A capa (e os esboços alternativos) do Color Tex #5, “Delta Queen”

Por José Carlos Francisco

Se antes do falecimento de Sergio Bonelli o nascimento das capas de Tex ocorria na sede da editora italiana, onde o próprio Sergio Bonelli depois de examinar pessoalmente a história em questão, procurava uma cena “de capa” entre as vinhetas desenhadas, elaborava um esboço veloz que era enviado por fax, a Claudio Villa,  junto às cópias das páginas correspondentes (em geral, duas ou três) e somente a partir daí é que Claudio Villa começava a trabalhar, preparando a cena “de capa”, já que ao contrário do que muitos pensavam, o desenhador não tinha liberdade para fazer a capa que bem entendia para a história, até porque na grande maioria das vezes, Claudio Villa não tinha acesso à história completa, hoje em dia é o próprio Claudio Villa que escolhe a cena a partir da qual faz a capa, embora com supervisão de Mauro Boseli, tendo este o poder de aprovar ou vetar a “capa” escolhida por Claudio Villa, devido a ser na actualidade o responsável máximo por Tex.

Claudio Villa… por Claudio Villa, na aventura do Tigre Negro

Mas deixemos o próprio Claudio Villa falar da elaboração das suas capas numa recente entrevista, concedida em Agosto de 2014, a Luca Del Savio no site da SBE a propósito dos seus vinte anos como capista de Tex: Primeiro eu tento saber se a história já tem um título, pois isso ajuda na sintonia com a cena. Depois eu dou uma olhada atenta às páginas que me são enviadas em PDF. Aí então vem a escolha da imagem, que deve ser significativa, que não revele muito e nem muito pouco, seguida de uma verificação em todas as capas desenhadas por Galep mas também nas minhas, para confrontar eventuais semelhanças. Depois parto para o esboço. Antes eu fazia bem mais do que hoje, mas hoje eu normalmente desenho duas situações. E muitas vezes eu mando para aprovação na editora só um dos esboços, aquele que me convence mais. Se o desenho não é aprovado – o que acontece com mais frequência do que se imagina – uma rápida troca de ideias com a redacção permite que eu me sintonize melhor com o que se pretende e elaboro outro esboço: faço os traços a lápis, tiro uma fotocópia e nela acrescento o peso das áreas escuras com uma hidrocor, para dar a ideia mais próxima possível do preto e branco definitivo. Aprovado esse desenho, tiro uma nova fotocópia em papel transparente, refaço os traços no verso com um lápis dermatográfico e depois transfiro a imagem para a folha definitiva com uma pena delineadora com ponta de metal, fazendo um decalque. Em seguida eu redesenho a cena, tentando melhorar os detalhes, e aí passo para a arte-final. Concluído o desenho definitivo, faço uma fotocópia em formato A4 numa folha de cem gramas, específica para fotocópias coloridas, e acrescento as cores com hidrográficas e com ecoline, uma aguarela líquida. Digitalizo o trabalho para o meu arquivo e a capa está concluída!

Capa do Color Tex #5 da autoria de Claudio Villa

Tal aconteceu também com a capa do Color Tex #5, publicado, em Itália, em Agosto de 2014, contendo a história (colorida) Delta Queen“, escrita por Mauro Boselli e magnificamente ilustrada Fabio Civitelli, como se pode ver de seguida:

Esboço de Claudio Villa para capa do Color Tex #5

Esboço de Claudio Villa para capa do Color Tex #5

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

6 Comentários

  1. Aquela do Tex e Tigre se afastando do barco… teria ficado legal também… ainda mais se saisse assim mesmo com o Tex sem chapéu na cabeça pra variar.

  2. O primeiro esboço, com Tex e Jack Tigre de costas para o barco, lembra a capa de “Tex” Nº 85 “La costa dei barbari“, feita por Aurelio Galleppini, álbum lançado em 01/11/1967, com roteiro de Gianluigi Bonelli e desenhos de Aurelio Galleppini e Pietro Raschitelli – no Brasil, “Tex” Nº 27 “O Seqüestro de um Rapaz“, Editora Vecchi, maio de 1973, como se pode ver nas duas imagens que se seguem:

    Tex Nº 85 - La costa dei barbari

    Tex Nº 27 - O Seqüestro de um Rapaz

    Saudações texianas desde a Amazônia.

    • O próximo Color Tex com o selo da Mythos (nº 4) será publicado no próximo mês. Trará 4 histórias curtas 😉

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