Entrevista com o fã e coleccionador: Adriano Rodrigues Rainho

novembro 6, 2008

Entrevista conduzida por José Carlos Francisco.

Adriano RainhoPara começar, fale um pouco de si. Onde e quando nasceu? O que faz profissionalmente?

Adriano Rainho: Meu nome completo é Adriano Rodrigues Rainho, nasci em Santo André – São Paulo – Brasil, no dia 06/11/1965, faço precisamente hoje 43 anos. Trabalho com informática há mais de 15 anos; tenho uma empresa onde ministro cursos, faço manutenção e venda de computadores.

Quando é que teve início esta paixão pela Banda Desenhada, em especial pelo Tex?
Colecção de Adriano Rainho - Foto 1Adriano Rainho: Foi quando tinha 10 anos de idade, portanto há 32 anos, um amiguinho de infância emprestou-me uma revista Tex da 2ª Edição, o nº 2, “Vingança de Índia“, que o pai dele gostava de ler. Uma curiosidade, há dois meses atrás, agora em 2008, depois de muitos anos reencontrei este meu amigo de infância, mostrei para ele a minha colecção e ele ficou maravilhado com o que ele e o pai dele através daquele empréstimo da revista ocasionaram em mim para a criação de minha colecção através dos anos. Dei de presente para o pai dele, hoje um senhor de quase 80 anos,  o Tex Gigante “O Signo da Serpente“. Ficamos todos muito emocionados.

Colecção de Adriano Rainho - Foto 2Porquê o Tex e não outra personagem?
Adriano Rainho: Porque nas suas histórias marcaram-me demais os sentimentos de amizade, perseverança, desejo de justiça e principalmente a vontade de lutar por aquilo que desejamos, sem nunca desanimar!

O que Tex representa para si?
Adriano Rainho: Um exemplo a ser seguido. Os valores morais que ele transmite precisam ser passados para as novas gerações.

Colecção de Adriano Rainho - Foto 3Qual o total de revistas de Tex que tem na sua colecção? E qual a mais importante para si?
Adriano Rainho: Tenho todas as revistas Tex que saíram no Brasil. As colecções completas da revista Júnior dos anos 50, Tex 1ª edição, Tex 2ª edição, Tex Edição histórica, Tex Coleção, Tex Gigante da Globo e da Mythos, todas as colecções actuais e edições especiais desde os anos 50 até agora. Como sou um Texmaníaco tenho uma segunda colecção completa do Tex 1ª edição (que exagero, heim, rsss).
Tenho a colecção italiana de Tex do nº 1 ao 100 e muitos especiais italianos, striccias, Rayo Rojo da Argentina, etc… Ao todo devo ter aproximadamente entre 1500 e 2000 revistas na minha colecção.

Colecção de Adriano Rainho - Foto 4Colecciona apenas livros ou tudo o que diga respeita à personagem?
Adriano Rainho: Colecciono tudo! Tenho muitos pósters, pins, cartões postais, folders de exposições na Itália, álbum de figurinhas, filme do Tex em VHS e DVD , etc…
Mas sem dúvida, o que deu mais charme à minha colecção foram as 40 estatuetas das personagens do mundo de Tex, produzidas pela Hachette.

Qual a sua história favorita? E qual o desenhador de Tex que mais aprecia? E o argumentista?
Adriano Rainho: As minhas duas histórias preferidas são: “A Noite dos Assassinos” e “Vingança de Índia”. Melhor desenhador: Galep. Melhor argumentista: G. L. Bonelli.

Colecção de Adriano Rainho - Foto 5O que lhe agrada mais em Tex? E o que lhe agrada menos?
Adriano Rainho: O que mais me agrada é o seu jeito duro, firme, mas ao mesmo tempo gentil e amigo!
Não tenho nada em Tex que me desagrade.

Em sua opinião o que faz de Tex o ícone que ele é?
Adriano Rainho: Uma personagem que é publicada desde 1948 na Itália e desde 1971 no Brasil, sem interrupção, mesmo passando por várias editoras diferentes no Brasil, é realmente um mito.
É uma personagem que transmite muitos valores familiares que hoje estão se perdendo.

Colecção de Adriano Rainho - Foto 6Para concluir, como vê o futuro do Ranger?
Adriano Rainho: Espero que seja duradouro, pois as mensagens que ele transmite precisam ser retransmitidas para as novas gerações. Da minha parte compro todas as edições que saem nas bancas. Todos os coleccionadores que tiverem condições financeiras deveriam fazer o mesmo, pois desta forma a editora continuará publicando o nosso Ranger.
Estou tentando fazer uma reportagem aqui no Jornal da minha região, mas não está fácil, mas como o meu herói Tex nunca desanima, vou conseguir também cumprir esse desejo!
Um grande abraço a todos Texmaniacos do mundo todo, e em especial ao meu grande amigo José Carlos Francisco, que um dia espero vir a ter o prazer de conhecer pessoalmente. Valeu!!

Colecção de Adriano Rainho - Foto 7Colecção de Adriano Rainho - Foto 8

Colecção de Adriano Rainho - Foto 9Colecção de Adriano Rainho - Foto 10

Colecção de Adriano Rainho - Foto 11Colecção de Adriano Rainho - Foto 12

Colecção de Adriano Rainho - Foto 13Colecção de Adriano Rainho - Foto 14

Colecção de Adriano Rainho - Foto 15Colecção de Adriano Rainho - Foto 16

Colecção de Adriano Rainho - Foto 17Colecção de Adriano Rainho - Foto 18

Colecção de Adriano Rainho - Foto 19Colecção de Adriano Rainho - Foto 20

Colecção de Adriano Rainho - Foto 21Colecção de Adriano Rainho - Foto 22

Adriano Rainho e Tex

Prezado pard Adriano Rodrigues Rainho, agradecemos muitíssimo pela entrevista que gentilmente nos concedeu.

(Para aproveitar a extensão completa das fotografias acima, clique nas mesmas)

20 Responses to “Entrevista com o fã e coleccionador: Adriano Rodrigues Rainho”

  1. Barbaridade… e eu aqui me achando o colecionador de Tex…
    Parabéns Adriano por essa espetacular coleção. E parabéns ao blog do Tex que nos proporciona conhecer esses apaixonados por Tex.

  2. Há alguns anos sugeri que a Mythos colocasse um pequeno dossiê dos maiores colecionadores numa contracapa, com fotinha e alguns dados como forma de agraciar os grandes colecionadores e motivar os iniciantes, caro Pelisson e essa idéia veio a ser aproveitada mais tarde aqui no blog… e sem dúvidas, o Rainho mereceria estar entre os primeiros, devido sua coleção espetacular e sobretudo por sua persistência e fidelidade ao Tex.
    Portanto, mister Rainho, receba minha admiração por tão nobre coleção e meu agradecimento por nos mostra-la. Espero que possa fazer doravante muitos amigos no universo texiano por todo o Brasil e me incluo se for da sua vontade.
    Forte abraço, G.G.Carsan

  3. Uma palavra para a sua colecção: IMPRESSIONANTE. Parabéns Adriano, você têm uma colecção impossivel de coseguir. Pelas revistas e pelo estado de conservação dos primeiros exemplares.
    Sérgio Sousa

  4. Everton Pelisson, obrigado pelos elogios, fiquei imensamente honrado pelo convite do Zeca. É realmente um prazer poder mostrar para todos a minha paixão por Tex e tudo que ele representa.

    Adriano

  5. G. G. Carsan, olá amigo, vindo de você, um dos maiores colecionadores, incentivadores e principalmente divulgador de Tex no Brasil, o seu elogio me deixa orgulhoso e o prazer é enorme por ter um amigo como você. Um dia iremos reunir todos estes fieis leitores e admiradores num evento grandioso que unirá o Brasil e divulgará no herói a nivel nacional. Obrigado!
    Adriano

  6. Sérgio Sousa, muito obrigado. Espero poder um dia através da exposição da minha coleção divulgar o nome de Tex e tudo que ele representa de bom: o senso de justiça, e principalmente lutar por um objetivo sem nunca desistir.
    Adriano

  7. Antes de mais nada, FELIZ ANIVERSÁRIO caríssimo pard Adriano!
    Quero aqui aproveitar para parabenizar o Adriano, pela sua fantástica colecção de Tex, que o guinda a um patamar elevadíssimo, o de ser um dos maiores coleccionadores de Tex a nível mundial e agradecer pela disponibilidade que teve em nos conceder a entrevista e que foi tão brilhantemente e ricamente ilustrada!

  8. Oi Adriano!
    Parabéns em dose dupla p’rá vc, primeiro pelo seu níver, segundo pela maravilha de coleção que tens. Cara, fiquei pasmo com a quantidade de itens que possuis do Ranger, a sua coleção é simplesmente fantástica!!!!
    Forte abraço,
    Sílvio Introvabili

  9. Caramba! Isso sim é COLECIONADOR, e viva o TEX. Aceite meus parabéns em dose dupla. E eu não consegui, ainda, completar nem a 1ª edição. Caro Texiano Adriano, realmente é um ESPETÁCULO. Um forte abraço.
    Sérgio Starepravo

  10. Fala grande pard Adriano!!!
    Tá ficando famoso, hein ?! rsrsrsr
    Já te dei parabéns pessoalmente, agora vai pela internet também.
    Grande abraço,
    Estêvão

  11. Fantástica coleccção!! Muitos parabéns (também pelo anivesário) e fiquei encantado só de olhar as fotos. Um abraço. Orlando Santos Silva – Lisboa – Portugal

  12. José Carlos Francisco, Amigo Zeca, graças a você tive um Feliz Aniversário inesquecível, não tenho palavras para agradecer, valeu!!!!

  13. Sílvio Introvabili, Muito Obrigado Pard Silvio!
    Um grande abraço! Adriano!!

  14. Sérgio Starepravo, Muito Obrigado Pard Sergio!
    Um grande abraço! Adriano!!

  15. Olá amigo Estevão, já temos o prazer de nos conhecer pessoalmente, aguardo uma nova visita sua, Pard! Obrigado pelos elogios. Adriano

  16. Orlando Santos Silva, Muito Obrigado Pard Orlando!
    Um grande abraço! Adriano!!

  17. Olá Adriano, realmente, minhas palavras são bem verdadeiras, pois quem tem essa grande quantidade de revistas e continua tratando-as com esmero, só pode merecer grandes elogios e admiração de quem gosta de HQ.
    Toda vez que ouço falar de um grande colecionador, fico muito contente, como do português que tem 3 casas repletas de revistas. É magnífico!
    Quando tiver um tempo, escreva-me no ggcarsan.tex@oi.com.br, assim teremos como iniciar bons papos.
    Obrigado e mais uma vez parabéns.

  18. Impressionante, maravilhosa coleção. Digna de um fãnático.
    Parabéns ao Adriano Rainho.

    Somente hoje com 30 anos lendo Tex e mais de 11 anos trabalhando com a venda de gibis do Tex, que consegui o meu PRIMEIRO exemplar do Tex número 01, de 1971, pois nasci em set/1970. Uma raridade que toda vez que toco nele, chego a me arrepiar de emoção. Nos vemos lá no Tex 500 se assim Deus permitir.

  19. Olá, sou dono de um sebo e quero contatar o sr. Adriano Rainho. Têm o email dele?? Grato.
    Luiz

  20. Boa tarde!

    Tenho alguns exemplares e gostaria de vendê-los a você.
    Passa seu contato, se possível e-mail e mando a relação.

    Obrigado.

Leave a Reply