A passagem de testemunho de Claudio Villa para Maurizio Dotti no que diz respeito aos mini-pósteres de Tex

dezembro 18, 2017

A passagem de testemunho de Claudio Villa

para Maurizio Dotti no que diz respeito

aos mini-pósteres de Tex

*Depois de cerca de 430 ilustrações realizadas no espaço de mais de 20 anos (1996-2017), Claudio Villa passa o bastão de autor dos mini-pósteres de Tex publicados na colecção Tex Nuova Ristampa, a Maurizio Dotti.
.


.
A partir do próximo mês de Janeiro, os mini-pósteres de brinde publicados na série italiana de Tex Nuova Ristampa deixarão de ser desenhados por Claudio Villa para serem da autoria de Maurizio Dotti, um dos mais aclamados desenhadores do Ranger na actualidade. Trata-se de um verdadeiro acontecimento já que são mais de 20 anos e mais de 400 ilustrações realizadas pelo actual responsável pelas capas de Tex, acontecimento esse que apanhou praticamente todos os fãs e coleccionadores de Tex de surpresa já que era algo totalmente impensável e que levará certamente muitos leitores italianos de Tex a pensar se continuarão a comprar Tex Nuova Ristampa todos os meses, porque muitos coleccionadores só compravam a edição italiana devido precisamente às magníficas ilustrações de Claudio Villa, se bem que a passagem de testemunho foi bem ponderada e Maurizio Dotti é igualmente um excelente ilustrador como comprovou recentemente ao ilustrar as capas da revista nº 5 do Clube Tex Portugal e do recente Color Tex 12.


De facto Maurizio Dotti, um dos mais admirados e aclamados desenhadores do actual staff de desenhadores de Tex Willer, fez assim para a revista portuguesa a sua primeira capa de Tex, capa essa que foi muito elogiada não somente pelos leitores da revista do Clube Tex Portugal, mas também um pouco por todo o mundo após ser dada a conhecer na Internet, elogios que choveram inclusive na Sergio Bonelli Editore, sobretudo do actual responsável máximo de Tex, o editor Mauro Boselli.
Boselli
que é um confesso admirador das qualidades artísticas de Maurizio Dotti ficou tão agradado com a capa portuguesa que assim que houve uma oportunidade convidou o desenhador milanês (que foi uma das estrelas presentes na 3ª Mostra do Clube Tex Portugal, evento realizado em Abril de 2016) para fazer uma capa oficial de Tex, capa essa para uma das novas colecções dedicadas a Tex, o Color Tex nº 12 que teve lançamento no passado dia 22 de Novembro e que confirmou totalmente que era o verdadeiro substituto para Claudio Villa após o actual capista do Ranger ter solicitado a desvinculação da realização das ilustrações para o Tex Nuova Ristampa de modo a ter mais tempo livre para se dedicar ao seu Tex Gigante que já leva 15 anos de gestação.


De uma assentada tratam-se de duas excelentes notícias já que muitos leitores anseiam há anos em ler uma nova história de Claudio Villa, que deste modo será certamente finalizada mais rapidamente, mas também recentemente muitos leitores agradados com as recentes capas de Dotti se manifestaram que seria ele o natural sucessor de Claudio Villa na realização das capas de Tex. Não se trata de substituir Villa na realização das capas do Ranger, algo que nunca esteve em equação, mas substituir Claudio Villa na realização dos pósteres de Tex Nuova Ristampa é uma tarefa de fazer tremer os pulsos a qualquer um, se bem que Dotti já deu provas de estar à altura deste novo desafio!

Uma das primeiras ilustrações inéditas realizadas por Maurizio Dotti para Tex Nuova Ristampa!

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

6 Responses to “A passagem de testemunho de Claudio Villa para Maurizio Dotti no que diz respeito aos mini-pósteres de Tex”

  1. Acho eu grande Zeca, que o “bastão” (os posters), estão em boas mãos.
    Um abraço.

  2. Eu acho o Villa insubstituível, mas como ninguém é, eu acho que o Dotti usa pouco as cores fortes, mas está em boas mãos.

  3. Acho esta uma notícia maravilhosa, haja vista ser o Dotti – em minha opinião – um grande desenhador, tão bom quanto o Villa.
    Parabenizo-o e desejo-lhe uma estada longeva e frutífera à frente da missão.
    Para os italianos serão apenas pôsteres, mas, para os brasileiros, esta será a primeira vez que o Ranger terá dois capistas oficiais, estando o Villa encarregado dos mensais inéditos e o Dotti das reedições do TEH.

    Abraços,

    Sílvio Introvabili

  4. Hum, eu acho que saímos perdendo nesta troca. Nada contra Dotti, não sou fã de sua arte, mas Villa é o Mestre Supremo da Bonelli. Espero que retorne em breve.

  5. Dois grandes Desenhadores, o Villa me agrada mais, também gosto do estilo do Dotti e acredito que fará um grande trabalho, com belas Ilustrações, vamos ver o que vem por aí.

    Nei Campos.

  6. Gostei da ideia só pelo fato de acelerar o Tex Gigante do Villa! Antes era previsto para 2022 (ou mais). Será que podemos aguardar para ainda essa década?

Leave a Reply