Vídeo: Giovanni Ticci abre as portas do seu estúdio

Giovanni Ticci desenhando Tex.

Desde 1967,Tex Willer e Kit Carson, os dois cowboys italianos mais populares, ganham alma e vida na região italiana de Siena. Em particular na colina de Costafabbri de onde se pode desfrutar uma vista deslumbrante sobre a cidade de Palio. É lá, na verdade que vive Giovanni Ticci, o mais antigo desenhador em actividade da mais famosa personagem de banda desenhada da Sergio Bonelli Editore.

Giovanni Ticci que abre as portas do seu estúdio, no vídeo (realizado por Toscanalibri, o portal italiano da cultura toscana) que apresentamos hoje, desenha emoções com as suas mãos. Entre um esboço a lápis e um desenho finalizado a tinta da china, ganha vida todos os dias Tex. Um trabalho que mistura paixão e emoção por uma personagem de banda desenhada com que inteiras  gerações inevitavelmente cresceram.

11 Comentários

  1. É fantástico poder conhecer o estúdio onde trabalha um mestre como Giovanni Ticci, e melhor ainda é poder ver que este grande artista ainda goza de muita saúde, para poder continuar fazendo Tex por muito tempo ainda!

  2. De facto, é magnífico poder entrar na intimidade de um mestre da BD como Ticci e visitar o seu estúdio, que surpreende pelas dimensões, pela luminosidade, pela arrumação e, sobretudo, pelo grande acervo texiano que reúne, pois não é muito vulgar um desenhador rodear-se de tantos exemplos da sua obra depois de impressa. Geralmente, por falta de espaço, só ligam aos originais e à documentação de que precisam.
    Curiosamente, Ticci tem todo o ar de um “cowboy” veterano, vigoroso, desempenado e seco de carnes, como os saudosos Gary Cooper e Randolph Scott, protagonistas de tantos inesquecíveis “westerns” da minha juventude, que vi no Condes, no Éden, no Olímpia e noutros cinemas de Lisboa, já lá vão uns bons 50 anos ou mais…
    Por isso, dada a sua boa forma física, é natural que Ticci continue a deslumbrar-nos, durante alguns anos ainda, com a sua arte tão pessoal, que marcou uma das viragens mais importantes na carreira do nosso Ranger. No mundo da BD e do “western” em particular, Ticci é um dos maiores! Mas seria tão conhecido e apreciado se não tivesse tido a oportunidade de desenhar Tex?

  3. Depois de Ticci, só existe outro desenhista que automaticamente ligo ao personagem (TEX): F. Fusco!!!!
    Essa dupla é a melhor de todos os tempos. Infelizmente Fusco já não tem mais o vigor de antigamente, mas ainda é bom.
    Gostaria de ver algum artigo aqui com ele. Seria possível?

  4. Mais que um artigo sobre este mítico desenhador de Tex que este ano encerrou (por vontade própria) a sua longa ligação a Tex, estamos tentando conseguir uma entrevista com o F. Fusco, caro pard Paulo Castilho.
    De todo o modo a sua sugestão é muito interessante e vamos com toda a certeza num futuro não muito distante dedicar um artigo ao Mestre Ferdinando Fusco aqui no blogue do Tex 😉

  5. Melhores desenhistas de Tex, pela ordem:

    Ticci, Repetto, Villa, Ortiz, Galep, Civitelli…

    É minha opinião!

    Leio TEX desde meus 15 anos. Hoje estou com 52…

    Solismar Gonçalves

  6. Acho que é meu desenhista texiano favorito também. Adoro pelo menos uma meia dúzia, mas sou fascinado em especial por Ticci.

    Curiosidade: o também grande Civitelli disse em sua palestra que seu mestre supremo em Tex é Giovanni Ticci.

  7. É uma pena muito grande ele ter se aposentado voluntariamente. Sou grande admirador de Fusco também (provavelmente meu segundo favorito), espero que ele ainda pense em fazer mais histórias!

  8. Sensacional, Zeca! That is the man! Este é um dos meus rabiscador do Tex predileto – adoro o estilo dele e as paisagens fantásticas… ele e o Villa.
    Curto os trabalhos do mestre Ticci desde Turok, Voyage to the bottom of the Sea – da década de 60 -, da ed. Gold Key… guardo alguns exemplares até hoje.
    Trata-se de trabalhos fantásticos e o Ticci tem um estilo inconfundível, marcante!
    Valeu, pela dica!

  9. Para mim, Ticci é um dos grandes ícones do desenho, além de ter trabalhado com outro grande dos comics: Alberto Giolitti, que também já passou pelas páginas de TEX.
    Em determinada época por volta dos anos 70, estava lendo Enterrem meu Coração na Curva do Rio quando fui buscar nos desenhos de Ticci com a história de TEX 02 “Vingança de Índia” similaridade com os fatos narrados no livro.
    Uma das coisas que sempre me impressionaram em Ticci, foi sua habilidade para desenhar as paisagens do sudoeste americano, o Monument valley, as deslumbrantes regiões geladas do Canadá e a sensacional Batalha de Little Big Horn.
    Acho que Ticci deveria ter uma coleção própria do TEX, (Tipo: TEX por Ticci) onde desenharia somente álbuns especiais anuais, formato gigante. Pois as aventuras de TEX desenhadas por ele são dignas de uma coleção própria.
    Obrigado pard Zeca, pois tenho alguns vídeos de grandes desenhistas em ação em seus estúdios e este do Ticci veio para aumentar o acervo de mestres da BD.

  10. Parabenizo o mestre dos mestres Giovanni Ticci, pelos trabalhos que ao longo da vida Texiana, tem feito com amor e dedicação. Eu também sou desenhista e me inspiro em seus belos trabalhos. Que Deus lhe dê muita saúde para continuar neste galope pelas pradarias da arte e imaginação ao lado de Tex willer e seus pards. Um abraço G.Ticci e obrigado por tudo.
    (Aldo Fernando)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *