A capa (e o respectivo esboço) de Tex #637, “El Supremo”

Por José Carlos Francisco

Neste mês de Novembro a Sergio Bonelli Editore publicou a edição número 637 de Tex, intitulada “El Supremo” e que marcou a estreia de Maurizio Dotti na série principal de Tex depois de ter feito os desenhos a lápis de uma aventura de Tex que foi arte-finalizada por Alarico Gattia e que foi publicada no Almanacco del West 1998.

El Supremoé a primeira parte de uma longa história escrita por Mauro Boselli iniciada nos incandescentes desertos da della Baja California, onde Tex e os seus pards salvam um agente de Montales que se tinha infiltrado nas fileiras de um exército de guerrilheiros. O ex-general Reynaldo Casamayor, que se auto-denomina El Supremo, quer fundar um Estado independente de Sonora e Baja California, e para conseguir os seus intentos não hesita em roubar armamento nos Estados Unidos, massacrando uma inteira companhia de soldados. Os rangers receberam do governo federal o encargo de conduzir as investigações a norte da fronteira para descobrirem os cúmplices da conspiração…

A capa, como todas posteriores ao número 400, é da autoria do conceituado desenhador Claudio Villa, capa essa que divulgamos hoje aqui no blogue do Tex acompanhada da capa original pintada pelo próprio Claudio Villa e do esboço inicial tal como temos feito com alguma regularidade devido à gentil cortesia de Villa que nos tem dado a conhecer nos últimos tempos as suas cores originais das capas que vai produzindo para Tex.

E a propósito das suas cores Claudio Villa confidencia: “Eu dou uma indicação de cor: faço uma fotocópia em A4 a preto e branco e passo a colori-la com tintas líquidas, pintando-a como gostaria de vê-la impressa. Depois é o impressor que deve, com os seus instrumentos, aproximar-se daquilo que fiz…:


.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

6 Comentários

  1. As cores da capa feita por Villa são aquarela ou algo parecido. Daí que os tons sejam diferentes daqueles que ficaram na capa definitiva, GG. Sempre foi assim, é difícil acertar com as impressoras, com os programas para colorização.

  2. Ao que parece, os instrumentos do impressor que presta serviços a SBE não conseguem atingir as indicações das cores de Claudio Villa.
    Mais uma vez eu opino que o colorido do desenhista é mais bonito e realista do que aquele padronizado pela editora italiana.
    Quanto ao título do episódio texiano, eu penso que a Mythos Editora manterá “El Supremo“, cujo deve se tratar de algum personagem adversário do Ranger e de seus pards. Faltou apenas Kit Willer nesse sebo nas canelas, depois voo e mergulho nas águas.

  3. Na SBE estão alterando várias coisas daquilo que o Villa tem feito. Vejam: as sombras dos três amigos foram eliminadas; a calça de Carson teve a cor alterada; a camisa de Tex teve a cor alterada; a camisa de Tigre teve a cor alterada, as pedras tiveram as cores alteradas. A água do rio/lago também aparece menos na capa oficial.

  4. Super-demais essa capa!!
    Até parece que estar em movimento…
    Claudio Villa cada vez mais super perfeito em seus desenhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.