COLECCIONÁVEIS TEX: MÍDIA IMPRESSA TEMÁTICA

março 6, 2011

Por Ezequiel Guimarães *

COLECCIONAR WIZARD? WIZMANIA? MUNDO DOS SUPER-HERÓIS? BDJORNAL? GRAPHIQ? POR CAUSA DE TEX? COMO ASSIM?

.
Muitos gostam de algumas personagens de BD´s (HQ’s no Brasil); muitos gostam de muitas personagens; mas o facto é que sempre tem aquelas personagens favoritas, e entre elas a MAIS favorita. Embora cada leitor possa listar várias personagens mais queridas, se for questionado, sempre vai ter “aquela” personagem como sendo a mais favorita.

Sobre essa personagem, muitos gostam apenas de ler, e trocam os seus exemplares por outras edições, de outras personagens ou até da mesma personagem. Mas há aqueles que por gostarem tanto de uma determinada personagem, acabam  por não se desfazerem de suas edições, dando início assim a uma colecção.

Esses fãs, em dado momento, podem subir uma escala maior na categoria, e somarem “nático”, ou seja, chegam ao patamar de “fanáticos” (no bom sentido, é claro). Para esses, só as histórias não bastam mais, a “sede” pela personagem aumenta, então eles querem saber mais, ler sobre o ambiente das histórias, saber sobre os roteiristas, ler sobre a história editorial da personagem, conhecer sobre as influências dos criadores, ler resenhas de histórias; ler comentários, matérias, sobre a personagem, sobre o género literário no qual ela está inserida, enfim, ler “tudo que puder” sobre a sua personagem favorita.

Acima desse fanático ou numa escala evolutiva desse bom fanatismo, existem aqueles que além de gostar de ler esse material temático, passam também a coleccioná-lo, que também, como as edições normais das histórias, têm as suas edições raras, disputadas a sopapo pelos coleccionadores.

Esse material que falo, são os jornais, revistas e livros que abordam sobre a personagem e seu mundo, ou seja, a mídia impressa temática. Esse assunto é bem amplo, mas vamos nos ater aqui à parte das revistas e jornais voltados ao segmento BD e também os fanzines. Os livros são um caso à parte; e existem também jornais que não são temáticos às BDs mas trazem matérias sobre alguma personagem (como temos vários casos de Tex em Portugal, por exemplo), mas nesse caso específico, foge ao escopo deste post.

Com maior ou menor profundidade, nesse material temático encontramos muitas matérias interessantes para ampliarmos o nosso conhecimento sobre TEX e o seu mundo: a parte editorial brasileira, a história editorial italiana, curiosidades sobre Tex (Tex tem até selo!!!); entrevistas reveladoras com argumentistas e roteiristas, entrevistas interessantíssimas com desenhadores; informações sobre o género literário no qual Tex está inserido; como foram os eventos e exposições texianas no Brasil e em Portugal; história editorial do ranger na Argentina; informações sobre o lançamento de publicações que falam sobre Tex; abordagens sobre temas históricos na obra do ranger; e muito, muito mais.

Logo mais abaixo está uma relação de jornais e revistas temáticas voltadas ao segmento BD e fanzines com o respectivo material sobre TEX, em ordem cronológica geral e dentro das publicações. Listei apenas as edições em língua portuguesa, abrangendo Brasil e Portugal, pois para a maioria dos fãs, acaba se tornando um material mais acessível na questão linguística e também na questão financeira, para apenas ler, ou para, como muitos fazem, coleccionar.
(Aliás, curiosamente, a maior e mais importante parte dessas publicações são de origem portuguesa, apesar de Tex nunca ter sido editado em Portugal; então, elas acabam preenchendo uma lacuna que existe na parte brasileira, e acabam se auto-completando).

É interessante também ter esse material mas do mercado italiano (o maior do mundo no quesito Tex), ou até de qualquer língua do mundo; desde que o possuidor possa ler e entender o que está escrito, senão chegamos aí no ponto do ultra-fanatismo, que também foge ao propósito deste post.

Caso você saiba de algum fanzine ou revista/jornal temático voltado ao segmento de BD com matéria sobre TEX (em língua portuguesa), por favor mande a sua informação para que possamos adicioná-la na lista abaixo. E também pode ser informação sobre as próprias publicações listadas abaixo, já que não foram conferidas todas as edições publicadas até hoje. Assim, aqui você terá um guia actualizado sobre esse assunto (regularmente esta relação será actualizada).

Por exemplo, se você tiver conhecimento de matérias texianas nas seguintes publicações: “Super Club” (editora Canaã), “HQ Mania” (Magnun), “Comix Book Shop” (Opera Graphica), MultiCômix” (Cedibra), “Herói” (Sampa), “HQ” (Palermo), Jornal HQ (Palermo), ou outras, não deixe de nos informar. (Observação: cada listagem do que quer que seja precisa de algumas regras; as utilizadas para que as edições constassem abaixo foram as seguintes:

Continua na Parte 2ATENÇÃO: Devido à inclusão de novos itens, a  ´Lista de regras´ e a ´Relação de Publicações´ foram revisadas, corrigidas e ampliadas, e movidas para a “Parte 2”, que pode aceder clicando aqui! E também foi incluído uma pequena explicação sobre a ´Lista de regras´ e o motivo destes posts.

* (Agradeço a Júlio Schneider e a José Carlos Francisco pelas informações referentes a algumas edições).

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

17 Responses to “COLECCIONÁVEIS TEX: MÍDIA IMPRESSA TEMÁTICA”

  1. De mais saber o quanto querido é nosso herói e saber que ele vai muito alem de suas histórias nos gibis e faz a sua história também no nosso mundo.
    E para quem gosta de hq, piada e coisas do género fica a dica:
    http://www.010ocupados.blogspot.com/
    Eles estão só começando mas tudo indica que será um sucesso.
    Abraço!!!

  2. Congratulações pelo post. Também me interesso por matérias de Tex e nem sabia que já tinham tantas. Esse blog está cada dia melhor. Como faço para comprar esse jornal Graphiq?
    Mauro.

  3. Caro Mauro, sou o editor do jornal Graphiq. Se vc reside no Brasil, é fácil assinar o jornal. São 48 reais por 12 edições. Números avulsos saem por 5 reais c/u. Talvez esta seja a opção que te interesse, pois o jornal não aborda como uma constante o gênero faroeste, embora seja meu preferido. Para dados sobre a conta do depósito, acho melhor vc entrar em contato comigo pelo e-mail mariolatino@yahoo.com
    Abraços

  4. Muito legal essa listagem das revistas, um autêntico guia. Espero que sempre a atualizem. Tenho uma Wizard que tem Tex e não está ai, depois pego certinho o nome da reportagem e data e passo para vocês.

  5. Olá Ailton. Interessante sua informação; esse é o objetivo desse post ser interativo, exatamente para adicionarmos toda informação possível, pois sabemos que muitas revistas falaram de Tex, mas infelizmente, não temos todas e contamos com a colaboração dos web-leitores para ampliar a lista. Vc conseguiu achar a revista?
    Abraço

  6. Oi, achei sim. E a Wizard da Globo número 2. Tem Tex conquista a América.

  7. Caro Ailton, obrigado pela informação, estaremos adicionando-a. Mas para colocarmos no formato-padrão do post, vc poderia fazer o favor de ver o mês e ano da publicação?
    Assim como o autor da matéria que vc cita?
    Muito obrigado.

  8. Posso sim. É setembro 1996; Sérgio Miranda.

  9. Caro Aílton, muito obrigado pela informação.
    Já a inserimos no post.
    Muito Obrigado.

  10. Na Mundo dos Super-Heróis faltou a nº. 14. É citado Tex na ‘Jornal sobre HQs‘ inclusive tem a capa do jornal Graphiq dedicado para Tex. Não tem o autor e é de janeiro e fevereiro 2009.

  11. Olá Pedro, muito obrigado pela informação.
    Apesar de esse item citado não se encaixar nos parâmetros para entrada na lista, vamos reavaliar os mesmos para possível entrada dessa nova informação.
    Obrigado.
    Abraço.

  12. Muito boa essa relação. A Wizard da Globo no nº 12 tem matéria de Tex.

    Porque vocês não fazem também de Ken Parker, Zagor e Mágico Vento?

  13. A matéria da Wizard 12 falada é: Conheça o melhor da Europa em quadrinhos. Espero ter ajudado. É de julho de 1997.

    E muito bom ter criado a seção colecionáveis uma boa idéia essa.

  14. Prezados Nelson e Pedro muito obrigado pelos comentários.
    E muito obrigado pela informação sobre a Wizard 12, ela será acrescentada à relação.
    Quanto a solicitação de uma relação também para Ken Parker, Zagor e Mágico Vento, estaremos estudando a viabilidade.
    Abraços.

  15. Agora pouco li a parte dois e cheguei aqui na um. Gostei muito dessa relação de revistas acho muito bom termos mais informações sobre os personagens que adoramos. Legal essa atitude, muito boa iniciativa, parabéns.

  16. Pensei em comprar esse jornal Graphiq que vc fala aqui mas achei muito caro 5 reais para poucas páginas e em preto e branco. Algumas dessas Mundo dos Super-Heróis eu comprei e achei muito boas.

  17. Como eu disse na parte dois, excelente ter esse tipo de matéria, parabéns. Bem detalhada, todo personagem de hq deveria ter uma lista assim.

Leave a Reply