O Monopólio do Tex

outubro 30, 2017

O Monopólio do Tex

O Monopólio do Tex

Monopoly (em Portugal, Monópolio; no Brasil, Monopoly) é um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, em que propriedades como ruas, casas, hotéis, empresas são compradas e vendidas, em que uns jogadores ficam “ricos” e outros vão à falência. É um jogo criado por Elizabeth Magie no início do século XX, que numa versão modificada por Charles Darrow passou a ser publicado, em mais de trinta línguas, pela Parker Brothers em 1935 e que a partir de 1991 é propriedade da Hasbro.

Em Portugal, o jogo foi editado pela Majora/Parker Brothers Portugal na década de 1950, com o nome traduzido para Monopólio. Em 1961 a Majora fez uma nova edição que, por pressão da Parker Brothers, já usou a designação internacional Monopoly. Nas edições portuguesas são usados nomes de ruas importantes, principalmente da capital (Lisboa) e da segunda cidade do país (Porto), bem como de estações de caminho-de-ferro. Dependendo das versões, o nome das ruas vai variando, mas a propriedade mais valiosa é sempre o Rossio (Lisboa) e a propriedade menos valiosa o Campo Grande (Lisboa).

Mas certamente perguntam os nossos leitores o que tem a ver o jogo do Monopólio com o Tex? Bem, no decurso dos anos foram produzidas, um pouco por todo o mundo, diversas edições especiais e este ano a Sergio Bonelli Editore e a Hasbro vão lançar o Monopólio do Tex por ocasião do evento Lucca Comics & Games, mostrando toda a pujança actual do Ranger criado em 1948 por Gian Luigi Bonelli e por Aurelio Galleppini.


Em Lucca Comics & Games 2017, o maior evento italiano relacionado com a banda desenhada e que se realiza anualmente na cidade de Lucca (este ano de 1 a 5 de Novembro), os fãs de Tex e os apreciadores dos jogos de tabuleiro terão uma grande surpresa à sua espera nos pavilhões da Sergio Bonelli Editore: O Monopolio do Tex!
Realizado pela editora milanesa, em colaboração com a Hasbro, o famoso passatempo que há mais de 80 anos seduz jogadores de todo o mundo é apresentado numa edição exclusiva, dedicado a Tex!

A partir da clássica casa da “PARTIDA”, de 2 a 6 jogadores poderão embarcar numa longa viagem, com a ajuda de dados, entre as inúmeras cidades e locais que, desde há quase setenta anos, vêm Tex como protagonista das suas aventuras: o objectivo é assenhorar-se dos terrenos edificando casas e hotéis, com o objectivo de prevalecer sobre os oponentes, e tornarem-se, assim, verdadeiros conquistadores do Oeste.

O tabuleiro de jogo, no qual comparece um esplêndido Tex desenhado por Giovanni Ticci – desenhador que com o seu traço inconfundível caracteriza também todas as outras ilustrações do tabuleiro -, é acompanhado de cartões de Probabilidades e Imprevistos, dinheiro, casas, hotéis realizados para esta ocasião em puro estilo western! Inclusive os peões de jogo vêm directamente do imaginário da Fronteira: a bota, o totem, o cacto, a estrela de Ranger, a ferradura do cavalo o o chapéu à cowboy… qual peão escolherá você, caro leitor?


O jogo do Monopólio do Tex é vendido juntamente ao livro Tex - Vendetta indiana, reedição cartonada e a cores da primeira mítica história desenhada por Giovanni Ticci. Um clássico escrito por Gianluigi Bonelli, que a Sergio Bonelli Editorte repropõe numa edição exclusiva e inseparável do Monopólio do Tex, que se insere entre as iniciativas pensadas para festejar os cinquenta anos do célebre autor senês ao serviço do Ranger bonelliano.

O Monopoly di Tex (é este o nome original) pode ser adquirido, de 1 a 5 de Novembro, nos stands da Editora Bonelli em Lucca, e contemporaneamente também no Shop online da Sergio Bonelli Editore. E deste modo o mais célebre herói da banda desenhada no estilo western encontra o mais famoso jogo de tabuleiro do mundo, dando vida a uma publicação imperdível para os verdadeiros fãs de Tex.

Quanto ao preço e dados, o Monopólio do Tex + o livro Tex “Vendetta indiana” (Jogo + Livro não podem ser vendidos separadamente), ei-los:
Formato do jogo: 25 x 25 x 6,5 cm
Formato do livro:
17 x 23 cm, cartonado
Páginas:
128 a cores
Preço: 34,90 €

Para finalizar e para aguçar ainda mais o apetite, deixamo-vos com um belo vídeo  de apresentação do Monopólio de Tex realizado por Alex Dante:

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Leave a Reply