Vídeo: Il mio Tex: A balada do Oeste, de Civitelli e Verger

Por José Carlos Francisco

No dia 31 de Outubro de 2010 no Palazzo Ducale e no decurso do Festival Lucca Comics, com a presença de Fabio Civitelli, Giovanni Battista Verger e Moreno Burattini, foi apresentado o livro dedicado a Tex e com o selo da prestigiada editora italiana Lit­tle Nemo Edi­tore:

Il mio Tex
La bal­lata del West di Civi­telli e Ver­ger
Textos de Moreno Burat­tini, Fabio Civi­telli, Ser­gio Pigna­tone e Gio­vanni Batti­sta Ver­ger.

O volume, rea­lizado em colaboração com a Ser­gio Bonelli Edi­tore, é um autêntico livro de arte, como definiu o editor Sergio Pignatone, dedicado a Tex Willer. Impresso em preto e branco num papel nobre e no inovativo formato 29×29 cm, contém 90 ilu­stra­ções inéditas de Fabio Civi­telli rea­lizadas num período de dezassete anos. Os textos de Moreno Burat­tini e as ilustrações do artista aretino tornam possível uma fascinante viagem através do mundo criado por Giovanni Luigi Bonelli e Aure­lio Gal­lep­pini e seus sucessores: do Oeste da aventura ao mundo dos índios, das desoladas paisagens do deserto às sugestivas terras geladas do grande Norte.

O volume  teve uma tiragem limitada a apenas 500 exem­plares numerados e capa car­to­nada e por conseguinte esgotou em pouco tempo. Cada exemplar estava enriquecido por uma litografia inédita e autografada pelo próprio Civi­telli, tendo as primeiras 100 cópias incluído um desenho original realizado em papel de qualidade. O preço deste livro dedicado a Tex foi  de 59 Euros, tendo os 100 primeiros custado 99 Euros.

Muitas das 90 ilustrações publicadas nesta obra foram vistas em Portugal, mais precisamente em Beja, aquando do 6º Festival Internacional de Beja, assim como também foram apreciadas no Brasil, por ocasião do 17º Fest Comix, dois grandiosos eventos que contaram com a presença de Fabio Civitelli e que levou consigo muitas destas ilustrações, mas para falar com mais propriedade sobre esta magnífica obra que tem uma 2º tiragem, numa versão menos luxuosa e por isso mais barata, oiçamos no vídeo que apresentamos de seguida, Fabio Civitelli:

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

3 Comentários

  1. Civitteli pode ser chamado de gênio sem a menor sombra de duvidas, com certeza é um dos mais carismáticos profissionais dos quadrinhos. Parabéns ao gênial “CIVITEX“!
    Belissima intrevista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *