COLECCIONÁVEIS TEX – MÍDIA IMPRESSA TEMÁTICA – Parte 2

novembro 11, 2011

Por Ezequiel Guimarães

Continuação da Parte 1

Com o surgimento de novos itens temáticos coleccionáveis (alguns citados por internautas, a quem agradecemos a colaboração – conforme já citamos nos ´comentários´ da parte ´1´), houve a necessidade de acrescentá-los e com isso optamos por, além de inserí-los na ´Relação de Publicações´, divulgar algumas imagens e comentários, o que originou esta segunda parte – e também a oportunidade de inserir imagens que ficaram de fora do primeiro texto (originalmente só havia a primeira parte, a qual sugerimos a leitura, para melhor entendimento dessa matéria, clicando aqui).

A ´Relação de Publicações´ foi então revisada e ampliada (e em alguns casos corrigida), sendo retirada da (agora) ´Parte 1´ e adicionada ao final deste post, pois é o mais correcto a se fazer. Também colocamos mais abaixo a ´Lista de Regras´, que foi totalmente revisada e ampliada, e faz mais sentido estar aqui também (lembrando que a ´Lista de Regras´ é necessária para a selecção do que entra ou não na ´Relação de Publicações´).

Quanto aos novos itens adicionados, temos matérias, notícias e curiosidades. Uma das curiosidades é a matéria sobre o conceituado capista Claudio Villa desenhando super-heróis para a Casa das Ideias.

Villa está tão arraigado no mundo texiano (tanto que tem a honra de ser o sucessor do mestre Aurelio Galleppini – grande criador gráfico da personagem Tex – na arte das capas texianas), que muitos nunca pensaram (até aquela época) que ele desenharia alguma personagem tão diferente e distante (editorialmente falando) como um super-herói. E logo de cara dois. E dois da ´líder´ de mercado, a norte-americana Marvel.

Os super-heróis desenhados pelo renomado artista italiano são o Sentinela da Liberdade e o Defensor da Cozinha do Inferno (leia-se Capitão América e Demolidor, respectivamente). E isso na história “Segunda Morte” (“Doppia Morte” no original, “Dupla Morte” no Brasil). Isso está citado na Wizmania nº. 44, que é um dos novos itens que entraram na relação. Outra curiosidade: o argumentista dessa história também é bonelliano, e que algum tempo depois, acabou tornando-se também um argumentista texiano. Falamos do excelente Tito Faraci.

Outro item adicionado traz o anúncio do lançamento da saudosa “Seleção Bonelli Comics – Tex e os aventureiros”. Uma série inédita no formato multi-personagens (dentro da história editorial bonelliana em solo tupiniquim) – e que só teve paralelo nas séries francesas Mustang e Rodeo. A série brasileira infelizmente teve vida curta.

Em outra edição adicionada, temos a lendária e conceituada revista Wizard (a mais importante em seu segmento na sua época) colocando Tex entre as 100 principais personagens de BD’s no mundo, num momento super-especial: comemorava-se então 100 anos de quadradinhos!!!!

E também temos uma matéria super-especial do renomado jornalista Sidney Gusman (editor-chefe do conceituado site Universo HQ e trabalhando actualmente também com  Maurício de Souza), falando das melhores BD’s da Europa, e lá está ele… TEX, of course !!!! (e outros bonellianos também).

Enfim, esses e outros itens ingressaram na ´Relação de Publicações’.

Por essas e por outras, os materiais temáticos são muito procurados por coleccionadores, que querem ter tudo o que se relaciona com a sua personagem favorita em suas colecções, ou por aqueles que apenas querem saber “algo mais” dos seus heróis ou dos seus autores. Sabemos que hoje existe a Internet, uma fonte (quase) inesgotável de informações, mas nem todos têm acesso à Web, e outros não gostam de ficar lendo textos mais longos na tela de um microcomputador; e muitos apreciam ainda o “velho e bom papel” e gostam de ler no conforto de suas poltronas ou camas. Para todos esses tipos de leitores, os impressos temáticos é a opção ideal.

Abaixo colocamos a ´Relação de Publicações´ revisada, corrigida e ampliada, e a ´Lista de Regras´, que foi totalmente revisada e também ampliada (há muitas outras revistas que abordam o Western – sem referência a Tex; não listei-as aqui porque também fugiria ao objectivo do post; mas são itens que também dão uma colecção interessante).

Antes um esclarecimento: para a formulação da ´Lista de Regras´ a serem atendidas para o item poder chegar a constar na ´Relação de Publicações´, fizemos várias pesquisas sobre diversas formas de coleccionar, e sobre variados interesses de coleccionadores  de diversos tipos de itens (além dos bonellianos, incluímos pesquisas sobre colecções de outros tipos de quadradinhos, e outros tipos de colecções). Para podermos estabelecer regras ´básicas´ do que entraria (ou não) na ´Lista de Regras´.

Por exemplo, pesquisamos além de coleccionadores de BD´s italianas, também coleccionadores de outros tipos de heróis, e dentre eles (igual aos bonellianos), muitos coleccionam somente as BD´s, outros coleccionam além delas, reportagens sobre as suas personagens favoritas, e muitos outros coleccionam qualquer material, desde que fale do seu herói favorito (matérias, notas, e em vários casos até propagandas de lançamentos de revistas em outras revistas).

Pesquisamos também outros tipos de coleccionadores, mesmo no segmento ´impresso´, e até fora dele. Por exemplo: coleccionadores de livros (percebemos que os mesmos aspectos citados no parágrafo anterior repetiram-se) e até entre coleccionadores de músicas (artistas e bandas musicais) os perfis de coleccionadores repetem-se: alguns coleccionam só o vinil e/ou CD/DVD de seu artista favorito enquanto outros coleccionam também revistas com reportagens, e outros além das reportagens também coleccionam até revistas que tenham mesmo que for só a propaganda da turné de sua banda preferida.

Enfim, após analisarmos tudo isso, percebemos que os ´perfis´ de coleccionadores repetem-se, e aí então optamos por algumas regras ´básicas´ (e até bem menos do que encontramos nas pesquisas), para compormos a nossa ´Lista de Regras´. Buscamos com isso, criar um pequeno guia para quem se interessar pelo assunto, e que terá à sua disposição entre as edições citadas, qual (ou quais) mais interessam para tentar adquiri-las (apenas para lê-las ou para ampliar a colecção; ou até para iniciar uma nova colecção).

Lembrando novamente que, tanto a ´Lista de Regras´, como a ´Relação de Publicações´, estão abertas às sugestões e comentários para a inclusão de novas regras e/ou novas publicações. Então, em ambos os casos, caso tenha alguma sugestão ou informação a nos passar, por favor, informe-nos. Novamente, muito obrigado aos internautas pelas informações prestadas.

Lista de Regras (Revistas, Jornais e Fanzines voltadas ao segmento BD)
Ter matérias que abordem:
- Sobre Tex (sozinho ou junto com outras personagens)
- Sobre seus autores ou editores (desde que na matéria tenha referência a Tex)
- Sobre eventos oficiais de Tex (exclusivos dele ou com participação do Ranger)
- Sobre o género literário de Tex – Western (desde que a edição tenha ou na
própria matéria de western, ou em outra matéria, alguma referência a Tex).
- Sobre o tipo de mídia na qual Tex está inserido – arte sequencial impressa (desde que a edição tenha ou na própria matéria de arte sequencial, ou em outra matéria, alguma referência a Tex).
- Sobre temas diversos mas com alguma citação a Tex.
- Matérias ou notas sobre publicações texianas, ou outras focadas
integralmente ou parcialmente no Ranger.

Relação de Publicações

Wizard – Editora Globo
n. 1 – Ago/96 – Made in Italy – Nem só de super-heróis vivem os quadrinhos!
n. 2 – Set/96 – Tex conquista a América, Sérgio Miranda
n. 5 – Dez/96 – 100 anos de quadrinhos
n. 12 – Jul/97 – Conheça o melhor da Europa em quadrinhos – Sidney Gusman

Comix Book Shop Magazine
n° 7 (1999), “O caubói italiano Tex celebra 50 anos de Oeste Selvagem”, Júlio Schneider e Franco de Rosa (a capa da revista é do saudoso Hermes Tadeu).

Selecções BD – (Portugal)
n.  29 – Março/ 2001 -  O “WESTERN” NA BD EUROPEIA – Jorge Magalhães

Wizard – Panini
n. 13 – Out./04-  – Uma faculdade de quadrinhos – Sidney Gusman
- Sergio Bonelli – Um italiano com coração brasileiro – Sidney Gusman e
Levi Trindade
n. 14 – Nov/2004 – Coisas que você não sabia sobre Tex – Levi Trindade
n. 17 – Fev./05-  Almanacão Bonelli no final de Fevereiro – Levi Trindade

BDjornal – Pedranocharco (Portugal)
n. 4 -  Jul – Ago/2005 –
- MYTHOS EDITORA EM PORTUGAL – ENTREVISTA A DORIVAL VITOR LOPES, HELCIO DE CARVALHO E JOSÉ CARLOS FRANCISCO,   Nuno Pereira de Sousa
- BONELLI – A TRADIÇÃO DOS FUMETTI NA MODERNIDADE,   Nuno Franco
- SELOS E BANDA DESENHADA, UMA RELAÇÃO DE QUADRADINHOS,   Pedro Cleto
n. 7 - Nov/2005 –
- A LONGA CAVALGADA DE TEX – O RANGER SEM FRONTEIRAS,   José Carlos Francisco
n. 11 - Mar/2006 –
- ENTREVISTA COM CLAUDIO VILA – DESENHADOR DE TEX,  Afrânio Braga e José Carlos Francisco
- LETTERI – UM MESTRE AO SERVIÇO DE TEX,  José Carlos Francisco
- SELECÇÃO TEX E OS AVENTUREIROS #1, Pedro Cleto
n. 18 – Abril-Maio de 2007 –
- ENTREVISTA COM FABIO CIVITELLI, José Carlos Francisco, Carlos Rico e Nuno Pereira de Sousa
- PRANCHAS DE TEX, Fabio Civitelli
n. 20 – Ago-Set/2007 –
- FESTIVAIS DE BD NA PLANÍCIE ALENTEJANA (2) – O XVI SALÃO INTERNACIONAL MOURABD – ENTREVISTA COM CARLOS RICO,  J.Machado-Dias
- FESTIVAIS DE BD NA PLANÍCIE ALENTEJANA (3) – O XVI SALÃO INTERNACIONAL MOURABD – ENTREVISTA COM FABIO CIVITELLI,  José Carlos Francisco
n. 21 -  Out-Dez/2007 –
- TEX NA ARGENTINA: ASCENSÃO E QUEDA DO RANGER ITALIANO,  José Carlos Francisco
- ENTREVISTA COM ERNESTO GARCIA SEIJAS,  Jesus Nabor Ferreira e José Carlos Francisco
- FALECEU MANFRED SOMMER,  Mário João Marques
- ENTREVISTA COM MIGUEL ANGEL REPETTO, Jesus Nabor Ferreira e José Carlos Francisco
n.22 - Jan-Fev/2008 –
- TEX WILLER A CAMINHO DOS 60 ANOS, José Carlos Francisco
- ALMANAQUE TEX #30,  Pedro Cleto
n. 23 -  Ago/2008 –
– “TEX O JUSTICEIRO” – O FILME DE TEX WILLER, José Carlos Francisco
n. 24 – Out/2008 –
- DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE WESTERN,   J. Machado-Dias
- DICIONÁRIO UNIVERSAL DA BANDA DESENHADA – WESTERN,   Leonardo De Sá
- O WESTERN NA BD EUROPEIA,   Jorge Magalhães
- O WESTERN NA BD CONTEMPORÂNEA,   João Miguel Lameiras
- A CASA BONELLI – CASA DAS IDEIAS-FÁBRICA DOS SONHOS,   J. Machado-Dias
- ENTREVISTA COM SERGIO BONELLI, Renato Pallavicini
- DE GALLEPPINI A GALEP – HISTÓRIA DE UMA AVENTURA,  J. Machado-Dias
- 60 ANOS DE AVENTURAS PELO VELHO OESTE,  Jesus Nabor Ferreira
- BD: TEX WILLER – UMA TARDE QUENTE, Guido Nolitta e Giovanni Ticci
- TRIBUTOS – TEX E OS COYOTEROS, Fred Macêdo e Augusto Trigo
- ENTREVISTA COM FRED MACÊDO, José Carlos Francisco
n. 25 -  Mai/2010 –
- VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DE BEJA, Jorge Machado-Dias
- FABIO CIVITELLI, José Carlos Francisco
- ENTREVISTA COM FABIO CIVITELLI, José Carlos Francisco, João Miguel Lameiras, Gianni Petino e Júlio Schneider
n. 26 - Out/2010 –
- TEX AO REDOR DO MUNDO, José Carlos Francisco

Publicações especiais do Salão Internacional de Banda Desenhada de Moura (Portugal) – Edição: Câmara Municipal de Moura
16º. Salão Internacional de Banda Desenhada – Moura BD 2007 – Maio 2007 – O “Western” na BD Portuguesa – Jorge Magalhães
17º. Salão Internacional de Banda Desenhada – Moura BD 2011 – Abril 2011 – Vítor Péon e o  “Western” de Denver Bill a “Tomahawk” Tom” – Jorge Magalhães

Jornal Graphiq – produção independente do editor Mário Latino
n. 22 -  Set/2008 – Extraterrestres e Cowboys – Parte I: Tex  (Edgar Indalecio Smaniotto)
n. 23 -  Out/2008 – Galopando com Tex nas pradarias do Oeste (Professor Waldomiro Vergueiro)
- TEX: O maior cowboy das HQs faz 60 anos (Edgar Indalecio Smaniotto)
n. 29 -  Mai/2009 – Os Soldados-Búfalos: racismo e preconceito no velho oeste (Edgar Indalecio Smaniotto)
n. 39 -  Mar/2010 – O Tex que nós queremos (Jaime Bernard)

Mundo dos Super-Heróis – Editora Europa
n. 13 -  Nov/Dez 2008 – Heróis do Velho-Oeste (Társis Salvatore e Gabi Franco)
n. 16 -  Mai/Jun 2009 – Indispensável para fãs do Velho Oeste (André Morelli e Manoel de Souza – sobre o livro de Gonçalo Junior – O Mocinho do Brasil – A história de um fenômeno editorial chamado Tex)
n. 19 -  Nov/Dez 2009 – Para fãs de Tex (Társis Salvatore – sobre o lançamento da revista texbr no. 1)
n. 20 -  Jan/Fev 2010 – Velho de Guerra (Maurício Muniz  – sobre Joe Kubert, desenhista da Edição Gigante Mythos  no. 9 – O Cavaleiro Solitário)
n. 24 -  Nov/Dez 2010 – Muito além de um saldão (Renato Lebeau  – sobre o evento FestComix – São Paulo)
n. 25 -  Jan/Fev 2011 – Universo Bonelli (Alexandre Callari e Ricardo Quartim)

Revista Texbr – publicação independente do Portal TexBR (maior site independente em língua portuguesa do mundo sobre quadradinhos bonellianos)
n. 1 -  Out/2009 – Tex, o mocinho do Brasil
- O grande herói do faroeste
- Uma nova coleção de Tex
- FIBDA 2008 também comemorou 60 anos de Tex, José Carlos Pereira Francisco
- Marco Bianchini, a serviço de Tex, José Carlos Pereira Francisco

Wizmania – Panini
n. 44 – Mai/07-  Justiça em dobro – Levi Trindade

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

16 Responses to “COLECCIONÁVEIS TEX – MÍDIA IMPRESSA TEMÁTICA – Parte 2”

  1. Tex é de mais! Imbatível!
    Novidades no blog http://luanzcomics.blogspot.com/
    Acessem e votem!
    Abraço a todos os texmaniacos!

  2. Muito bom, legal saber de mais itens que vou procurar para comprar. E relembro que vocês deveriam fazer uma lista igual de Ken Parker, Zagor e também Mágico Vento. Espero que vocês já tenham decidido a fazer.

  3. Muito bom saber desses novos itens, gostei muito. A lista está crescendo bastante.

  4. Como fanático por HQs que sou, é uma surpresa agradável ler essa matéria, principalmente porque tenho todas as edições da Wizard de todas as editoras que a publicaram aqui no Brasil (bem como sua “irmã” Wizmania), além de ser assinante da revista Mundo dos Super-Heróis e, portanto, já ser conhecedor de todos esses itens texianos/bonellianos. Mas, como fã ainda mais fanático pelo Espírito da Machadinha (e de Chemako e Ned também, é claro), concordo plenamente com o Nelson: estão esperando o quê pra lançar uma lista de Zagor, Ken Parker e Mágico Vento?

  5. Legal Eduarthmaul, olha aí pessoal do blog, mais gente quer as outras listas, por favor coloquem online.

  6. Também gostei da idéia de lista desse tipo para outros personagens. Além desses que o pessoal pediu porque não incluir também Dampyr, Nick Raider, Dylan Dog e Julia?

  7. As sugestões estão anotadas, pards e desde já agradecemos pelo vosso interesse e sugestões, vamos a ver se será viável fazer então algo semelhante com as outras personagens Bonelli ;-)

  8. Estou com o pessoal, façam também dos outros personagens, e se der para incluir Bella & Bronco será muito bom. Peço que incluam mais imagens dessas revistas citadas nessa relação pois muitas revistas vocês só citaram seria muito bom se comentassem delas e colocassem mais imagens. Parabéns pela idéia, muito legal essa relação.

  9. Consegui comprar algumas revistas listadas aqui. São excelentes, tem muita coisa boa. Obrigado pela relação, foi um guia para mim.

  10. Voces não vão atualizar a lista sempre? Já saiu mais revistas Mundo dos Super- Heróis que não estão aí na lista e até essa BDjornal já saiu no próprio blog aqui e outras que falaram que tem matéria do Tex e não está ai na lista.

  11. Li em algum lugar alguém comentar que esse BDJORNAL estava sendo vendido no Brasil mas não achei mais aonde li, alguém pode me ajudar falando aonde é?

  12. Pedro, obrigado pelo acesso ao blog e seu interesse pela lista. Essas edições que vc citou serão acrescentadas sim à lista. Estamos preparando uma atualização e inclusive com inclusão de outras revistas e fanzines, teremos várias novidades, e novas imagens. Inclusive com fanzine novo ainda não relacionado na lista. Aguarde e continue acessando o Blog do Tex. Obrigado.

  13. Boa noite, Nelson.

    Em breve, terei diversas edições do BDJornal para venda.

    Por favor, envie um e-mail para bonellihq@yahoo.com.br e nós conversamos melhor.

    Forte abraço.

    José Ricardo

  14. Obrigado José Ricardo. Enviei um e-mail mas voltou, estou enviando outro hoje.

  15. Vi no Mercado Livre o preço desse BDjornal. Pelo que já li e ouvi a publicação é muio interessante mas o preço é muito alto, 35 reais é muito caro tinham que melhorar o preço.

  16. Faço minhas as palavras do leitor Eduarthmaul. Também digo que é uma surpresa agradável ler essa matéria, Excelente, quem dera todo o blog que visito tivesse esse tipo de matéria. Parabéns.

Leave a Reply