As Leituras do Pedro: J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga #120 – “Coração de Mãe” e “Uma família tradicional”

outubro 12, 2016

As Leituras do Pedro*

J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga #120
.

Coração de Mãe
Berardi e Calza
(argumento)
Michelazzo
(desenho)

Uma família tradicional
Berardi e Calza (argumento)
Piccioni (desenho)

Histórias originalmente publicadas em Julia #134 e #135

Mythos Editora
Brasil, Janeiro/Fevereiro de 2016
135 x 180 mm, 260 p., pb, capa mole, bimestral
R$ 21,90 / 10,00 €

Inovar constantemente na continuidade parece ser cada vez mais o lema de Berardi em J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga.

A abrir temos Coração de Mãe, uma história centrada numa mãe preocupada com o filho e apostada em que ele consiga a ‘mulher perfeita’ para companheira. Os métodos para lá chegar acabarão por ser algo questionáveis e vão cruzar-se com a investigação de crimes de um serial killer e a narrativa, sob o signo do Síndroma de Estocolmo, resultará numa desencantada metáfora sobre a solidão e o desespero social que são sinais dos tempos modernos nas grandes e impessoais cidades.

Quanto a Uma família tradicional, que parte de um assalto que não decorre como previsto e se transforma numa busca pela gata Tony, raptada por supostamente ter engolido uma jóia, evoca as histórias natalícias que marcaram uma época dos quadradinhos e, também por isso, adopta, sem chocar com os cânones da série, um tom ligeiro e um humor surpreendente, que fazem dela uma das mais divertidas e originais investigações de Julia, mostrando que a realidade não tem de ser sempre soturna e sombria.


*Pedro Cleto, Porto, Portugal, 1964; engenheiro químico de formação, leitor, crítico, divulgador (também no Jornal de Notícias), coleccionador (de figuras) de BD por vocação e também autor do blogue As Leituras do Pedro (http://asleiturasdopedro.blogspot.com/).

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Leave a Reply