YAMA

YamaDa cartomante Myrian, Steve Dickart, aliás Mefisto, teve um filho de nome Blacky.
Através de uma esfera de cristal da mãe, este consegue falar com o pai, que está para morrer sepultado vivo num subterrâneo, e aceita em herança os enormes poderes que o velho necromante lhe transmite, em troca da promessa de vingá-lo.
A partir daquele momento, Blacky adopta o nome de Yama e inicia a perseguição a Tex Willer e seus pards, ora recorrendo à ajuda dos adeptos do voo doo, ora aliando-se com os descendentes dos Aztecas e dos Maias.

Não obstante o apoio das potências infernais, Yama não consegue levar a termo a sua missão, traindo as expectativas do fanático Mefisto.Repudiado pelo seu próprio pai, Blacky torna a viver com a mãe e juntos retomam a sua melancólica vida de saltimbancos.
(Para aproveitar a extensão completa da foto acima clique na mesma)

QUEM É YAMA

YamaDevorado por um rancor implacável nos confrontos com Tex, que o derrotou várias vezes, o mago Mefisto, prestes a morrer, teve uma ideia: confiar ao seu filho Blacky “o inefável sabor da vingança”.O jovem aceita, assume o nome de Yama e tenta levar ao término a sua missão infernal. Mas, como diria alguém, não se deseja ser Satanás, nasce-se Satanás…

A ESTIRPE DO DIABO

Apesar do auxílio recebido do meu mundo e do precioso ensinamento obtido de seu pai, Yama ainda está muito longe de representar a centésima partedo poder do grande Mefisto!”. Este é o parecer de Aryman, grande e repelente morcego, personificação de um demónio infernal. É ele o ajudante que Steve Dickart, aliás Mefisto – obrigado a vagar numa espécie de limbo, na expectativa de cruzar o limiar do Inferno – decidiu em certo momento para ladear o filho Yama, depois dos seus repetidos falhanços, para ajudá-lo a vingar-se de Tex. A ajuda de Aryman parece mesmo necessária, dado que, por duas vezes, Águia da Noite, derrotou Blacky Dickart.

E pensar que, inicialmente Mefisto punha grandes esperanças no herdeiro: “As tuas mãos deverão empunhar a espada de prata do poder e os teus olhos estarão em condições de enxergar também nos mundos escuros onde vivem as sombras e as tuas orelhas poderão ouvir também as vozes que saem das profundezas dos abismos.”, havia anunciado o diabólico bruxo falando ao filho, através de uma esfera mágica, do subterrâneo onde ficou aprisionado: “Não haverá desejo que tu não possas realizar! Terás tudo que um homem pode querer, mas deverás antes de tudo empunhar a chama vermelha da vingança!”.

YamaBlacky, depois de ter assistido á morte do pai separa-se da mãe Myrian, junto com a qual vivia numa miserável carroça ambulante, e, precisamente na Florida, recupera os livros secretos escondidos no castelo em que Steve Dickart tinha sido devorado vivo pelos ratos. Em seguida, ao flanco de Loa (a sacerdotisa voo doo que já tinha sido cúmplice de Mefisto quando este se tinha aliado com o louco Barão Samedi), inicia um período de aprendizado nas artes mágicas, assumindo o nome de Yama, antigo deus hindu da morte. Também Loa tem uma vingança a cumprir: “ Se você tem um homem para vingar”, diz a Yama, “eu tenho muitos! Homens fortes e valorosos, homens que estavam fundando um grande reino, e seus ossos estão insepultos na selva por culpa de Tex Willer e seus miseráveis amigos!”.

Yama e os pardsEntre os quais, está Yampas, chefe dos Seminoles, de quem Loa tinha sido feita escrava depois da morte do pai, o bruxo Otami. Graças aos sortilégios do jovem Dickart, Loa consegue vingar-se, matando o chefe índio.
Agora toca ao Ranger, que porém está protegido, como estão Kit Willer, Kit Carson e Jack Tigre, por uma bracelete de prata feita pelo feiticeiro dos Navajos e ornamentada por turquesas com a gravação de sinais mágicos postos para afugentar os espíritos malvados: assim, Blacky Dickart não pode atingir de longe.

Também Yama, mesmo quando ajudado pelas potências infernais e ainda que recorra a zumbis ou a adeptos do voo doo, não consegue levar a melhor sobre os quatro inimigos. Metido em apertos, é forçado a refugiar-se num veleiro que naufraga no mar no meio de uma tempestade. Blacky é salvo pelas potências infernais aliadas do pai e, chega a uma praia do Yucatan onde se alia com os descendentes do antigo povo Maya, admirados com os seus poderes. Mas também na selva tropical da América Central, onde Yama aconselhado por Mefisto, atrai Tex e seus pards, as coisas não mudam. É de novo derrotado e precipita-se numa impetuosa torrente subterrânea que o engole.

YamaUm bando de morcegos enviado pelas forças demoníacas agarra-o e o leva a salvo para uma gruta. Mefisto, que sempre esteve à vontade para comunicar com os vivos, põe ao lado de Yama o já citado Aryman e lhe propõe novos planos de combate que prevêm uma aliança com os Aztecas de Serra Hermosa, também eles, velhos inimigos de Águia da Noite. Mas, uma vez mais, é tudo inútil. De fronte de cada ameaça sobrenatural, Tex e os seus amigos reagem como somente eles sabem fazer: a murro, golpes de Winchester e dinamite. O último round conclui-se com o abandono do ring da parte do filho de Mefisto, ao qual o mesmo pai impõe deitar a toalha ao chão: “O verdadeiro e teu únco inimigo foste tu próprio a agora não te resta mais do que chorar sobre as ruínas dos teus sonhos!”.

Yama e MefistoOs erros cometidos têm de ser pagos!”, disse Mefisto ao filho no término do último encontro com Tex.
Tu somente poderás encontrar novamente aliados no meu mundo quando muita areia tiver passado na grande ampulheta do tempo!”. Não é sabido como Blacky pode abandonar a gruta subterrânea debaixo do templo Maia onde estava enclausurado, mas sabemos qual foi o seu destino. A revelá-lo é o seu próprio pai, Steve Dickart, quando consegue retornar à Terra na primeira pessoa: “Meu filho desiludiu-me! Willer e seus cães sempre conseguiram derrotá-lo e depois do último confronto os nervos de Yama desabaram. Hoje Blacky sofre de uma terrível depressão que o fez retroceder em seus conhecimentos até esquecer tudo que lhe ensinei e enfim voltou a viver com a mãe e juntos retomaram a melancólica vida de saltimbancos.”.

Texto de José Carlos Francisco, baseado no fascículo nº 30 de “Il Mondo di Tex”, editado pela Hachette Fascicoli sob autorização da Sergio Bonelli Editore, em 18 de Novembro de 2006

Um comentário

  1. Yama é um grande personagem do universo texiano. Eu até gosto muito dele (eu até pensei que Loa estivesse querendo se apaixonar por ele, mas ele fez uma traição terrível com ela! Esses vilões sempre têm mulheres em segundo plano, mesmo que sejam mulheres interessantes como Loa!), é muito carismático. Mas nem de longe tem o poder de fogo do grande Mefisto!
    Yama dá trabalho a Tex, mas Mefisto é que é o Rei dos inimigos de Tex Willer!
    Mas espero que Yama torne a voltar mesmo. As histórias com ele também são ótimas, mesmo ele não tendo a mesma coragem, experiência e crueldade que Mefisto.
    Yama também já se tornou um personagem eterno do mundo de Tex, disso não há dúvida!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *