As cores originais da capa de Tex nº 634, “I professionisti”

Por José Carlos Francisco

No próximo mês de Agosto a Sergio Bonelli Editore publicará a edição número 634 de Tex, intitulada “I professionisti” e que conterá a segunda e última parte da história Tombstone  Epitaph, escrita por Mauro Boselli e desenhada por Gianluca Acciarino e cuja capa, como todas posteriores ao número 400, é da autoria do conceituado desenhador Claudio Villa, capa essa que divulgamos hoje aqui no blogue do Tex acompanhada da capa original pintada pelo próprio Claudio Villa tal como temos feito com alguma regularidade devido à gentil cortesia de Villa que nos tem dado a conhecer nos últimos tempos as suas cores originais das capas que vai produzindo para Tex.

E a propósito das suas cores Claudio Villa confidencia: “Eu dou uma indicação de cor: faço uma fotocópia em A4 a preto e branco e passo a colori-la com tintas líquidas, pintando-a como gostaria de vê-la impressa. Depois é o impressor que deve, com os seus instrumentos, aproximar-se daquilo que fiz…:


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Nestas capas e cores que temos dado a conhecer com alguma regularidade aos nossos leitores aqui mesmo no blogue português do Tex elas têm gerado um grande número de comentários e na esmagadora maioria dos casos é considerada pelos fãs e coleccionadores do Ranger como sendo infinitamente superior a colorização original do Maestro italiano em relação à colorização digital realizada na Sergio Bonelli Editore, mas com relação a esta capa divulgada hoje (Tex nº 634), qual a sua opinião, caro leitor?

Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas.

6 Comentários

  1. Mais uma vez, pra variar, as cores de Villa são melhores; muito mais intensas. Em meio a esta nova era de mudanças na SBE, não estará na hora de modificar também o padrão de cores nas capas de Tex?

  2. Acho que este trabalho vem contrariar a opinião de todos aqueles que têm criticado os sombreados nas capas realizadas por Claudio Villa.
    Quanto às cores, continuo a preferir as originais, muito mais intensas e apelativas.

  3. Mais um exemplo que reafirma a superioridade do colorido manual (em minha modesta e humilde opinião). Aliás, arrisco dizer, embora não seja nenhum especialista (apenas um apreciador), que nesse exemplo perdeu-se ainda mais ao realizar a impressão, principalmente nos efeitos de luz, que praticamente somem (note-se que me refiro às luzes, e não às sombras – se é que é possível fazer tal diferenciação).

  4. Eu sempre acho que em relação à pele, o Villa a pinta muita avermelhada, mas, dentro do conjunto as suas cores são infinitamente superiores às digitalizadas.

    Abraços a todos e parabéns ao Villa pela maestria!

    Sílvio Introvabili

  5. Linda colorização manual, que com certeza deveria ser impressa na capa. Não consigo entender essa política de colorização computadorizada em uma editora tão tradicional quanto a SBE.
    Pode ser porque os outros capistas não tenham tempo ou habilidade necessárias para fazer a colorização manual, mas creio que isto poderia ser permitido em Tex (embora creio que vá tomar ainda mais tempo do Villa).

    PS: Júlia tem sua capa colorida manualmente ou computadorizadamente?
    PPS: Sobre a pele avermelhada creio que é devido à exposição ao sol, visto que eles viajam por dias e dias expostos, inclusive em desertos.

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