Civitex, o desenhador de Tex que pratica Mountain Bike

Por José Carlos Francisco

Fabio Civitelli, o consagrado desenhador de Tex que por três vezes compareceu em Portugal devido a eventos relacionados a Tex ocorridos no nosso país e que em Outubro passado esteve no Brasil para lançar dois livros aquando do 17º Fest Comix realizado em São Paulo, para além do desenho tem uma outra paixão que muitos deverão ficar estupefactos ao descobrir porque à primeira vista parece ser incompatível com a sua profissão devido a alguns riscos inerentes a essa paixão.

Estamos a falar de um desporto chamado em Portugal de BTT, que significa Bicicleta Todo o Terreno, e que internacionalmente é denominado de Mountain Bike, inclusive no Brasil onde também eventualmente é chamado de Ciclismo de Montanha ou Mountain Biking e comummente abreviado como MTB.

Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objectivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade e debaixo de quaisquer condições climatéricas, como podemos ver no vídeo mais abaixo, onde vemos Civitex, o nome “artístico” nesta modalidade, a praticar este desporto num piso coberto de neve, próximo de Arezzo, sua terra natal.
.
Mountain Bike é um desporto que envolve resistência, destreza e auto-suficiência, características em que Fabio Civitelli é tão bom como a desenhar Tex, como facilmente se prova através das diversas fotos que ilustram este texto ou mais especialmente no vídeo que o acompanha.
Falando um pouco de história, podemos dizer que a modalidade desportiva Mountain Bike nasceu na Califórnia no meio da década de 1950 através de brincadeiras de alguns ciclistas e de alguns surfistas que procuraram desafios bem diferentes das competições de estrada tradicionais e actividades para dias sem ondas.
.
Os primeiros nomes que apareceram foram: James Finley Scott: “provavelmente” a primeira pessoa a modificar uma bike exclusivamente para andar na terra – em 1953; Tom Ritchey e Gary Fisher: pioneiros na prática do desporto e no desenvolvimento de componentes em série, como futuramente bicicletas próprias para o novo estilo. Fundadores das empresas Gary Fisher e Ritchey; Joe Breeze: Confeccionou a primeira bicicleta para a pratica do Mountain Bike, a Breezer # 1 em Outubro de 1977.
.
Uma curiosidade ainda relacionada entre esta prática desportiva e Tex é o facto de Civitelli, que como sabemos foi quem escreveu o argumento da história “O presságio“, ter inserido na mesma, personagens com nomes relacionados ao Mountain Bike, como por exemplo Ned Overend, uma das maiores lendas deste desporto, isto porque na época de realização da história a Bonelli não creditaria a origem da história ao desenhador aretino e deste modo ele poderia sempre provar que o autor da história era ele próprio.
.
Depois de tudo isto, imaginem as preocupações de Sergio Bonelli e até mesmo de todos os seus fãs e admiradores, com medo que se lesione e possa, mesmo que temporariamente, deixar de desenhar o nosso amado Ranger, mas vamos ser optimistas e mais do que palavras, convidamo-vos a assistir ao vídeo que se segue, onde podemos ver Civitex (com fato vermelho) em acção:.

Um comentário

  1. Impecável!! Adorei ler esta matéria, bem como as fotos do Grande Civitelli. Que continue a fazer montain bike e a desenhar o nosso herói. Um abraço. Orlando Santos Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *