do falecido José Ortiz e ainda uma aventura desenhada por Ugolino Cossu, ambas com a particularidade de terem sido escritas por Tito Faraci.

A capa impressa contendo a informação errada relativa ao número de histórias

Mas o grande destaque, infelizmente pela negativa, é que este volume contém um ERRO na bela capa de Claudio Villa, já que consta a informação de que o volume contém UMA história completa e não duas. Um erro detectado de pronto pela Sergio Bonelli Editore, mas somente depois dos milhares de volumes estarem impressos já que na prova vinda da gráfica tudo estava correcto, daí a ordem para a impressão, mas a verdade é que o arquivo deve ter sido trocado ou sofrido alguma anomalia e a revista acabou sendo impressa com o dito ERRO como o próprio Mauro Boselli, responsável máximo por Tex, nos confirmou exibindo nas fotografias que mostramos de seguida a prova da gráfica e a edição já impressa, esta com a informação errada:

Mauro Boselli com a edição impressa contendo a informação errada na capa e a prova gráfica que continha a informação correcta

A versão impressa e a prova da gráfica antes da impressão final

Apesar de haver rumores de que a Sergio Bonelli Editore fosse mandar reimprimir todos os volumes, de modo a este erro não vir a ser uma realidade, a verdade é que as edições já se encontram à venda um pouco por toda a Itália e todas elas com o erro relativo ao número de histórias.

A capa do Maxi Tex nº 19 com a informação correcta e que acabou não sendo impressa

Outra particularidade, raríssima, neste volume é o facto do título já ter sido usado no passado, mais precisamente na edição número 181 da collezione storica a colori, como se comprova pela respectiva capa que mostramos de seguida:

Edição nº 181 da collezione storica a colori que contém o mesmo título do Maxi Tex nº 19

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Esse erro relativo ao número de histórias deve decorrer do atual ctrl c – ctrl v de quem faz a arte. Comigo já aconteceu erro assim. E também ocorre de se mudar de ideia sobre algo já pronto e na mudança se esquecer de um detalhe. Por isso que a tal da ‘correção’ é importante.
    Quanto ao título, acredito que passa por ser outra publicação-coleção. Se fosse na mesma seria imperdoável. Mas ficará como curiosidade e até mesmo ponto de conflito num papo entre dois texianos – um fala de uma e o outro pensa na outra e não de entendem. Mas isso é de somenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *