Vídeo: Moreno Burattini em “A censura em Tex”

Nos anos cinquenta a Itália era muito diferente de agora. Persistia uma moral de visão bastante estreita. Os quadradinhos eram considerados prejudiciais aos jovens. Basta ver-se que as reimpressões de Tex que começaram a sair nos anos cinquenta foram modificadas.

Edição não censurada

Edição censurada

Começou com os álbuns de ouro, mas foi sobretudo com a edição definitiva (a actual série Gigante) no final dos anos cinquenta, início dos sessenta, que a censura (interna da editora) modificou muitas histórias. Uma saia que ficou mais comprida, decotes apagados, mas sobretudo profundas modificações na linguagem de Tex (que então era diferente, mais “grosso” que o de hoje), como podemos constatar através das palavras (e exemplos gráficos como os mostrados acima) no vídeo realizado pela Zagor TV no evento Etnacomics 2012 e que divulgamos hoje:

Um comentário

  1. Eh eh eh eh, no primeiro desenho do vídeo Tex está sendo literalmente atacado e dominado! E chegam a ser engraçadas as alterações nos desenhos, vistas com os olhos de hoje. Uns decotes inofensivos! Muito interessante esse vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *