Capa de Tex italiano #593: La mano del morto

Por José Carlos Francisco

Por muitos fãs do Ranger considerada já como uma das capas mais peculiares da saga de Tex, foi publicada na Itália, em Março de 2010, na edição nº 593 com o título “La mano del morto”, a ilustração da autoria de Claudio Villa que retrata Tex Willer no preciso momento em que entra no Saloon No. 10, em Deadwood, no Dakota do Sul, deparando-se com o cadáver de Wild Bill Hickock, que jogava póquer quando foi morto de forma traiçoeira por Jack McCall, segurando um par de ases, um par de oito e uma misteriosa 5ª carta, que reza a lenda, seria uma dama ou um valete, cartas essas que ficaram conhecidas como a “Mão do Morto” (Dead Man’s Hand). Esta mesma capa foi publicada muito recentemente no Brasil, mais precisamente em Janeiro deste ano, na edição nº 495.

Mas até chegar a este resultado final que foi para as bancas italianas e brasileiras e que pode ser visto acima, Claudio Villa fez vários esboços e estudos alternativos e hoje damos a conhecer aqui no blogue do Tex, uma outra versão desta memorável capa, assim como o esboço inicial daquela que seria então eleita a capa definitiva:


.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Vi e’ piu’ di una piccola differenza. Oltre alla testa girata del “morto”, in quella scartata possiamo notare la presenza sul tavolo di una bottiglia (presumo di wiskey), l’orologio appeso nella parete del saloon e soprattutto e’ diversa l’entrata in scena di Tex nonche’ la postura (personalmente preferisco la posizione che il ranger assume nella cover ufficiale).

    Claudio, tanto per conoscere il dietro le quinte sempre interessanti dei tuoi lavori, puoi dirci quali sono state le motivazioni che hanno portato a scegliere la cover ufficiale invece di quella scartata? Hai realizzato, oltre a quella postata sopra,altre cover alternative sempre per lo stesso albo? A te quale piaceva di piu?

  2. Nella scartata la bottiglia portava a pensare che il tipo riverso sul tavolo potesse essere ubriaco…

    Così come Tex, entrando dal fondo, era piuttosto fermo. Ed entrava come fosse “già dentro”, cio è passasse dalla sala principale ad una saletta secondaria, in quella approvata, si vede chiaramente che arriva da fuori.

    Semplici ragionamenti che rendono un’imagine più adatta di un’altra…

    Non ricordo di aver fatto altri schizzi: tutto ruotava attorno al tipo sul tavolo e non c’erano così tante variabili…

Responder a Anthony Steffen Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *