O mais recente feito de Tex: 500 000 euros para crianças com doença renal

abril 20, 2017

O mais recente feito de Tex:

500 000 euros para crianças

com doença renal

* Herdeiros de Sergio Bonelli inauguraram o novo centro para crianças no Policlínico de Milão
.

* A Sergio Bonelli Editore sempre foi uma Editora  que fez da ajuda aos mais necessitados uma das suas características principais. E mais uma vez a SBE deu provas dessa característica doando 500 mil euros à Unità Operativa Complessa di Nefrologia, Dialisi e Trapianto Pediatrica del Policlinico de Milão.

.

Netos de Sergio Bonelli e o seu filho Davide inauguram o novo Centro Hospitalar Sergio Bonelli, depois de doarem meio milhão de euros

Tex, Dylan Dog, Mister No, Zagor. A semana passada, abandonaram por alguns instantes os seus universos de ficção para se reunirem no Policlínico de Milão para cortar a fita do novo Centro Sergio Bonelli, dedicado à memória do seu criador. Nascido para se tornar o ponto de referência de uma rede italiana para o tratamento e assistência de crianças com doenças renais congénitas e das suas famílias, foi acolhido na unidade operacional complexa (uoc) de nefrologia, diálise e transplante pediátrico da Fundação.

Sergio Bonelli

Para o professor Nicola Persico, responsável da cirurgia fetal, «O Policlínico é o ambiente ideal para iniciar um projecto similar, graças à presença de inúmeros especialistas capazes de acompanhar as crianças, tanto antes como após o parto.». O donativo de 500 mil euros por parte da família Bonelli foi confiada à gestão da Abn Onlus, organização sem fins lucrativos, uma Associação destinada às crianças com doenças renais, que desde a sua fundação em 1978 iniciou uma colaboração de sucesso com a Clínica De Marchi, tornando possível mais de 3800 consultas anuais e uma média de doze transplantes renais para um total de 304 no decurso dos últimos 40 anos. Graças à generosidade da família do editor, falecido em 2011, será possível financiar bolsas de estudo, fornecer apoio económico e psicológico às famílias dos pequenos pacientes e a aquisição de equipamentos de ponta no tratamento destas patologias. No ambulatória já se encontra um ultra-som de última geração capaz de fornecer assistência a mais de três mil mulheres grávidas por ano, com a possibilidade de detectar a ocorrência de malformações congénitas em fetos de poucas semanas.

Além da assistência aos doentes, o Centro Sergio Bonelli tem como objectivo apoiar uma prevenção cada vez mais intensa. «A lesão renal congénita representa em idade pediátrica a causa mais frequente de diálises e transplantes de rins desde o momento da formação dos órgãos  durante os primeiros meses de gravidez. O nosso objectivo é fazer novos progressos na pesquisa e no diagnóstico das doenças renais para limitar cada vez mais as implicações sociais que sofrem as crianças doentes e as suas famílias.» confirmou o professor Persico. Uma missão clara para todo o staff da clínica e o director Giovanni Montini que tem bem claro que «Quando curamos uma criança devemos ter em mente os próximos 90 ou 100 anos da sua vida.». Um pensamento muito similar àquele que sempre acompanhou a caneta do pai de papá de Tex e com ela o imaginário de gerações de italianos.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

5 Responses to “O mais recente feito de Tex: 500 000 euros para crianças com doença renal”

  1. Fantástico.

  2. Que bela iniciativa, parabéns para a Bonelli. “Trazendo um pouco dos princípios de vida de seu principal ícone editorial Tex Willer, para o mundo real, que é ajudar seu próximo!”

  3. Meio milhão de euros é uma quantia avultadíssima! E ser uma editora de BD a fazer essa generosa dádiva a uma instituição médica que merece todo o apoio, honra não só a memória de Sergio Bonelli como a própria arte dos fumetti, cultura de “massas” cujos heróis, com a sua aura popular e o seu êxito mediático, são os autênticos obreiros de feitos raros como este, que servem de exemplo a todos que ainda teimam, por snobismo, em criticá-los e/ou ignorá-los.

  4. Este grande gesto só revela a grandiosidade da Sergio Bonelli Editore.
    Se antes eu já os admirava e respeitava muito, agora ainda tenho mais orgulho em ser leitor (e consequentemente cliente) da Sergio Bonelli Editore.

  5. Vida longa à SBE!

Leave a Reply