Vídeo: Crystal Trio com Guglielmo Letteri, Carlo Loffredo e Umberto Cesari

Hoje no blogue do Tex, damos lugar à música… mas não uma música qualquer, muito pelo contrário… JAZZ, uma música muito especial protagonizada por três mitos, um dos quais relacionado com Tex, outro mito da banda desenhada: GUGLIELMO LETTERI à guitarra, acompanhado por CARLO LOFFREDO no contrabaixo e UMBERTO CESARI ao piano, os três integrantes do CRYSTAL TRIO, um trio de renome que gravou inúmeros discos de 1945 a 1947 e que se exibia também na rádio e para as forças armadas americanas, estacionadas na Europa, fazendo reviver aos militares norte-americanos as emoções da autêntica música americana e tendo ganho inclusive uma menção na prestigiada revista americana dedicada à música: Down Beat.

Letteri em especial, inspirava-se num grande jazzista dos anos 40, Charlie Christian, um verdadeiro inovador do género, um pouco como Alex Raymond no campo da Banda Desenhada.

De seguida temos portanto a oportunidade de assistir a um vídeo que contém um excerto de um concerto que a RAI (Televisão italiana) gravou em casa de Umberto Cesari e que nos brinda com tanto talento naquelas seis mãos juntas… e temos então também a oportunidade de ver em acção um jovem Letteri numa faceta desconhecida para muitos:

2 Comentários

  1. Grazie Zeca,
    sapevo di questo video ma non ero mai riuscito a trovarlo, sei un vero “scout” di internet. Se non ricordo male dovrebbero esistere anche dei dischi in vinile del Crystal Trio ma anche questi non li ho mai trovati nei mercatini dell’usato.
    Un caro saluto,
    G.

  2. Ciao carissimo Maestro Giancarlo,
    Il grande merito di questa straordinaria scoperta è della signora Virginia L. Castelbranco, la figlia del nostro carissimo Maestro Guglielmo (Guilherme) Lettèri 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *