As Leituras do Pedro*
As memórias, o silêncio e o alcoolismo
.Há três formas de abordar “Após um Longo Silêncio”, mais um livro – o quarto ou o quinto, conforme o ponto de vista… – de Dylan Dog editado por A Seita.
A primeira, como um dos últimos lançamentos de BD feitos em Portugal antes da epidemia de Covid-19 que suspendeu quase todas as novas edições previstas para as semanas que correm e os meses que vêm e que arriscam tornar este ano um dos piores do século no que a este capítulo particular diz respeito.
A terceira – e também a mais relevante – pela obra em si, que marca o regresso – duro e brutal – de Dylan Dog ao fantasma que há muito paira sobre ele: o do alcoolismo, vencido uma vez, mas contra o qual é necessário batalhar incansavelmente – ou de forma extremamente cansativa…? – dia após dia. Um inimigo silencioso, como silencioso é o fantasma que Dylan investiga nesta história, o de uma esposa que o marido continua a ver, a sentir, com quem continua a falar mesmo que não obtenha resposta.
.

.
*Pedro Cleto, Porto, Portugal, 1964; engenheiro químico de formação, leitor, crítico, divulgador (também no Jornal de Notícias), coleccionador (de figuras) de BD por vocação e também autor do blogue As Leituras do Pedro
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)